A nova biblioteconomia na cidade de Lisboa : estudo de caso sobre a biblioteca pública de Orlando Ribeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Marisa Alexandra do Carmo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/30431
Resumo: No séc. XXI, as bibliotecas têm sido entendidas, em teoria, como espaços administrados por bibliotecários, de suporte à comunidade e onde se promove a facilitação e a criação de conhecimento. Contudo, é necessário entender se, na prática, se desenvolvem e se aplicam as novas propostas teóricas na área da biblioteconomia. Neste sentido, este trabalho pretende descobrir e estudar, no contexto das bibliotecas públicas portuguesas, essas novas formas de abordagem, de forma a avaliar o potencial das bibliotecas e dos bibliotecários e a sua capacidade para fazer o bem e melhorar a sociedade. O enquadramento teórico deste relatório de estágio centra-se nas propostas teóricas que deram origem ao conceito de «nova biblioteconomia», criado por R. David Lankes. Na mesma linha de pensamento serão também tidos em conta outros autores estrangeiros e portugueses que têm abordado temáticas semelhantes. Com este estudo procura-se compreender a circulação de ideias, teorias e práticas na Ciência da Informação, mediante a observação do quotidiano da biblioteca pública Orlando Ribeiro, localizada no bairro de Telheiras, em Lisboa, e elemento da rede das BLX. Metodologicamente, a observação é apoiada por uma grelha de análise que documenta a experiência do estágio, tal como pelas notas de campo. É uma investigação de natureza empírica, sob a forma de um estudo de caso, fazendo uso do método qualitativo e analisando a realidade observada de forma indutiva e a partir de uma perspectiva holística e heurística. No fim, pretender-se-á descobrir se a «nova biblioteconomia» é ou poderá ser ajustada à biblioteca pública Orlando Ribeiro e à realidade portuguesa. Conclui-se que a «nova biblioteconomia» poderá ser ajustada à biblioteca pública Orlando Ribeiro e à realidade portuguesa. Na verdade, os termos usados no Programa Estratégico Biblioteca XXI, elaborado pela Câmara Municipal de Lisboa, para reflectir sobre as bibliotecas no séc. XXI, incluem, a par da «nova biblioteconomia», a participação da comunidade, o desenvolvimento de competências, a criação de conhecimento e o melhoramento da sociedade, seja pelo tratamento e divulgação da informação, seja pelas actividades desenvolvidas ou pelo carácter social da missão da biblioteca. A biblioteca pública Orlando Ribeiro, apesar de ainda poder melhorar alguns aspectos estruturais, organizacionais e logísticos, tem uma missão social definida, bem como actividades que atraem a participação dos cidadãos, em particular o público infantil.
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O enquadramento teórico deste relatório de estágio centra-se nas propostas teóricas que deram origem ao conceito de «nova biblioteconomia», criado por R. David Lankes. Na mesma linha de pensamento serão também tidos em conta outros autores estrangeiros e portugueses que têm abordado temáticas semelhantes. Com este estudo procura-se compreender a circulação de ideias, teorias e práticas na Ciência da Informação, mediante a observação do quotidiano da biblioteca pública Orlando Ribeiro, localizada no bairro de Telheiras, em Lisboa, e elemento da rede das BLX. Metodologicamente, a observação é apoiada por uma grelha de análise que documenta a experiência do estágio, tal como pelas notas de campo. É uma investigação de natureza empírica, sob a forma de um estudo de caso, fazendo uso do método qualitativo e analisando a realidade observada de forma indutiva e a partir de uma perspectiva holística e heurística. No fim, pretender-se-á descobrir se a «nova biblioteconomia» é ou poderá ser ajustada à biblioteca pública Orlando Ribeiro e à realidade portuguesa. Conclui-se que a «nova biblioteconomia» poderá ser ajustada à biblioteca pública Orlando Ribeiro e à realidade portuguesa. Na verdade, os termos usados no Programa Estratégico Biblioteca XXI, elaborado pela Câmara Municipal de Lisboa, para reflectir sobre as bibliotecas no séc. XXI, incluem, a par da «nova biblioteconomia», a participação da comunidade, o desenvolvimento de competências, a criação de conhecimento e o melhoramento da sociedade, seja pelo tratamento e divulgação da informação, seja pelas actividades desenvolvidas ou pelo carácter social da missão da biblioteca. A biblioteca pública Orlando Ribeiro, apesar de ainda poder melhorar alguns aspectos estruturais, organizacionais e logísticos, tem uma missão social definida, bem como actividades que atraem a participação dos cidadãos, em particular o público infantil.In the XXI century, libraries have been understood, in theory, as librarian-managed spaces, as community-based spaces and where facilitation and knowledge creation are promoted. However, it is necessary to understand whether, in practice, new theoretical proposals in the field of librarianship are developed and applied. In this sense, this work intends to discover and study, in the context of portuguese public libraries, these new ways of approach, to evaluate the potential of libraries and librarians and their capacity to do good and improve society. The theoretical framework of this internship report focuses on the theoretical proposals that gave rise to the concept of «new librarianship», created by R. David Lankes. In the same line of thought, other foreign and portuguese authors who have addressed similar themes will also be considered. This study seeks to understand the circulation of ideas, theories and practices in Information Science through the observation of the daily life of the public library Orlando Ribeiro, located in the neighborhood of Telheiras, in Lisbon, and element of the BLX network. Methodologically, the observation is supported by an analysis grid that documents the experiment of the internship, as by the field notes. It is an empirical research, in the form of a case study, making use of the qualitative methods and analyzing the reality observed in an inductive way and from a holistic and heuristic perspective. In the end, it will be tried to find out if the «new librarianship» is or can be adjusted to the public library Orlando Ribeiro and to the portuguese reality. It is concluded that the «new librarianship» can be adjusted to the public library Orlando Ribeiro and to the portuguese reality. In fact, the terms used in the Programa Estratégico Biblioteca XXI, prepared by the Lisbon Municipality, to reflect on the libraries in the XXI century, include, in addition to the «new librarianship», community participation, skills development, knowledge creation and improvement of society, whether for the treatment and dissemination of information, for the activities carried out or for the social nature of the library's mission. The public library Orlando Ribeiro, although it can still improve some structural, organizational and logistic aspects, has a defined social mission, as well as activities that attract the participation of the citizens, in particular the children's public.Silva, Carlos Guardado daRevez, JorgeRepositório da Universidade de LisboaCerqueira, Marisa Alexandra do Carmo2018-01-12T09:24:52Z2017-12-1920172017-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30431TID:201793865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:23:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:11.280497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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