A avaliação de desempenho docente na perspetiva dos diretores : um estudo empírico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13637 |
Resumo: | A entrada em vigor, em 2008, de um modelo de avaliação de desempenho docente significativamente diferente do anterior gerou um debate acesso em torno das finalidades e funções da avaliação e dos procedimentos avaliativos propostos. O novo modelo inseriu-se numa política educativa adepta da monitorização e dos mecanismos avaliativos com vista à diferenciação de desempenhos, à rentabilização dos recursos, à prestação de contas, à melhoria, à eficácia e à qualidade. Em termos de desempenho docente, pretende-se que este objetivo se cumpra pelo desenvolvimento profissional dos professores, resultante dos processos reflexivos desencadeados e pela cada vez mais explícita obrigatoriedade de melhoria dos resultados escolares. A abordagem ao tema exigiu, numa primeira fase, a compreensão dos pressupostos teóricos, subjacentes à política educativa que legitima o estado-avaliador bem como dos pressupostos teóricos que conferem cientificidade aos modelos de avaliação de desempenho profissional. Numa segunda fase, o recurso à metodologia qualitativa permitiu satisfazer o propósito desta investigação, ou seja, perceber como se posicionam os diretores de escolas face ao fenómeno da avaliação de desempenho docente e ao modelo de avaliação instituído pelo Decreto Regulamentar nº2/2010, de 23 de junho. Como principais conclusões, destaca-se que os diretores consideram que a avaliação de desempenho é muito importante para o desenvolvimento profissional dos professores. No entanto, tal objetivo está dependente do modelo de avaliação implementado, que deverá ser muito diferente do modelo do D.R. nº2/2012, de 23 de junho, já que este não promoveu a melhoria das práticas nem a melhoria dos resultados escolares dos alunos. |
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A avaliação de desempenho docente na perspetiva dos diretores : um estudo empíricoAvaliação de desempenho docenteDesenvolvimento ProfissionalEficáciaPrestação de contasAssessment of teachers’ practiceProfessional developmentEffectivenessAccountabilityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA entrada em vigor, em 2008, de um modelo de avaliação de desempenho docente significativamente diferente do anterior gerou um debate acesso em torno das finalidades e funções da avaliação e dos procedimentos avaliativos propostos. O novo modelo inseriu-se numa política educativa adepta da monitorização e dos mecanismos avaliativos com vista à diferenciação de desempenhos, à rentabilização dos recursos, à prestação de contas, à melhoria, à eficácia e à qualidade. Em termos de desempenho docente, pretende-se que este objetivo se cumpra pelo desenvolvimento profissional dos professores, resultante dos processos reflexivos desencadeados e pela cada vez mais explícita obrigatoriedade de melhoria dos resultados escolares. A abordagem ao tema exigiu, numa primeira fase, a compreensão dos pressupostos teóricos, subjacentes à política educativa que legitima o estado-avaliador bem como dos pressupostos teóricos que conferem cientificidade aos modelos de avaliação de desempenho profissional. Numa segunda fase, o recurso à metodologia qualitativa permitiu satisfazer o propósito desta investigação, ou seja, perceber como se posicionam os diretores de escolas face ao fenómeno da avaliação de desempenho docente e ao modelo de avaliação instituído pelo Decreto Regulamentar nº2/2010, de 23 de junho. Como principais conclusões, destaca-se que os diretores consideram que a avaliação de desempenho é muito importante para o desenvolvimento profissional dos professores. No entanto, tal objetivo está dependente do modelo de avaliação implementado, que deverá ser muito diferente do modelo do D.R. nº2/2012, de 23 de junho, já que este não promoveu a melhoria das práticas nem a melhoria dos resultados escolares dos alunos.The introduction of an assessment model of teachers’ practice, in 2008, which is significantly different from its predecessor has led to a fierce debate on the aims and functions of this assessment as well as on its suggested assessment procedures. The new model was part of an educational policy which stood up for the supervision and the assessment mechanisms aiming at differentiation of practices, profitability of resources, accountability, improvement, effectiveness and quality. As regards teachers’ practice, this aim is intended to be achieved both through the professional development of teachers, as a result of the reflexive processes carried out, and through the more and more explicit compulsoriness to improve the academic results. The approach to this subject demanded, in a first stage, the understanding of theoretical presuppositions linked to the educational policy which legitimates the state as evaluator, as well as the theoretical presuppositions which give scientific certification to the assessment models of professional practice. In a second stage, having resorted to the qualitative methodology has enabled to fulfil the purpose of this research, which means to understand the way the schools’ headteachers position themselves not only towards the phenomenon of the assessment of teachers’ practice but also towards the model established by the law the Decreto Regulamentar nº2/2010 from June 23rd. As main conclusions, one should highlight the fact that the headteachers consider that the assessment of teachers’ practice is rather important for the professional development of teachers. However, such aim is dependent on the assessment model put into practice which should be rather different from the model established by the Decreto Regulamentar nº 2/2010 from June 23rd, since this has neither promoted the improvement of the teaching practices nor the improvement of the students’ academic results.Melão, Nuno Filipe RosaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Maria Helena Bernardo2014-02-17T14:50:04Z2013-04-2620132013-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13637TID:203008405porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:41:12Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:53.463367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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