Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30032 |
Resumo: | O estágio pedagógico é uma etapa decisiva na formação inicial do docente, que proporciona a oportunidade de aplicar conhecimentos, conceções no mundo real, construir uma base de valores e atitudes influenciadores do desenvolvimento profissional. Este relatório contém o resumo das experiências vividas durante o estágio pedagógico concretizado na Escola Secundária Quinta do Marquês. Neste é feito uma exposição das vivências, uma reflexão sobre as decisões tomadas durante a prática docente e projeções que vão conduzir ao desenvolvimento da identidade profissional, fundamentadas com um quadro de referências científicas e uma base teórica de conhecimento. Uma experiência assente em 4 pilares, relacionados com os deveres da atividade docente, que visam preparar e ensinar o aspirante a professor competências básicas da sua futura atividade. Um capítulo que promoveu a obtenção de conhecimentos sobre a organização da escola, o impacto da sua cultura no trabalho do professor e as potencialidades da ação docente nos vários elementos ligados à escola, nos mais diversos papéis que este pode assumir ao longo da sua profissão. Uma etapa pessoal que exigiu uma constante procura de conhecimento, capacidades de gestão, reflexão e reconstrução da ideia sobre o que é ser um bom professor e a importância do equilíbrio pessoal-profissional |
id |
RCAP_039049f169ea0b8e709c760754e8ab97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30032 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do MarquêsEstágio PedagógicoDesenvolvimento ProfissionalDocenteFormação inicialDesporto EscolarDireção de turmaEducação FísicaEcossistema escolarEducaçãoTécnicas pedagógicasPedagogical internshipProfessional developmentTeacherInitial trainingSchool sportsHomeroom teacherPhysical educationSchool ecosystemEducationPedagogical techniquesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico é uma etapa decisiva na formação inicial do docente, que proporciona a oportunidade de aplicar conhecimentos, conceções no mundo real, construir uma base de valores e atitudes influenciadores do desenvolvimento profissional. Este relatório contém o resumo das experiências vividas durante o estágio pedagógico concretizado na Escola Secundária Quinta do Marquês. Neste é feito uma exposição das vivências, uma reflexão sobre as decisões tomadas durante a prática docente e projeções que vão conduzir ao desenvolvimento da identidade profissional, fundamentadas com um quadro de referências científicas e uma base teórica de conhecimento. Uma experiência assente em 4 pilares, relacionados com os deveres da atividade docente, que visam preparar e ensinar o aspirante a professor competências básicas da sua futura atividade. Um capítulo que promoveu a obtenção de conhecimentos sobre a organização da escola, o impacto da sua cultura no trabalho do professor e as potencialidades da ação docente nos vários elementos ligados à escola, nos mais diversos papéis que este pode assumir ao longo da sua profissão. Uma etapa pessoal que exigiu uma constante procura de conhecimento, capacidades de gestão, reflexão e reconstrução da ideia sobre o que é ser um bom professor e a importância do equilíbrio pessoal-profissionalThe pedagogical internship is a critical stage in the initial training of teachers, which provides the opportunity to apply knowledge and conceptions in the real world, build a base of values and attitudes that influence professional development. This report contains a summary of the experiences lived during the pedagogical internship carried out at Quinta do Marquês Secondary School. Composed by an n exposition of experience s, a reflection on the decisions taken during teaching practice and projections that will lead to the development of professional identity, based on a framework of scientific references and a theoretical basis of knowledge. Based on 4 pillars, related to the duties of the teaching activity, which aim to prepare the aspiring teacher basic skills for their future activity. A chapter that promoted the acquisition of knowledge about the school organization, the impact of its culture on the teacher's work and the potential teaching action in the various elements linked to the school, in the most diverse roles that he can assume throughout his profession. A personal step that required a constant search for knowledge, management skills, reflection and reconstruction of the idea of what is a good teacher and the importance of personal professional balance.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaMoreira, Nuno Miguel Baeta2024-02-02T10:27:24Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30032TID:203452666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:33:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:12.451327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês |
title |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês Moreira, Nuno Miguel Baeta Estágio Pedagógico Desenvolvimento Profissional Docente Formação inicial Desporto Escolar Direção de turma Educação Física Ecossistema escolar Educação Técnicas pedagógicas Pedagogical internship Professional development Teacher Initial training School sports Homeroom teacher Physical education School ecosystem Education Pedagogical techniques Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês |
title_full |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês |
title_sort |
Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês |
author |
Moreira, Nuno Miguel Baeta |
author_facet |
Moreira, Nuno Miguel Baeta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Nuno Miguel Baeta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Desenvolvimento Profissional Docente Formação inicial Desporto Escolar Direção de turma Educação Física Ecossistema escolar Educação Técnicas pedagógicas Pedagogical internship Professional development Teacher Initial training School sports Homeroom teacher Physical education School ecosystem Education Pedagogical techniques Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio Pedagógico Desenvolvimento Profissional Docente Formação inicial Desporto Escolar Direção de turma Educação Física Ecossistema escolar Educação Técnicas pedagógicas Pedagogical internship Professional development Teacher Initial training School sports Homeroom teacher Physical education School ecosystem Education Pedagogical techniques Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estágio pedagógico é uma etapa decisiva na formação inicial do docente, que proporciona a oportunidade de aplicar conhecimentos, conceções no mundo real, construir uma base de valores e atitudes influenciadores do desenvolvimento profissional. Este relatório contém o resumo das experiências vividas durante o estágio pedagógico concretizado na Escola Secundária Quinta do Marquês. Neste é feito uma exposição das vivências, uma reflexão sobre as decisões tomadas durante a prática docente e projeções que vão conduzir ao desenvolvimento da identidade profissional, fundamentadas com um quadro de referências científicas e uma base teórica de conhecimento. Uma experiência assente em 4 pilares, relacionados com os deveres da atividade docente, que visam preparar e ensinar o aspirante a professor competências básicas da sua futura atividade. Um capítulo que promoveu a obtenção de conhecimentos sobre a organização da escola, o impacto da sua cultura no trabalho do professor e as potencialidades da ação docente nos vários elementos ligados à escola, nos mais diversos papéis que este pode assumir ao longo da sua profissão. Uma etapa pessoal que exigiu uma constante procura de conhecimento, capacidades de gestão, reflexão e reconstrução da ideia sobre o que é ser um bom professor e a importância do equilíbrio pessoal-profissional |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-02-02T10:27:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30032 TID:203452666 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30032 |
identifier_str_mv |
TID:203452666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137170364039168 |