O ensino experimental das ciências: o uso do protocolo experimental como forma de promover o trabalho autónomo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/25245 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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O ensino experimental das ciências: o uso do protocolo experimental como forma de promover o trabalho autónomo502:372.85372.85:502371.388Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretende contribuir para a promoção de atividades experimentais em sala de aula e, assim, através do uso do protocolo experimental desenvolver a autonomia nos alunos. Este situa-se na continuidade de uma perspetiva de ensino e de aprendizagem que foi desenvolvido em contexto sala de aula. Para tal definiram-se os seguintes objetivos de investigação: motivar, despertando o interesse de investigar; desenvolver atitudes científicas nos alunos; adquirir uma compreensão geral dos procedimentos de investigação científica, de modo a sentir confiança na abordagem a questões científicas; realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa; e, por último, mobilizar saberes culturais e científicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano. Neste estudo foram implementadas duas intervenções pedagógicas numa turma do 2.º ano com 20 alunos e numa turma do 6.º ano com 24 alunos. Iniciou-se com um trajeto de reflexão em torno de alguns conceitos relativos ao ensino das ciências, quer no 1.º, quer no 2.º Ciclo do Ensino Básico, conducente à importância do ensino experimental das ciências, recorrendo ao uso do protocolo experimental, como forma de promover o trabalho autónomo dos alunos. Seguidamente, fez-se análise e interpretação dos dados recolhidos através dos questionários, das grelhas de observação e das reflexões no âmbito dos trabalhos experimentais realizados. Como resultado deste estudo, salienta-se a existência de fortes ligações entre o ensino experimental das ciências e o desenvolvimento da autonomia nos alunos. Na medida em que no decorrer das atividades experimentais usando o protocolo experimental, os alunos tornam-se capazes de construir o seu próprio conhecimento, sendo proporcionadas, assim, aprendizagens significativas.This study aims to contribute to the promotion of experimental activities in the classroom and thus, through the use of the experimental protocol developing autonomy in the students. This is a perspective of continuity of teaching and learning that was developed in a classroom context. For that it was defined the following research objectives: to motivate, attracting the interest of investigating, developing scientific attitudes in students; acquire a general understanding of the procedures of scientific research in order to feel confident in addressing the scientific issues; perform activities independently, responsible and creative, and, finally, mobilize cultural and scientific knowledge to understand reality and to address situations and everyday problems. This study implemented two teaching interventions to a 2.º Grade class with 20 students and in a 6.º Grade class with 24 students. It began with a path of reflection around some concepts related to science education, whether in the 1st or 2nd elementary graduation, leading to the importance of experimental teaching, making use of the experimental protocol as a way to promote self-employment of students. Then, it was made an analysis and interpretation of the data collected through questionnaires, from the observation grids and reflections under the experimental work performed. As a result of this study, it is noted that there are strong links between the experimental teaching and the development of autonomy in students. To the extent that during the experimental activities using the experimental protocol, students become able to construct their own knowledge, being given, so significant learning.Guimarães, FernandoUniversidade do MinhoCorreia, Cátia Joana Faria Ferreira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/25245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:28.454725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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