Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Joana Filipa Antunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2458
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se no domínio da Educação Física e teve como objetivo descrever e comparar o nível de proficiência motora das crianças, ao nível das habilidades manipulativas antes e após a intervenção educativa. Para efeito, recorremos a um estudo de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo, envolvendo quinze crianças de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. A avaliação motora das crianças foi realizada através do instrumento Peabody Developmental Motor Scales-2 (Folio &Fewell, 2000), antes e após a intervenção educativa. Os resultados do estudo revelam que as sessões de Educação permitiram uma evolução e melhoria do desempenho motor das crianças. Não foram evidentes desigualdades a nível de género no desenvolvimento das habilidades manipulativas. Os resultados mostraram ainda que as crianças não atingiram o estágio maduro, tendo demonstrado algumas dificuldades em determinadas habilidades, tais como agarrar e ressaltar a bola de ténis. Todo o trabalho de investigação aqui apresentado, incluindo o processo de intervenção durante a Prática de Ensino Supervisionada, permitiu-me desenvolver inúmeras competências, quer didáticas quer investigativas, que considero essenciais na formação de professores.
id RCAP_a65f12b8fed202d4fa0ca3ef411a7795
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratórioDesenvolvimento motorHabilidades manipulativasEducação pré-escolarMotor developmentManipulative skillsPre-school educationEste relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se no domínio da Educação Física e teve como objetivo descrever e comparar o nível de proficiência motora das crianças, ao nível das habilidades manipulativas antes e após a intervenção educativa. Para efeito, recorremos a um estudo de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo, envolvendo quinze crianças de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. A avaliação motora das crianças foi realizada através do instrumento Peabody Developmental Motor Scales-2 (Folio &Fewell, 2000), antes e após a intervenção educativa. Os resultados do estudo revelam que as sessões de Educação permitiram uma evolução e melhoria do desempenho motor das crianças. Não foram evidentes desigualdades a nível de género no desenvolvimento das habilidades manipulativas. Os resultados mostraram ainda que as crianças não atingiram o estágio maduro, tendo demonstrado algumas dificuldades em determinadas habilidades, tais como agarrar e ressaltar a bola de ténis. Todo o trabalho de investigação aqui apresentado, incluindo o processo de intervenção durante a Prática de Ensino Supervisionada, permitiu-me desenvolver inúmeras competências, quer didáticas quer investigativas, que considero essenciais na formação de professores.This report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice II integrated in the Early Childhood Education Master’s Degree at the Escola Superior de Educação in Viana do Castelo. The research project focused on the field of Physical Education and aimed to describe and compare the level of motor proficiency of children with the level of manipulative skills before and after the educational intervention. For this purpose, we used a quantitative and descriptive / comparative study, involving 15 children from a kindergarten in the municipality of Viana do Castelo. The children's motor assessment was performed using the Peabody Developmental Motor Scales-2 instrument (Folio &Fewell, 2000), before and after the educational intervention. The study results indicate that the Education sessions allowed an evolution and improvement of the children's motor performance. No gender inequalities were evident in the development of manipulative skills. The results also showed that the children have not yet reached the mature stage, having demonstrated some difficulties in certain skills, such as grabbing and bouncing the tennis ball. All the research work presented here, including the intervention process during Supervised Teaching Practice, allowed me to develop numerous skills, both didactic and investigative, essential in teacher training.2020-12-04T12:08:33Z2020-07-27T00:00:00Z2020-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2458TID:202545563porSousa, Joana Filipa Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:44Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:58.694921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório
title Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório
spellingShingle Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório
Sousa, Joana Filipa Antunes
Desenvolvimento motor
Habilidades manipulativas
Educação pré-escolar
Motor development
Manipulative skills
Pre-school education
title_short Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório
title_full Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório
title_fullStr Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório
title_sort Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório
author Sousa, Joana Filipa Antunes
author_facet Sousa, Joana Filipa Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Joana Filipa Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Habilidades manipulativas
Educação pré-escolar
Motor development
Manipulative skills
Pre-school education
topic Desenvolvimento motor
Habilidades manipulativas
Educação pré-escolar
Motor development
Manipulative skills
Pre-school education
description Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se no domínio da Educação Física e teve como objetivo descrever e comparar o nível de proficiência motora das crianças, ao nível das habilidades manipulativas antes e após a intervenção educativa. Para efeito, recorremos a um estudo de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo, envolvendo quinze crianças de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. A avaliação motora das crianças foi realizada através do instrumento Peabody Developmental Motor Scales-2 (Folio &Fewell, 2000), antes e após a intervenção educativa. Os resultados do estudo revelam que as sessões de Educação permitiram uma evolução e melhoria do desempenho motor das crianças. Não foram evidentes desigualdades a nível de género no desenvolvimento das habilidades manipulativas. Os resultados mostraram ainda que as crianças não atingiram o estágio maduro, tendo demonstrado algumas dificuldades em determinadas habilidades, tais como agarrar e ressaltar a bola de ténis. Todo o trabalho de investigação aqui apresentado, incluindo o processo de intervenção durante a Prática de Ensino Supervisionada, permitiu-me desenvolver inúmeras competências, quer didáticas quer investigativas, que considero essenciais na formação de professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04T12:08:33Z
2020-07-27T00:00:00Z
2020-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2458
TID:202545563
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2458
identifier_str_mv TID:202545563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131534875164672