Estarão os hotéis portugueses preparados para receber hóspedes com incapacidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Sara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Eusébio, Celeste
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38767
Resumo: O turismo é, na atualidade, uma das principais atividades económicas a nível mundial, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades recetoras e dos seus praticantes. No entanto, existem ainda vários constrangimentos que dificultam o acesso de alguns grupos à prática de atividades turísticas. As pessoas com incapacidade são um dos grupos que enfrenta muitos constrangimentos na aquisição de produtos turísticos. No sentido de perceber se a oferta turística está preparada para receber hóspedes com incapacidade, o presente estudo tem por objetivo verificar se os hotéis portugueses estão preparados para receber hóspedes com incapacidade motora e/ou sensorial. Para alcançar esse objetivo, foi aplicado um inquérito por questionário, em 2015, aos gestores dos hotéis portugueses. Os resultados sugerem que o turismo acessível não é valorizado pelos gestores hoteleiros inquiridos e que nas unidades hoteleiras apenas predominam os parâmetros de acessibilidade definidos pela legislação atual. Existem ainda muitos obstáculos que os hóspedes com incapacidade motora e/ou sensorial têm que enfrentar se desejarem ficar alojados num hotel em Portugal. O artigo termina com algumas recomendações para aumentar a acessibilidade das unidades hoteleiras Portuguesas.
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