A importância das histórias no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Juliana Helena Alvoeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23129
Resumo: O presente relatório intitulado “A importância das histórias no Pré-escolar” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é um documento ilustrativo, reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividades do Pré-Escolar e os seus benefícios, a promoção dos hábitos de leitura das crianças, o papel do educador de infância e da família na leitura de histórias, a relação das crianças com o livro de histórias e a importância das ilustrações, entre outros. De forma a responder à questão de investigação, foram utilizados questionários direcionados às crianças, aos seus pais e à educadora. Mediante este método de investigação foi possível verificar os hábitos de leitura dos inquiridos, tais como: o hábito de ler/contar histórias, qual o espaço das histórias em casa e em contexto de sala de atividades, e qual a perspetiva dos pais e da educadora sobre a importância das mesmas. Com esta investigação, pretende-se determinar o que podem as crianças desenvolver a partir da mediação de histórias, como é operacionalizado esse processo e quais os contributos que a literatura infantil pode trazer numa dimensão oral, que na maioria das vezes não é registada, mas é desenvolvida. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias no imaginário das crianças, no desenvolvimento das suas competências, enfatizando não só o papel do adulto mas, também, o papel da criança como público-alvo.
id RCAP_74f81ce0de6011f21d81be0c773fd14b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das histórias no pré-escolarCriançasLeitura e Exploração de HistóriasEducação Pré-EscolarLiteratura InfantilO presente relatório intitulado “A importância das histórias no Pré-escolar” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é um documento ilustrativo, reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividades do Pré-Escolar e os seus benefícios, a promoção dos hábitos de leitura das crianças, o papel do educador de infância e da família na leitura de histórias, a relação das crianças com o livro de histórias e a importância das ilustrações, entre outros. De forma a responder à questão de investigação, foram utilizados questionários direcionados às crianças, aos seus pais e à educadora. Mediante este método de investigação foi possível verificar os hábitos de leitura dos inquiridos, tais como: o hábito de ler/contar histórias, qual o espaço das histórias em casa e em contexto de sala de atividades, e qual a perspetiva dos pais e da educadora sobre a importância das mesmas. Com esta investigação, pretende-se determinar o que podem as crianças desenvolver a partir da mediação de histórias, como é operacionalizado esse processo e quais os contributos que a literatura infantil pode trazer numa dimensão oral, que na maioria das vezes não é registada, mas é desenvolvida. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias no imaginário das crianças, no desenvolvimento das suas competências, enfatizando não só o papel do adulto mas, também, o papel da criança como público-alvo.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumPimentel, Juliana Helena Alvoeiro2018-06-20T10:01:50Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23129201925370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:10.238368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das histórias no pré-escolar
title A importância das histórias no pré-escolar
spellingShingle A importância das histórias no pré-escolar
Pimentel, Juliana Helena Alvoeiro
Crianças
Leitura e Exploração de Histórias
Educação Pré-Escolar
Literatura Infantil
title_short A importância das histórias no pré-escolar
title_full A importância das histórias no pré-escolar
title_fullStr A importância das histórias no pré-escolar
title_full_unstemmed A importância das histórias no pré-escolar
title_sort A importância das histórias no pré-escolar
author Pimentel, Juliana Helena Alvoeiro
author_facet Pimentel, Juliana Helena Alvoeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Juliana Helena Alvoeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Leitura e Exploração de Histórias
Educação Pré-Escolar
Literatura Infantil
topic Crianças
Leitura e Exploração de Histórias
Educação Pré-Escolar
Literatura Infantil
description O presente relatório intitulado “A importância das histórias no Pré-escolar” surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este é um documento ilustrativo, reflexivo e crítico, que aborda temas como a leitura e exploração de histórias em contexto de sala de atividades do Pré-Escolar e os seus benefícios, a promoção dos hábitos de leitura das crianças, o papel do educador de infância e da família na leitura de histórias, a relação das crianças com o livro de histórias e a importância das ilustrações, entre outros. De forma a responder à questão de investigação, foram utilizados questionários direcionados às crianças, aos seus pais e à educadora. Mediante este método de investigação foi possível verificar os hábitos de leitura dos inquiridos, tais como: o hábito de ler/contar histórias, qual o espaço das histórias em casa e em contexto de sala de atividades, e qual a perspetiva dos pais e da educadora sobre a importância das mesmas. Com esta investigação, pretende-se determinar o que podem as crianças desenvolver a partir da mediação de histórias, como é operacionalizado esse processo e quais os contributos que a literatura infantil pode trazer numa dimensão oral, que na maioria das vezes não é registada, mas é desenvolvida. É neste contexto que este Relatório Final pretende fazer uma reflexão sobre a importância das histórias no imaginário das crianças, no desenvolvimento das suas competências, enfatizando não só o papel do adulto mas, também, o papel da criança como público-alvo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
2018-06-20T10:01:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23129
201925370
url http://hdl.handle.net/10400.26/23129
identifier_str_mv 201925370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130025976397824