A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Eduardo Joel Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24124
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_03ba6f5052b30703fda70844a1fd0095
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola806.0:372.88372.88:806.0806.90:372.88372.88:806.90Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioA competência de comunicação oral não se resume simplesmente a saber falar, mas sim a transmitir oralmente uma informação de forma correta. Para isso é necessário, por parte de quem fala (locutor), que a sua mensagem seja transmitida de forma objetiva, clara e concisa para que quem ouve (interlocutor) não seja induzido em erro. A competência oral acaba por ser esquecida em contexto sala de aula, pois é dada como adquirida pela maior parte dos docentes. Neste relatório defende-se o desenvolvimento desta competência dada a sua importância para que no futuro os alunos sejam capazes de produzir uma exposição oral na língua materna e que desenvolvam a oralidade na língua estrangeira, de forma a produzir oralmente um discurso coeso e coerente enquanto cidadãos do mundo. Cabe então ao professor enfatizar este tipo de desenvolvimento criando estratégias de aprendizagem que visem a transferência de saberes. O professor acaba assim por não ser um mero detentor do saber mas sim um orientador e dinamizador. Este trabalho deve ser feito através da produção de materiais didáticos adequados ao perfil dos alunos e ao contexto em que estes se inserem, de forma a facilitar a sua aprendizagem. No presente relatório descreve-se o que foi feito em torno do desenvolvimento da competência de comunicação oral durante o ano de estágio pedagógico supervisionado, mostrando quais as estratégias e atividades realizadas para o treino desta competência nas aulas de Português, língua materna, e nas de Espanhol, língua estrangeira.La competencia de comunicación oral no se limita simplemente a saber hablar, sino a transmitir una información oral de forma correcta. Esto requiere por parte del hablante (locutor) que su mensaje sea transmitido de forma objetiva, clara y concisa para que quién oye (interlocutor), no sea inducido a error. A menudo, la competencia oral se olvida en el contexto del aula, ya que la mayoría la dan por adquirida. Este tesina argumenta que el desarrollo de esta competencia es importante para que en el futuro los alumnos sean capaces de hacer una exposición oral en la lengua materna y para que se expresen mejor en lengua extranjera. Es decir, para que puedan producir oralmente un discurso cohesivo y coherente. Al profesor le corresponde dar valor a esta competencia creando estrategias de aprendizaje cuya finalidad sea la transferencia de conocimiento. El profesor es un facilitador y un orientador y no un recipiente de conocimiento. Este es un trabajo que debe realizar se mediante la producción de materiales didácticos adecuados al perfil del alumnado y al contexto al que estos pertenecen para facilitar su aprendizaje. En este trabajo se describe las actividades realizadas en torno al desarrollo de la competencia comunicativa oral durante la práctica docente supervisada. Presentamos diversas estrategias y actividades realizadas para una mejor formación en esta competencia en las clases de Portugués lengua materna, y de Español lengua extranjera.Dionísio, Maria de Lourdes da TrindadeDono López, PedroUniversidade do MinhoBastos, Eduardo Joel Ferreira2013-02-192013-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:29.294834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola
title A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola
spellingShingle A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola
Bastos, Eduardo Joel Ferreira
806.0:372.88
372.88:806.0
806.90:372.88
372.88:806.90
title_short A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola
title_full A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola
title_fullStr A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola
title_full_unstemmed A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola
title_sort A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola
author Bastos, Eduardo Joel Ferreira
author_facet Bastos, Eduardo Joel Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Eduardo Joel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv 806.0:372.88
372.88:806.0
806.90:372.88
372.88:806.90
topic 806.0:372.88
372.88:806.0
806.90:372.88
372.88:806.90
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
2013-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24124
url http://hdl.handle.net/1822/24124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132467525844992