Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Vanessa Alexandra Pedroso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86408
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_ed60f2a809d8ac4399938c609c5b9a99
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das FloresReport of Teacher Training developed in the Basic and Secondary School Quinta das Flores next to the 9ºB in the 2017/2018 school year | Relationship between the practice of Extracurricular Activities and School Achievement in students of the 3rd cycle of the Basic and Secondary School Quinta das FloresEstágio PedagógicoEducação FísicaPrática PedagógicaAtividades ExtracurricularesAproveitamento EscolarTeacher TrainingPhysical EducationPedagogical PracticeExtracurricular ActivitiesSchool AchievementRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico constitui, na essência, a aplicação prática de toda a cultura, preparo, conhecimento e saber, adquiridos nos anos de formação anteriores, quer em Ciências do Desporto quer na área específica do ensino da Educação Física, na posição assumida de professor estagiário, em contexto escolar real. Surge como a primeira experiência autêntica, daquilo que representa um futuro profissional projetado, no qual o docente procura ensinar, visando sempre a potenciação da aprendizagem e benefício do aluno, através de um bom planeamento, realização e avaliação pedagógica, explorando, em simultâneo, as melhores estratégias, construindo também, de forma ajustada e enquadrada, o seu caráter, singularidade e perfil como profissional. O Relatório de Estágio é um documento que surge como objeto final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário que se compõe, resumidamente, em cinco grandes capítulos: a Introdução na qual é feita uma apresentação do trabalho, a Contextualização da Prática Desenvolvida que esclarece o contexto experienciado no Estágio Pedagógico para uma posterior sustentação e compreensão da reflexão sobre a prática, a Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica que abarca o percurso do estagiário na prática desenvolvida, mencionando aspetos críticos da sua intervenção, nomeadamente os dilemas e dificuldades sentidas e as tomadas de decisão assumidas em prol da superação dessas dificuldades, o Aprofundamento do Tema/Problema concebido no domínio da intervenção da Educação Física escolar, que retrata no caso específico, a Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em Alunos do 3º Ciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, e a Conclusão que constitui um desfecho crítico do trabalho.The Teacher Training is essentially the practical application of all the culture, preparation, and knowledge acquired in the previous years of training, both in Sports Sciences and in the specific area of Physical Education teaching, in the assumed position of trainee teacher, in real school context. It emerges as the first authentic experience of what a future projected professional represents, in which the teacher seeks to teach, always aiming at enhancing the student's learning and benefit, through good planning, achievement and pedagogical evaluation, while simultaneously exploring the better strategies, also building, in an adjusted and framed manner, their character, uniqueness and profile as a professional.The internship report is a document that emerges as the final object of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, which is briefly composed of five main chapters: the Introduction in which a presentation of the work is made, the Contextualization of Practice It is developed that clarifies the context experienced in the pedagogical stage for a later support and understanding of the reflection on the practice, the Reflexive Analysis on the Pedagogical Practice that includes the internship in the developed practice, mentioning critical aspects of his intervention, namely the dilemmas and difficulties and the decision making undertaken to overcome these difficulties, the Deepening of the Theme / Problem conceived in the field of the intervention of the Physical Education school, which portrays in the specific case, the Relationship between the Practice of Extracurricular Activities and the School Use in Students of the 3rd Cycle the Basic and Secondary School Quinta das Flores, and the Conclusion that constitutes a critical outcome of the work.2018-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86408http://hdl.handle.net/10316/86408TID:202220753porVitorino, Vanessa Alexandra Pedrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:06:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:33.777305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
Report of Teacher Training developed in the Basic and Secondary School Quinta das Flores next to the 9ºB in the 2017/2018 school year | Relationship between the practice of Extracurricular Activities and School Achievement in students of the 3rd cycle of the Basic and Secondary School Quinta das Flores
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
Vitorino, Vanessa Alexandra Pedroso
Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Atividades Extracurriculares
Aproveitamento Escolar
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Practice
Extracurricular Activities
School Achievement
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma B do 9ºano no ano letivo 2017/2018 | Relação entre a prática de Atividades Extracurriculares e o Aproveitamento Escolar em alunos do 3ºciclo da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores
author Vitorino, Vanessa Alexandra Pedroso
author_facet Vitorino, Vanessa Alexandra Pedroso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Vanessa Alexandra Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Atividades Extracurriculares
Aproveitamento Escolar
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Practice
Extracurricular Activities
School Achievement
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Atividades Extracurriculares
Aproveitamento Escolar
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Practice
Extracurricular Activities
School Achievement
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86408
http://hdl.handle.net/10316/86408
TID:202220753
url http://hdl.handle.net/10316/86408
identifier_str_mv TID:202220753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133966983233536