As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22583 |
Resumo: | Esta dissertação se configura como uma cartografia forjada na prática de investigação do artista cênico. Nela abordo um investigar que diz respeito a experimentações do artista cênico sobre si, compreendendo-se enquanto Corpo Complexo, que se destrói e se reconstrói para transfigurar-se na articulação de um processo artístico que constituiu material cênico, bem como desdobramentos de materiais em algumas linguagens visuais e a própria escritura. Trata-se de um processo performático de transfiguração do próprio artista/corpo investigador no ato de criação, de criar investigação, material artístico e também, escritura. Deste modo, componho um estudo que propõe uma metodologia de investigação em artes cênicas que, compreendendo o fazer artístico também como lugar para a pesquisa acadêmica, traz como escopo a prática do próprio artista em seu processo de criação. Sendo a metodologia em questão constitutiva e assimilada enquanto uma possibilidade de caminho cartográfico, há também um investigar particular do artista acerca da construção de uma escritura que de a ver a própria investigação, em um contexto acadêmico. Uma escrita pessoal que articula discursos da experiencia e das reflexões do processo artístico, empregando modos de dizer particulares sobre os também se reflete. |
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