A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Susana Isabel Morais da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28737
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_a7384c395badc2425842aa4483b96504
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas806.90:372.88372.88:806.90806.0:372.88372.88:806.0Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório visa evidenciar o trabalho realizado no âmbito da motivação para a leitura e do desenvolvimento da competência leitora nos alunos de duas turmas do Ensino Secundário (12º ano de Português e 11º ano de Espanhol). Ao longo do ano letivo, a ação pedagógica levada a cabo neste âmbito teve como objetivo primeiro ajudar os alunos a melhor compreenderem textos diversos, através da implementação de atividades de motivação em momentos de pré-leitura e de exercícios de interpretação e construção de sentido em momentos de leitura e de pós-leitura, que englobaram os seus conhecimentos sobre o mundo e a sua capacidade crítica e reflexiva. Para enquadrar teoricamente este projeto, foram abordados três diferentes tópicos que se complementam: em primeiro lugar, investigou-se a forma como a motivação para a leitura se relaciona com a construção e com a formação de jovens leitores; em segundo lugar, apresentou-se o modo como a competência de leitura deve ser trabalhada em contexto de sala de aula; e, por último, expos-se a relevância dada a estes dois aspetos (motivação e competência leitora) pelos documentos que orientam as disciplinas de Português e de Espanhol e explicitou-se o trabalho realizado no contexto da presente intervenção pedagógica. Em termos da intervenção, foi realizada uma fase de diagnóstico que permitiu verificar que os alunos não se interessavam pela leitura e que apresentavam carências ao nível da interpretação da mensagem textual; posteriormente, foi delineada uma ação pedagógica que visou motivá-los para a leitura e ajudá-los a progredir no sentido de se tornarem leitores mais capazes; e, por último, foi avaliado o impacto e a eficácia desta ação, onde se constatou que os materiais utilizados e as atividades trabalhadas com os alunos surtiram um efeito positivo no desenvolvimento da sua motivação e das suas habilidades leitoras.This report aims at highliting the work done within the framework of the motivation for reading and the development of the reading competence of the students of two classes of Secondary Education (Portuguese, 12th grade and Spanish, 11th grade). Throughout the school year, the pedagogical action carried out in this scope had as a primary purpose helping the students better interpret various texts. This was put into practice through the implementation of motivation activities in the pre-reading moments, and of interpretation and sense construction exercises in the reading and post-reading instances, which included the students’ knowledge of the world and their critical and reflective ability. So as to provide a theoretical framework for this project, three different though complementary topics were addressed: firstly, the research focused on how motivation to read seems important in the construction and training of young readers; secondly, it deals with how reading skills should be taught in the classroom context; finally, it exposes the relevance given to these two aspects ( reading competence and motivation ) in the guiding documents for the teaching of Portuguese and Spanish, and how these were approached in the context of this pedagogical intervention . In terms of the intervention itself, at first a diagnostic phase was carried out, which revealed that students were not interested in reading and that they faced difficulties in interpreting the text message. Afterwards, a pedagogical action that aimed at motivating the students for reading and at helping them progress as more capable readers was designed. Finally, the impact and effectiveness of this action were evaluated, having found that the materials used and the activities carried out with the students had a positive effect on the development of their motivation and reading skills.Silva, António Carvalho daCea Álvarez, Ana MaríaUniversidade do MinhoSilva, Susana Isabel Morais da2013-09-212013-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28737por201667649info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:06.491934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas
title A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas
spellingShingle A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas
Silva, Susana Isabel Morais da
806.90:372.88
372.88:806.90
806.0:372.88
372.88:806.0
title_short A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas
title_full A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas
title_fullStr A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas
title_full_unstemmed A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas
title_sort A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas
author Silva, Susana Isabel Morais da
author_facet Silva, Susana Isabel Morais da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, António Carvalho da
Cea Álvarez, Ana María
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Susana Isabel Morais da
dc.subject.por.fl_str_mv 806.90:372.88
372.88:806.90
806.0:372.88
372.88:806.0
topic 806.90:372.88
372.88:806.90
806.0:372.88
372.88:806.0
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-21
2013-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28737
url http://hdl.handle.net/1822/28737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201667649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132635733164032