As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Otavio Miguel Chaves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22583
Resumo: Esta dissertação se configura como uma cartografia forjada na prática de investigação do artista cênico. Nela abordo um investigar que diz respeito a experimentações do artista cênico sobre si, compreendendo-se enquanto Corpo Complexo, que se destrói e se reconstrói para transfigurar-se na articulação de um processo artístico que constituiu material cênico, bem como desdobramentos de materiais em algumas linguagens visuais e a própria escritura. Trata-se de um processo performático de transfiguração do próprio artista/corpo investigador no ato de criação, de criar investigação, material artístico e também, escritura. Deste modo, componho um estudo que propõe uma metodologia de investigação em artes cênicas que, compreendendo o fazer artístico também como lugar para a pesquisa acadêmica, traz como escopo a prática do próprio artista em seu processo de criação. Sendo a metodologia em questão constitutiva e assimilada enquanto uma possibilidade de caminho cartográfico, há também um investigar particular do artista acerca da construção de uma escritura que de a ver a própria investigação, em um contexto acadêmico. Uma escrita pessoal que articula discursos da experiencia e das reflexões do processo artístico, empregando modos de dizer particulares sobre os também se reflete.
id RCAP_038a8a7c3a35335e5f5f28daa5c7c450
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22583
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicasCenografiaImagem corporalArtes performativasEsta dissertação se configura como uma cartografia forjada na prática de investigação do artista cênico. Nela abordo um investigar que diz respeito a experimentações do artista cênico sobre si, compreendendo-se enquanto Corpo Complexo, que se destrói e se reconstrói para transfigurar-se na articulação de um processo artístico que constituiu material cênico, bem como desdobramentos de materiais em algumas linguagens visuais e a própria escritura. Trata-se de um processo performático de transfiguração do próprio artista/corpo investigador no ato de criação, de criar investigação, material artístico e também, escritura. Deste modo, componho um estudo que propõe uma metodologia de investigação em artes cênicas que, compreendendo o fazer artístico também como lugar para a pesquisa acadêmica, traz como escopo a prática do próprio artista em seu processo de criação. Sendo a metodologia em questão constitutiva e assimilada enquanto uma possibilidade de caminho cartográfico, há também um investigar particular do artista acerca da construção de uma escritura que de a ver a própria investigação, em um contexto acadêmico. Uma escrita pessoal que articula discursos da experiencia e das reflexões do processo artístico, empregando modos de dizer particulares sobre os também se reflete.This dissertation is configured as a cartography forged in the research practice of the performing artist. It approaches the process of investigation which relates to the artist's experiments on himself, understanding himself as complex body. This complex body is envisioned as one which is destroyed and reconstructed to transfigure itself into the articulation of the artistic process that constitutes the performative material. It also unfolds materials of visual languages and the writing process itself. It is a performative process of transfiguration of the artist / investigating body in the act of creation, of creating research, artistic material and writing. Thus, it proposes a methodology of investigation in performative arts that, understanding the artistic doing also as place for the academic research, brings together the scope of the practice of the artist in its own process of creation. The methodology in question is constitutive, assimilated as a possibility of a cartographic path. Therefore it envolves a particular investigation of the artist on the construction of a writing that presents the research in an academic context. A personal writing that articulates discourses of the experience and of the reflection on the artistic process, deploying ways of saying which are particular.Universidade de Aveiro2018-03-09T13:44:58Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22583TID:201940612porSousa, Otavio Miguel Chaves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:17Zoai:ria.ua.pt:10773/22583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:42.853548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas
title As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas
spellingShingle As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas
Sousa, Otavio Miguel Chaves de
Cenografia
Imagem corporal
Artes performativas
title_short As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas
title_full As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas
title_fullStr As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas
title_full_unstemmed As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas
title_sort As delicadezas do ferro: rastros de uma investigação em artes cênicas
author Sousa, Otavio Miguel Chaves de
author_facet Sousa, Otavio Miguel Chaves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Otavio Miguel Chaves de
dc.subject.por.fl_str_mv Cenografia
Imagem corporal
Artes performativas
topic Cenografia
Imagem corporal
Artes performativas
description Esta dissertação se configura como uma cartografia forjada na prática de investigação do artista cênico. Nela abordo um investigar que diz respeito a experimentações do artista cênico sobre si, compreendendo-se enquanto Corpo Complexo, que se destrói e se reconstrói para transfigurar-se na articulação de um processo artístico que constituiu material cênico, bem como desdobramentos de materiais em algumas linguagens visuais e a própria escritura. Trata-se de um processo performático de transfiguração do próprio artista/corpo investigador no ato de criação, de criar investigação, material artístico e também, escritura. Deste modo, componho um estudo que propõe uma metodologia de investigação em artes cênicas que, compreendendo o fazer artístico também como lugar para a pesquisa acadêmica, traz como escopo a prática do próprio artista em seu processo de criação. Sendo a metodologia em questão constitutiva e assimilada enquanto uma possibilidade de caminho cartográfico, há também um investigar particular do artista acerca da construção de uma escritura que de a ver a própria investigação, em um contexto acadêmico. Uma escrita pessoal que articula discursos da experiencia e das reflexões do processo artístico, empregando modos de dizer particulares sobre os também se reflete.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-03-09T13:44:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22583
TID:201940612
url http://hdl.handle.net/10773/22583
identifier_str_mv TID:201940612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137620768325632