A acessibilidade na hotelaria da Covilhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Maria Miguel Lúcio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44400
Resumo: Atualmente, o turismo e todos os seus stakeholders têm assumido uma postura mais crítica e sensível relativamente ao mercado do turismo acessível, que se encontra em franca ascensão. No entanto, a falta de formação, consciência e sensibilidade por parte dos profissionais de turismo face a estes clientes pode comprometer a prestação dos serviços. Nesta dissertação, pretende-se aprofundar o conhecimento acerca do turismo acessível na hotelaria em destinos de interior e, também, dar a conhecer casos de boas práticas de acessibilidade na hotelaria nacional, especificamente, ambiciona-se identificar as barreiras existentes na hotelaria da Covilhã à prática turística de pessoas com incapacidade e apresentar propostas de soluções de curto- médio prazo e médio-longo prazo. Para atingir estes objetivos, realizou-se um estudo empírico, por meio de uma abordagem qualitativa, optando-se pelas técnicas de observação direta aos estabelecimentos hoteleiros da Covilhã e inquérito por entrevista semiestruturada, aos responsáveis desses estabelecimentos. Os resultados apurados através de observação direta permitiram identificar as barreiras que se colocam às pessoas com incapacidade na hotelaria da Covilhã. Os resultados da aplicação das entrevistas permitiram aferir a perceção destes hoteleiros relativamente à importância do mercado da incapacidade, relevância da formação em turismo acessível e necessidades de adequação de infraestruturas, equipamentos e serviços. Também permitiu concluir que os hoteleiros reconhecem as suas limitações e estão, cada vez mais, conscientes da importância do mercado do turismo acessível e da oportunidade que este segmento representa para o futuro. Desta forma, foi possível reunir algumas soluções para a mitigação das principais barreiras identificadas, designadamente a obrigatoriedade dos estabelecimentos hoteleiros esclarecerem no seu website e no RNET (Registo Nacional de Empreendimentos Turísticos) o número de quartos que são efetivamente acessíveis, no caso das barreiras estruturais, ou a necessidade de investimento em formação específica acerca da acessibilidade no setor turístico, no caso das barreiras interpessoais.
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