A hora do conto: a importância de contar histórias em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Júlia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1302
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do curso de mestrado de Educação Pré-Escolar. Este trabalho, cujo tema aborda “A hora do conto - A importância de contar histórias em contexto Pré-escolar”, pretende mostrar formas de dinamizar a “hora do conto” e salientar a sua importância no desenvolvimento global da criança, impulsionando a criatividade das crianças na proposta de atividades lúdicas e educativas que, com ou sem a intervenção do adulto, se pretendem dinamizadoras de aprendizagens significativas. Um dos objetivos da "Hora do Conto" é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de atrair as crianças para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. As histórias voam nas asas da sua imaginação, estimulando nelas a curiosidade pelos saberes, o gosto pela descoberta. É neste contexto que, o presente relatório pretende fazer uma apresentação e reflexão sobre a importância destes momentos de “mergulho” no imaginário no desenvolvimento de competências, enfatizando não somente o papel do adulto, mas também o papel da criança como público-alvo, dinamizador, critico e auto-critico do seu trabalho…acima de tudo, como sujeito ativo em todo o processo. ABSTRACT This report comes under the work experience of the master program of Preschool Education. This work addresses the theme "The story time - The importance of storytelling in the context Preschool", aims to show ways of stepping up "story time" and highlight its importance in the overall development of the child, fostering creativity children in the proposed play and educational activities that, with or without adult intervention, whether to a motor of significant learning. One of the goals of "Story Time" storytelling is so cheerful and pleasant, to attract children to the world of literature and thus, help in the formation of new readers. The stories fly on the wings of his imagination, stimulating curiosity for knowledge in them, the taste for discovery. In this context, this report aims to make a presentation and discussion about the importance of these moments of "dip" in the imaginary skill development, emphasizing not only the role of the adult, but also the role of children as the target audience, dynamic , critical and self-critical of their work ... above all, as an active subject in the whole process
id RCAP_03dd3456eff06040c5dbef56287f5343
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A hora do conto: a importância de contar histórias em contexto pré-escolarEducação pré-escolarLiteratura infantilO presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do curso de mestrado de Educação Pré-Escolar. Este trabalho, cujo tema aborda “A hora do conto - A importância de contar histórias em contexto Pré-escolar”, pretende mostrar formas de dinamizar a “hora do conto” e salientar a sua importância no desenvolvimento global da criança, impulsionando a criatividade das crianças na proposta de atividades lúdicas e educativas que, com ou sem a intervenção do adulto, se pretendem dinamizadoras de aprendizagens significativas. Um dos objetivos da "Hora do Conto" é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de atrair as crianças para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. As histórias voam nas asas da sua imaginação, estimulando nelas a curiosidade pelos saberes, o gosto pela descoberta. É neste contexto que, o presente relatório pretende fazer uma apresentação e reflexão sobre a importância destes momentos de “mergulho” no imaginário no desenvolvimento de competências, enfatizando não somente o papel do adulto, mas também o papel da criança como público-alvo, dinamizador, critico e auto-critico do seu trabalho…acima de tudo, como sujeito ativo em todo o processo. ABSTRACT This report comes under the work experience of the master program of Preschool Education. This work addresses the theme "The story time - The importance of storytelling in the context Preschool", aims to show ways of stepping up "story time" and highlight its importance in the overall development of the child, fostering creativity children in the proposed play and educational activities that, with or without adult intervention, whether to a motor of significant learning. One of the goals of "Story Time" storytelling is so cheerful and pleasant, to attract children to the world of literature and thus, help in the formation of new readers. The stories fly on the wings of his imagination, stimulating curiosity for knowledge in them, the taste for discovery. In this context, this report aims to make a presentation and discussion about the importance of these moments of "dip" in the imaginary skill development, emphasizing not only the role of the adult, but also the role of children as the target audience, dynamic , critical and self-critical of their work ... above all, as an active subject in the whole process2013-11-12T10:15:58Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1302TID:201470500porSoares, Júliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.911142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A hora do conto: a importância de contar histórias em contexto pré-escolar
title A hora do conto: a importância de contar histórias em contexto pré-escolar
spellingShingle A hora do conto: a importância de contar histórias em contexto pré-escolar
Soares, Júlia
Educação pré-escolar
Literatura infantil
title_short A hora do conto: a importância de contar histórias em contexto pré-escolar
title_full A hora do conto: a importância de contar histórias em contexto pré-escolar
title_fullStr A hora do conto: a importância de contar histórias em contexto pré-escolar
title_full_unstemmed A hora do conto: a importância de contar histórias em contexto pré-escolar
title_sort A hora do conto: a importância de contar histórias em contexto pré-escolar
author Soares, Júlia
author_facet Soares, Júlia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Literatura infantil
topic Educação pré-escolar
Literatura infantil
description O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do curso de mestrado de Educação Pré-Escolar. Este trabalho, cujo tema aborda “A hora do conto - A importância de contar histórias em contexto Pré-escolar”, pretende mostrar formas de dinamizar a “hora do conto” e salientar a sua importância no desenvolvimento global da criança, impulsionando a criatividade das crianças na proposta de atividades lúdicas e educativas que, com ou sem a intervenção do adulto, se pretendem dinamizadoras de aprendizagens significativas. Um dos objetivos da "Hora do Conto" é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de atrair as crianças para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. As histórias voam nas asas da sua imaginação, estimulando nelas a curiosidade pelos saberes, o gosto pela descoberta. É neste contexto que, o presente relatório pretende fazer uma apresentação e reflexão sobre a importância destes momentos de “mergulho” no imaginário no desenvolvimento de competências, enfatizando não somente o papel do adulto, mas também o papel da criança como público-alvo, dinamizador, critico e auto-critico do seu trabalho…acima de tudo, como sujeito ativo em todo o processo. ABSTRACT This report comes under the work experience of the master program of Preschool Education. This work addresses the theme "The story time - The importance of storytelling in the context Preschool", aims to show ways of stepping up "story time" and highlight its importance in the overall development of the child, fostering creativity children in the proposed play and educational activities that, with or without adult intervention, whether to a motor of significant learning. One of the goals of "Story Time" storytelling is so cheerful and pleasant, to attract children to the world of literature and thus, help in the formation of new readers. The stories fly on the wings of his imagination, stimulating curiosity for knowledge in them, the taste for discovery. In this context, this report aims to make a presentation and discussion about the importance of these moments of "dip" in the imaginary skill development, emphasizing not only the role of the adult, but also the role of children as the target audience, dynamic , critical and self-critical of their work ... above all, as an active subject in the whole process
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-12T10:15:58Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1302
TID:201470500
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1302
identifier_str_mv TID:201470500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621896486912