Gestão por processos na rede de bibliotecas de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casimiro, Gabriel Filipe Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34794
Resumo: A integração de princípios que fomentem uma gestão organizacional eficaz assume, num mercado cada vez mais competitivo e volátil, um papel preponderante na adaptação e na inovação contínua das organizações. Para assumirem uma melhoria sustentada, proporcionando ininterruptamente a criação e o ajustamento de serviços, recursos e produtos aos requisitos da comunidade, as bibliotecas públicas necessitam de implementar estratégias condignas ao seu contexto organizacional. O desafio consiste em determinar os princípios e métodos adequados a cada contexto organizacional. Nesta perspetiva este trabalho debruçou-se sobre a gestão por processos. Trata-se de uma abordagem inserida numa filosofia de gestão pela qualidade com enfoque na melhoria contínua das organizações, para responder adequadamente às transformações do ambiente envolvente. A sua integração num sistema determina uma visão sistémica e alinhada dos processos chave organizacionais, através da definição e da operacionalização de princípios estratégicos para satisfazer as expetativas dos clientes. A gestão por processos fornece pressupostos e métodos para as organizações definirem, desenharem, implementarem e operacionalizarem um plano estratégico credível nas fases de planeamento, implementação, monitorização e avaliação. A finalidade consiste em determinar numa organização um fluxo de atividades encadeadas que acrescentam valor a cada ação produzida. Trabalhar nesta dinâmica significa analisar todas as atividades existentes, definir prioridades, identificar potenciais problemas, determinar as suas causas e decidir como abordá-las para implementar ações eficazes nas organizações com base em dados objetivos. Com base nestes pressupostos optou-se por fazer um estudo de caso sobre a Rede de Bibliotecas de Lisboa analisando o seu modelo organizacional, com enfoque nos princípios da gestão por processos. Para identificar e compreender as causas e as razões dos processos chave do objeto de estudo procedeu-se ao mapeamento das atividades captadas desde a primeira biblioteca implementada no século XIX até 2017. A investigação efetuada permitiu observar a interceção dos elementos fundamentais das atividades operacionalizadas, determinando-se a sua categorização e a análise em vários processos: modelos organizacionais criados; ciclos de inovação; edifícios e infraestruturas; recursos humanos; coleção; serviços prestados: marcas legais e normativas; monitorização e avaliação do desempenho processual. Os resultados alcançados neste estudo proporcionam benefícios em vários âmbitos. Num sentido micro, a análise à Rede de Bibliotecas de Lisboa possibilitou tanto a identificação, a compreensão e a análise das atividades preferenciais empreendidas, como a identificação de não conformidades e causas desses problemas, possibilitando ao sistema biblioteconómico implementar medidas objetivas para melhorar o seu desempenho. Na perspetiva macro, mostrou que os princípios analisados e propostos nesta investigação podem apoiar sistemas organizacionais biblioteconómicos numa perspetiva de gestão. A finalidade consiste em proporcionar às bibliotecas públicas medidas que sustentem objetivamente as tomadas de decisão empreendidas para fomentar o seu papel na sociedade, aumentar a satisfação dos clientes e beneficiar a eficácia das suas ações.
