Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Nuno Miguel Baeta
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30032
Resumo: O estágio pedagógico é uma etapa decisiva na formação inicial do docente, que proporciona a oportunidade de aplicar conhecimentos, conceções no mundo real, construir uma base de valores e atitudes influenciadores do desenvolvimento profissional. Este relatório contém o resumo das experiências vividas durante o estágio pedagógico concretizado na Escola Secundária Quinta do Marquês. Neste é feito uma exposição das vivências, uma reflexão sobre as decisões tomadas durante a prática docente e projeções que vão conduzir ao desenvolvimento da identidade profissional, fundamentadas com um quadro de referências científicas e uma base teórica de conhecimento. Uma experiência assente em 4 pilares, relacionados com os deveres da atividade docente, que visam preparar e ensinar o aspirante a professor competências básicas da sua futura atividade. Um capítulo que promoveu a obtenção de conhecimentos sobre a organização da escola, o impacto da sua cultura no trabalho do professor e as potencialidades da ação docente nos vários elementos ligados à escola, nos mais diversos papéis que este pode assumir ao longo da sua profissão. Uma etapa pessoal que exigiu uma constante procura de conhecimento, capacidades de gestão, reflexão e reconstrução da ideia sobre o que é ser um bom professor e a importância do equilíbrio pessoal-profissional
id RCAP_039049f169ea0b8e709c760754e8ab97
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do MarquêsEstágio PedagógicoDesenvolvimento ProfissionalDocenteFormação inicialDesporto EscolarDireção de turmaEducação FísicaEcossistema escolarEducaçãoTécnicas pedagógicasPedagogical internshipProfessional developmentTeacherInitial trainingSchool sportsHomeroom teacherPhysical educationSchool ecosystemEducationPedagogical techniquesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico é uma etapa decisiva na formação inicial do docente, que proporciona a oportunidade de aplicar conhecimentos, conceções no mundo real, construir uma base de valores e atitudes influenciadores do desenvolvimento profissional. Este relatório contém o resumo das experiências vividas durante o estágio pedagógico concretizado na Escola Secundária Quinta do Marquês. Neste é feito uma exposição das vivências, uma reflexão sobre as decisões tomadas durante a prática docente e projeções que vão conduzir ao desenvolvimento da identidade profissional, fundamentadas com um quadro de referências científicas e uma base teórica de conhecimento. Uma experiência assente em 4 pilares, relacionados com os deveres da atividade docente, que visam preparar e ensinar o aspirante a professor competências básicas da sua futura atividade. Um capítulo que promoveu a obtenção de conhecimentos sobre a organização da escola, o impacto da sua cultura no trabalho do professor e as potencialidades da ação docente nos vários elementos ligados à escola, nos mais diversos papéis que este pode assumir ao longo da sua profissão. Uma etapa pessoal que exigiu uma constante procura de conhecimento, capacidades de gestão, reflexão e reconstrução da ideia sobre o que é ser um bom professor e a importância do equilíbrio pessoal-profissionalThe pedagogical internship is a critical stage in the initial training of teachers, which provides the opportunity to apply knowledge and conceptions in the real world, build a base of values and attitudes that influence professional development. This report contains a summary of the experiences lived during the pedagogical internship carried out at Quinta do Marquês Secondary School. Composed by an n exposition of experience s, a reflection on the decisions taken during teaching practice and projections that will lead to the development of professional identity, based on a framework of scientific references and a theoretical basis of knowledge. Based on 4 pillars, related to the duties of the teaching activity, which aim to prepare the aspiring teacher basic skills for their future activity. A chapter that promoted the acquisition of knowledge about the school organization, the impact of its culture on the teacher's work and the potential teaching action in the various elements linked to the school, in the most diverse roles that he can assume throughout his profession. A personal step that required a constant search for knowledge, management skills, reflection and reconstruction of the idea of what is a good teacher and the importance of personal professional balance.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaMoreira, Nuno Miguel Baeta2024-02-02T10:27:24Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30032TID:203452666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T01:33:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:12.451327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês
title Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês
spellingShingle Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês
Moreira, Nuno Miguel Baeta
Estágio Pedagógico
Desenvolvimento Profissional
Docente
Formação inicial
Desporto Escolar
Direção de turma
Educação Física
Ecossistema escolar
Educação
Técnicas pedagógicas
Pedagogical internship
Professional development
Teacher
Initial training
School sports
Homeroom teacher
Physical education
School ecosystem
Education
Pedagogical techniques
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês
title_full Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês
title_fullStr Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês
title_sort Relatório final de Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2022/2023 na Escola Secundária Quinta do Marquês
author Moreira, Nuno Miguel Baeta
author_facet Moreira, Nuno Miguel Baeta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Nuno Miguel Baeta
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Desenvolvimento Profissional
Docente
Formação inicial
Desporto Escolar
Direção de turma
Educação Física
Ecossistema escolar
Educação
Técnicas pedagógicas
Pedagogical internship
Professional development
Teacher
Initial training
School sports
Homeroom teacher
Physical education
School ecosystem
Education
Pedagogical techniques
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio Pedagógico
Desenvolvimento Profissional
Docente
Formação inicial
Desporto Escolar
Direção de turma
Educação Física
Ecossistema escolar
Educação
Técnicas pedagógicas
Pedagogical internship
Professional development
Teacher
Initial training
School sports
Homeroom teacher
Physical education
School ecosystem
Education
Pedagogical techniques
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico é uma etapa decisiva na formação inicial do docente, que proporciona a oportunidade de aplicar conhecimentos, conceções no mundo real, construir uma base de valores e atitudes influenciadores do desenvolvimento profissional. Este relatório contém o resumo das experiências vividas durante o estágio pedagógico concretizado na Escola Secundária Quinta do Marquês. Neste é feito uma exposição das vivências, uma reflexão sobre as decisões tomadas durante a prática docente e projeções que vão conduzir ao desenvolvimento da identidade profissional, fundamentadas com um quadro de referências científicas e uma base teórica de conhecimento. Uma experiência assente em 4 pilares, relacionados com os deveres da atividade docente, que visam preparar e ensinar o aspirante a professor competências básicas da sua futura atividade. Um capítulo que promoveu a obtenção de conhecimentos sobre a organização da escola, o impacto da sua cultura no trabalho do professor e as potencialidades da ação docente nos vários elementos ligados à escola, nos mais diversos papéis que este pode assumir ao longo da sua profissão. Uma etapa pessoal que exigiu uma constante procura de conhecimento, capacidades de gestão, reflexão e reconstrução da ideia sobre o que é ser um bom professor e a importância do equilíbrio pessoal-profissional
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-02T10:27:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30032
TID:203452666
url http://hdl.handle.net/10400.5/30032
identifier_str_mv TID:203452666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137170364039168