O contributo da avaliação do desempenho docente para o desenvolvimento profissional : a perspetiva dos diretores e dos docentes avaliadores e avaliados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Anabela Cabral Pereira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17127
Resumo: Este trabalho versa a problemática da avaliação do desempenho docente e tem, como objetivo central, perceber de que modo a mesma contribui para o desenvolvimento profissional dos docentes. Nesse sentido, esta investigação desenvolve-se com base nas representações dos professores acerca da aplicação da avaliação do desempenho docente no contexto legislativo que regulamentou os dois primeiros ciclos avaliativos e acolhe ainda as expectativas dos mesmos relativamente ao modelo atual, no reconhecimento de que este instrumento apoia o desenvolvimento profissional dos professores. Assim, realizámos um estudo de cariz qualitativo, que contou com a participação de nove profissionais de três agrupamentos de escolas dos distritos de Coimbra e Viseu, diretamente envolvidos no processo de avaliação. Como instrumento de recolha de dados, utilizámos entrevistas que submetemos a uma análise de conteúdo. O estudo revela que, embora os princípios subjacentes aos normativos legais que têm regulado a avaliação do desempenho docente elejam o desenvolvimento profissional docente como objetivo central, a perceção dominante é a de um instrumento ao serviço da certificação e controlo da progressão na carreira. Conclui-se ainda que as alterações impostas pelo atual modelo de avaliação, nomeadamente com a introdução da figura do avaliador externo, não modificam as perceções dos docentes relativamente à avaliação de desempenho. Por último, conclui-se que o modelo de avaliação do desempenho docente tal como foi concebido não responde às expectativas de promoção do desenvolvimento profissional docente. O estudo termina com algumas recomendações que, em nosso entender, poderão contribuir para um novo olhar sobre a avaliação do desempenho docente.
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