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Trata-se de uma abordagem inserida numa filosofia de gestão pela qualidade com enfoque na melhoria contínua das organizações, para responder adequadamente às transformações do ambiente envolvente. A sua integração num sistema determina uma visão sistémica e alinhada dos processos chave organizacionais, através da definição e da operacionalização de princípios estratégicos para satisfazer as expetativas dos clientes. A gestão por processos fornece pressupostos e métodos para as organizações definirem, desenharem, implementarem e operacionalizarem um plano estratégico credível nas fases de planeamento, implementação, monitorização e avaliação. A finalidade consiste em determinar numa organização um fluxo de atividades encadeadas que acrescentam valor a cada ação produzida. Trabalhar nesta dinâmica significa analisar todas as atividades existentes, definir prioridades, identificar potenciais problemas, determinar as suas causas e decidir como abordá-las para implementar ações eficazes nas organizações com base em dados objetivos. Com base nestes pressupostos optou-se por fazer um estudo de caso sobre a Rede de Bibliotecas de Lisboa analisando o seu modelo organizacional, com enfoque nos princípios da gestão por processos. Para identificar e compreender as causas e as razões dos processos chave do objeto de estudo procedeu-se ao mapeamento das atividades captadas desde a primeira biblioteca implementada no século XIX até 2017. A investigação efetuada permitiu observar a interceção dos elementos fundamentais das atividades operacionalizadas, determinando-se a sua categorização e a análise em vários processos: modelos organizacionais criados; ciclos de inovação; edifícios e infraestruturas; recursos humanos; coleção; serviços prestados: marcas legais e normativas; monitorização e avaliação do desempenho processual. Os resultados alcançados neste estudo proporcionam benefícios em vários âmbitos. Num sentido micro, a análise à Rede de Bibliotecas de Lisboa possibilitou tanto a identificação, a compreensão e a análise das atividades preferenciais empreendidas, como a identificação de não conformidades e causas desses problemas, possibilitando ao sistema biblioteconómico implementar medidas objetivas para melhorar o seu desempenho. Na perspetiva macro, mostrou que os princípios analisados e propostos nesta investigação podem apoiar sistemas organizacionais biblioteconómicos numa perspetiva de gestão. A finalidade consiste em proporcionar às bibliotecas públicas medidas que sustentem objetivamente as tomadas de decisão empreendidas para fomentar o seu papel na sociedade, aumentar a satisfação dos clientes e beneficiar a eficácia das suas ações.The integration of principles that foster effective organizational management, in an increasingly competitive and volatile market, plays a leading role in the adaptation and continuous innovation of organizations. In order to make a sustained improvement, by continuously providing the creation and adjustment of services, resources and products to the requirements of the community, public libraries need to implement strategies appropriate to their organizational context. The challenge is to determine the principles and methods appropriate to each organizational context. In this perspective, this work dealt with the management by processes. This approach is part of a philosophy of quality management focused on the continuous improvement of organizations, in order to respond adequately to the changes in the surrounding environment. Their integration into a system determines a systemic and aligned view of key organizational processes by defining and operating strategic principles to meet customer expectations. Process management provides assumptions and methods for organizations to define, design, implement and operationalize a credible strategic plan at the planning, implementation, and monitoring and evaluation stages. The purpose is to determine in an organization a stream of threaded activities that add value to each action produced. Working in this dynamic means analyzing all existing activities, setting priorities, identifying potential problems, determining their causes, and deciding how to approach them to implement effective actions in organizations based on objective data. Based on these assumptions, we chose to make a case study about the Lisbon Library Network analyzing its organizational model, focusing on the principles of process management. In order to identify and understand the causes and reasons for the key processes of the object of study, the activities captured from the first library implemented in the nineteenth century up to 2017 were mapped. The investigation carried out allowed observing the interception of the fundamental elements of the operational activities, determining its categorization and analysis in several processes: organizational models created; cycles of innovation; buildings and infrastructures; human Resources; collection; services provided: legal and regulatory trademarks; monitoring and evaluation of procedural performance. The results achieved in this study provide benefits in several areas. In a micro sense, the analysis to the Lisbon Library Network allowed the identification, understanding and analysis of the preferred activities undertaken, as well as the identification of nonconformities and causes of these problems, enabling the library system to implement objective measures to improve its performance. In the macro perspective, it showed that the principles analyzed and proposed in this research can support organizational library systems in a management perspective. The purpose is to provide public libraries with measures that objectively support the decision-making undertaken to enhance their role in society, increase customer satisfaction and benefit from the effectiveness of their actions.Silva, Carlos Guardado daProença, Maria CarlaRepositório da Universidade de LisboaCasimiro, Gabriel Filipe Rodrigues da Silva2018-09-12T15:09:28Z2018-07-232018-05-282018-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34794TID:201953730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:25.931783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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