A magia das ciências no caminho e na procura do saber
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23785 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
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A magia das ciências no caminho e na procura do saber502:372.85372.85:502371.388373.3Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio concretizou-se no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pelo Instituto de Educação, da Universidade do Minho. A prática consiste numa continuidade do processo de formação. Esta é a última etapa da formação profissional e pressupõe a aplicação, experimentação e a ação das aprendizagens e conhecimentos adquiridos, no decorrer de toda a formação académica, articulando sempre a teoria apreendida com a prática. Para os discentes, a prática profissional é encarada como uma das fases mais importantes para o seu desenvolvimento como futuros profissionais da Educação. Este trabalho apresenta como temática de estudo o Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se perceber como é que se pode, a partir das Ciências Experimentais, promover a aprendizagem do aprender a aprender de forma ativa, através da concretização de atividades globalizadoras. No que diz respeito ao desenvolvimento da criança, pretende-se que estas sejam estimuladas a pensar critica e criativamente sobre ciências, para desenvolver formas de descobrir, levantar hipóteses, comprovar ideias e estabelecer relações e conexões com aspetos relacionados com o seu meio próximo. Pretende-se ainda, que a partir de trabalhos de pequeno grupo, as crianças desenvolvam e trabalhem competências de cooperação, relação entre pares e de respeito mútuo. Para a concretização deste estudo, a metodologia adotada foi a Investigação-ação, envolvendo sempre o processo cíclico característico desta metodologia: observação, planificação, ação, avaliação, reflexão. Para tal, os métodos e técnicas de recolha de dados utilizados foram os diários de aula, a observação participante e as fichas de trabalho finais de cada atividade. Concluímos que, a partir do trabalho realizado nas Ciências Experimentais conseguiu-se caminhar para um estudo mais cuidado e intensivo de conteúdos das diferentes áreas curriculares. As crianças, de um modo geral, trabalharam ativamente e desenvolveram competências relacionadas com todas as áreas curriculares e, com especial acuidade, no âmbito das Ciências. Esta perspetiva de abordagem do currículo, que tem nas Ciências o motivo para a sua integração constitui-se ainda como um contributo muito positivo ao nível do trabalho cooperativo, em resultado de uma metodologia de trabalho de grupo que procuramos desenvolver.This report of traineeship was conducted according to the unit of supervised teaching and curriculum practices, in the Master’s degree in Education for pre-school and primary school education, conducted in the Institute of Education at Minho´s University. The practice is a continues process of training. This is the final stage of the professional training which allows one to apply, experiment and action all the skills learnt throughout their academic leaning. This is when theory is put in practice. For most students this phase is one of the most important stages in their own development and preparation for their future roles as educational professionals. This research´s theme is to study the teaching of experimental science in primary school education. It is intended to understand how experimental science can promote the learning, leaning in an active way, using globalized ideas. In regards to child´s development, the intention is to stimulate children to think critically and creatively about science, to develop different ways to learn, create hypotheses, prove ideas, and establish relationships that can relate to their own environment. It is also intended that from group work, children can develop and work on their own competences for co-operation, relationship skills, peer interaction and mutual respect for others. In order to conduct this research, the methodology adopted was investigation-action, which involves a cyclic characteristic process, this is the main methodology used in this investigation using: observation, planning, action, evaluation and reflection. Lesson diaries, observation and worksheets completed at the end of each activity were the methods and techniques adopted to collect the data. To finalize, from the data collected from experimental science one was able to conclude that in order to conduct a careful and intensive study of the different curriculum areas and that children in a general way, will work actively to develop those competences, which relate to the curriculum areas studied, including science. The results show that science can contribute positively to the development of co-operation in students, providing a methodology which will be investigated in the current report.Silva, Carlos M.Universidade do MinhoVilaça, Andreia Isabel Sá20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:34.264775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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