Do Estado Novo à Democracia: Educação Histórica e Cidadania Global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Leonor Patrícia Verde
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2615
Resumo: O presente relatório descreve o percurso pedagógico realizado ao longo da intervenção em contexto educativo no ano letivo 2020/2021 no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação teve como objetivos principais consciencializar os alunos para a importância da liberdade que possuímos hoje em dia e mentalizá-los do valor da influência de indivíduos do passado para a criação da sociedade atual, tendo como base o estudo da Revolução de 25 de abril de 1974 e dos Direitos Humanos de forma a interligar e promover a Cidadania Global. Ao longo das sessões de intervenção, foram desenvolvidas atividades didáticas que promovessem o interesse e o envolvimento dos participantes nas mesmas de maneira que os alunos interiorizassem os conteúdos programáticos de forma mais divertida e motivadora. Como técnicas de recolha de dados, com base numa metodologia qualitativa, recorreu-se ao inquérito por questionário, à observação direta e à recolha documental produzida pelos participantes ao longo das sessões. Feita a análise dos dados recolhidos, concluiu-se que a abordagem e discussão da temática da Liberdade e dos Direitos Humanos proporcionou aos alunos a consciência da importância de direitos fundamentais para permitir aos cidadãos viverem numa sociedade mais igualitária e humana e planearem um futuro promissor.
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