Motivação na aprendizagem da geometria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38320 |
Resumo: | Este estudo tem como principais objetivos analisar se os alunos do 9.º ano de escolaridade apresentam motivação intrínseca aquando do estudo do tópico de “Geometria e Medida” e se a existência (ou não) de motivação intrínseca afeta o seu desempenho em tarefas relativas a esse conteúdo programático. Para o estudo foram selecionados seis alunos de uma turma do 9.º ano. Para a investigação foi escolhido um estudo de caso exploratório, de natureza qualitativa, assente num paradigma interpretativo. A recolha de dados foi realizada através de três instrumentos: inquérito, recolha documental e grelha de observação. Com o inquérito pretendeu-se recolher informação acerca da presença (ou não) de motivação intrínseca para a aprendizagem da Geometria nos alunos do 9.º ano de escolaridade. A recolha documental consistiu nas respostas escritas dos alunos a uma tarefa, desenvolvida recolhendo e adaptando bases de referência. Estas respostas foram utilizadas, principalmente, para analisar se a existência (ou não) de motivação intrínseca condiciona a aprendizagem do tópico. A grelha de observação foi usada para analisar a postura dos alunos enquanto respondiam ao inquérito e executavam a tarefa. Através dos resultados obtidos é possível confirmar que a motivação intrínseca do aluno influencia positivamente o seu desempenho. No entanto, através do estudo realizado, não foi possível confirmar que os níveis de motivação intrínseca existentes no tópico de “Geometria e Medida” estão dissociados dos níveis de motivação intrínseca para os tópicos da matemática em geral. Por fim, reforça-se a importância de mobilizar todos os esforços no sentido de aumentar a motivação dos alunos no tópico de Geometria e Medida. |
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