O contributo da avaliação do desempenho docente para o desenvolvimento profissional : a perspetiva dos diretores e dos docentes avaliadores e avaliados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17127 |
Resumo: | Este trabalho versa a problemática da avaliação do desempenho docente e tem, como objetivo central, perceber de que modo a mesma contribui para o desenvolvimento profissional dos docentes. Nesse sentido, esta investigação desenvolve-se com base nas representações dos professores acerca da aplicação da avaliação do desempenho docente no contexto legislativo que regulamentou os dois primeiros ciclos avaliativos e acolhe ainda as expectativas dos mesmos relativamente ao modelo atual, no reconhecimento de que este instrumento apoia o desenvolvimento profissional dos professores. Assim, realizámos um estudo de cariz qualitativo, que contou com a participação de nove profissionais de três agrupamentos de escolas dos distritos de Coimbra e Viseu, diretamente envolvidos no processo de avaliação. Como instrumento de recolha de dados, utilizámos entrevistas que submetemos a uma análise de conteúdo. O estudo revela que, embora os princípios subjacentes aos normativos legais que têm regulado a avaliação do desempenho docente elejam o desenvolvimento profissional docente como objetivo central, a perceção dominante é a de um instrumento ao serviço da certificação e controlo da progressão na carreira. Conclui-se ainda que as alterações impostas pelo atual modelo de avaliação, nomeadamente com a introdução da figura do avaliador externo, não modificam as perceções dos docentes relativamente à avaliação de desempenho. Por último, conclui-se que o modelo de avaliação do desempenho docente tal como foi concebido não responde às expectativas de promoção do desenvolvimento profissional docente. O estudo termina com algumas recomendações que, em nosso entender, poderão contribuir para um novo olhar sobre a avaliação do desempenho docente. |
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O contributo da avaliação do desempenho docente para o desenvolvimento profissional : a perspetiva dos diretores e dos docentes avaliadores e avaliadosAvaliação do desempenho docentePerceçõesExpectativasDesenvolvimento profissionalTeachers’ performance evaluationEvaluationPerceptionsExpectationsProfessional developmentEste trabalho versa a problemática da avaliação do desempenho docente e tem, como objetivo central, perceber de que modo a mesma contribui para o desenvolvimento profissional dos docentes. Nesse sentido, esta investigação desenvolve-se com base nas representações dos professores acerca da aplicação da avaliação do desempenho docente no contexto legislativo que regulamentou os dois primeiros ciclos avaliativos e acolhe ainda as expectativas dos mesmos relativamente ao modelo atual, no reconhecimento de que este instrumento apoia o desenvolvimento profissional dos professores. Assim, realizámos um estudo de cariz qualitativo, que contou com a participação de nove profissionais de três agrupamentos de escolas dos distritos de Coimbra e Viseu, diretamente envolvidos no processo de avaliação. Como instrumento de recolha de dados, utilizámos entrevistas que submetemos a uma análise de conteúdo. O estudo revela que, embora os princípios subjacentes aos normativos legais que têm regulado a avaliação do desempenho docente elejam o desenvolvimento profissional docente como objetivo central, a perceção dominante é a de um instrumento ao serviço da certificação e controlo da progressão na carreira. Conclui-se ainda que as alterações impostas pelo atual modelo de avaliação, nomeadamente com a introdução da figura do avaliador externo, não modificam as perceções dos docentes relativamente à avaliação de desempenho. Por último, conclui-se que o modelo de avaliação do desempenho docente tal como foi concebido não responde às expectativas de promoção do desenvolvimento profissional docente. O estudo termina com algumas recomendações que, em nosso entender, poderão contribuir para um novo olhar sobre a avaliação do desempenho docente.This assignment is on the problematic of the teachers’ performance evaluation and its main aim is to understand in which way it promotes the teachers’ professional development. With this in mind, this research was developed based on the teachers views about the application of this evaluation in the legislative context regulating the first two evaluative cycles and it also includes their expectations about the current design, recognizing that this instrument assists on the teachers’ professional development. This way, we conducted a qualitative study with nine professionals of three school clusters of Coimbra and Viseu districts, which were directly involved in the evaluation process. Data collection was done using interviews that were submitted to analysis. This study shows that the main perception is that this instrument serves certification and it controls career progression, although the purpose underlying the legal documents that rule the evaluation focus on the teachers’ professional development. It is also concluded that the changes imposed by the current evaluation design, namely the external evaluator, don’t change the teachers’ perceptions in what concerns the teachers’ performance evaluation. Lastly, we reached the conclusion that the evaluation design, as it has been conceived, doesn’t answer the expectations towards the promotion of teachers’ professional development. The study ends with a few recommendations which we think might contribute to a new way of looking at the teachers’ performance evaluation.Ribeiro, Célia dos PrazeresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoura, Anabela Cabral Pereira de2015-04-13T14:42:31Z2014-04-3020142014-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17127TID:201702100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:22:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:22.940538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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