A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24124 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_03ba6f5052b30703fda70844a1fd0095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24124 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola806.0:372.88372.88:806.0806.90:372.88372.88:806.90Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioA competência de comunicação oral não se resume simplesmente a saber falar, mas sim a transmitir oralmente uma informação de forma correta. Para isso é necessário, por parte de quem fala (locutor), que a sua mensagem seja transmitida de forma objetiva, clara e concisa para que quem ouve (interlocutor) não seja induzido em erro. A competência oral acaba por ser esquecida em contexto sala de aula, pois é dada como adquirida pela maior parte dos docentes. Neste relatório defende-se o desenvolvimento desta competência dada a sua importância para que no futuro os alunos sejam capazes de produzir uma exposição oral na língua materna e que desenvolvam a oralidade na língua estrangeira, de forma a produzir oralmente um discurso coeso e coerente enquanto cidadãos do mundo. Cabe então ao professor enfatizar este tipo de desenvolvimento criando estratégias de aprendizagem que visem a transferência de saberes. O professor acaba assim por não ser um mero detentor do saber mas sim um orientador e dinamizador. Este trabalho deve ser feito através da produção de materiais didáticos adequados ao perfil dos alunos e ao contexto em que estes se inserem, de forma a facilitar a sua aprendizagem. No presente relatório descreve-se o que foi feito em torno do desenvolvimento da competência de comunicação oral durante o ano de estágio pedagógico supervisionado, mostrando quais as estratégias e atividades realizadas para o treino desta competência nas aulas de Português, língua materna, e nas de Espanhol, língua estrangeira.La competencia de comunicación oral no se limita simplemente a saber hablar, sino a transmitir una información oral de forma correcta. Esto requiere por parte del hablante (locutor) que su mensaje sea transmitido de forma objetiva, clara y concisa para que quién oye (interlocutor), no sea inducido a error. A menudo, la competencia oral se olvida en el contexto del aula, ya que la mayoría la dan por adquirida. Este tesina argumenta que el desarrollo de esta competencia es importante para que en el futuro los alumnos sean capaces de hacer una exposición oral en la lengua materna y para que se expresen mejor en lengua extranjera. Es decir, para que puedan producir oralmente un discurso cohesivo y coherente. Al profesor le corresponde dar valor a esta competencia creando estrategias de aprendizaje cuya finalidad sea la transferencia de conocimiento. El profesor es un facilitador y un orientador y no un recipiente de conocimiento. Este es un trabajo que debe realizar se mediante la producción de materiales didácticos adecuados al perfil del alumnado y al contexto al que estos pertenecen para facilitar su aprendizaje. En este trabajo se describe las actividades realizadas en torno al desarrollo de la competencia comunicativa oral durante la práctica docente supervisada. Presentamos diversas estrategias y actividades realizadas para una mejor formación en esta competencia en las clases de Portugués lengua materna, y de Español lengua extranjera.Dionísio, Maria de Lourdes da TrindadeDono López, PedroUniversidade do MinhoBastos, Eduardo Joel Ferreira2013-02-192013-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:29.294834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola |
title |
A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola |
spellingShingle |
A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola Bastos, Eduardo Joel Ferreira 806.0:372.88 372.88:806.0 806.90:372.88 372.88:806.90 |
title_short |
A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola |
title_full |
A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola |
title_fullStr |
A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola |
title_full_unstemmed |
A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola |
title_sort |
A competência de comunicação oral no processo de ensino e aprendizagem das línguas portuguesa e espanhola |
author |
Bastos, Eduardo Joel Ferreira |
author_facet |
Bastos, Eduardo Joel Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade Dono López, Pedro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Eduardo Joel Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
806.0:372.88 372.88:806.0 806.90:372.88 372.88:806.90 |
topic |
806.0:372.88 372.88:806.0 806.90:372.88 372.88:806.90 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-19 2013-02-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/24124 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/24124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132467525844992 |