Profiling the german Gazela vinho verde consumer: a market segmentation based on product quality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Elisabeth
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4105
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos de obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, ramo de Marketing e Publicidade
id RCAP_03dcafade065998dedeb8fee3b9e6fda
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Profiling the german Gazela vinho verde consumer: a market segmentation based on product qualityConsumer behaviorMarket segmentationCluster analysisVinho verdeGazelaSograpeComportamento do consumidorSegmentação de mercadoAnálise de clusterDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos de obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, ramo de Marketing e PublicidadeThe core objective of this study was to find out what preferences and wine consumer patterns characterize specific segments in the German market for Vinho Verde. For this purpose an exploratory research using a self-administered questionnaire was applied. The basis for a cluster analysis was a measurement scale about the perceived product quality of Gazela. Four segments were derived from the cluster analysis: (1) refusing, (2) enthusiastic, (3) indifferent and (4) enjoying Vinho Verde drinker. The second and the fourth segments were found to be the main target groups for Gazela. The findings about the associations between Portugal as the country of origin of Gazela and Portuguese wine were rather negative. The managerial implications suggest developing an advertising campaign in order to successfully promote Gazela in Germany. Two alternatives are suggested: keeping the country of origin on the label or removing it. The first suggestion requires extensive measures and actions to improve the image of wine, which is “made in Portugal”. The results of this study show the need of increasing the awareness of Vinho Verde among German consumers and indicate the need of improvement of the perceptions about Portugal and Portuguese wine and examine possibilities for enhancing the acceptance of Portuguese wine, especially Vinho Verde in Germany.O objetivo principal deste estudo foi o de descobrir as preferências e os padrões de consumo de vinho que caracterizam os segmentos específicos do mercado alemão para o Vinho Verde. Para este objectivo esta pesquisa exploratória utilizou um questionário auto-administrado. A escala base escolhida para a análise de cluster foi a de medição sobre a qualidade do produto percebida aplicada à marca Gazela. Foram obtidos quatros segmentos a partir da análise de cluster: (1) Objector (2), entusiasta, (3) indiferente e (4) Fruidor de Vinho Verde. Os segmentos 2 e 4 são os grupos alvos de Gazela. Os resultados sobre as associações com Portugal, o país de origem do Gazela, e vinho português demostraram relações bastante negativas. As implicações ao nível da gestão sugerem o desenvolvimento de uma campanha publicitária para promover o sucesso de Gazela na alemanha. Duas alternativas são sugeridas: manter o país de origem no rótulo ou removê-lo. A primeira sugestão requer medidas e ações mais abrangentes para melhorar a imagem do vinho "made in Portugal". Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de aumentar a consciência sobre o Vinho Verde entre os consumidores alemães e indicam a necessidade de melhoria das percepções sobre Portugal e sobre o vinho português e de estudar as possibilidades de aumentar a aceitação de vinho português, especialmente o Vinho Verde na Alemanha.[s.n.]Ramos, PauloRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSchmidt, Elisabeth2021-11-09T01:30:12Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4105201698331enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:17Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:49.727863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Profiling the german Gazela vinho verde consumer: a market segmentation based on product quality
title Profiling the german Gazela vinho verde consumer: a market segmentation based on product quality
spellingShingle Profiling the german Gazela vinho verde consumer: a market segmentation based on product quality
Schmidt, Elisabeth
Consumer behavior
Market segmentation
Cluster analysis
Vinho verde
Gazela
Sogrape
Comportamento do consumidor
Segmentação de mercado
Análise de cluster
title_short Profiling the german Gazela vinho verde consumer: a market segmentation based on product quality
title_full Profiling the german Gazela vinho verde consumer: a market segmentation based on product quality
title_fullStr Profiling the german Gazela vinho verde consumer: a market segmentation based on product quality
title_full_unstemmed Profiling the german Gazela vinho verde consumer: a market segmentation based on product quality
title_sort Profiling the german Gazela vinho verde consumer: a market segmentation based on product quality
author Schmidt, Elisabeth
author_facet Schmidt, Elisabeth
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Paulo
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Elisabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Consumer behavior
Market segmentation
Cluster analysis
Vinho verde
Gazela
Sogrape
Comportamento do consumidor
Segmentação de mercado
Análise de cluster
topic Consumer behavior
Market segmentation
Cluster analysis
Vinho verde
Gazela
Sogrape
Comportamento do consumidor
Segmentação de mercado
Análise de cluster
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos de obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, ramo de Marketing e Publicidade
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2021-11-09T01:30:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4105
201698331
url http://hdl.handle.net/10284/4105
identifier_str_mv 201698331
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130274092548096