Por uma educação sonoro-musical e patrimonial através dos sinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE PAULA, RODRIGO
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31813
Resumo: A partir da obra Leçon de musique (c. 1965) de René Magritte e os elementos que a constitui, da pedagogia sonora do compositor Murray Schafer e do estudo histórico sobre a prática sineira em Portugal, o objetivo desse texto é apresentar uma retrospetiva da obra schaferiana dedicada à educação musical criativa e abordar as possibilidades de utilização do sino como um instrumento protagonista em atividades pedagógicas que serão desenvolvidas em escolas eborenses do Ensino Básico, no âmbito do projeto Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora - PASEV, da Universidade de Évora. Serão contempladas, a partir da investigação musicológica, metodologias relacionadas ao conceito de soundscape, à educação musical e à noção de património, como estratégia para criar uma conexão entre esses domínios visando despertar, nos alunos, uma escuta mais consciente, reflexiva, associada não somente ao desenvolvimento de uma aprendizagem sonoro-musical mais ampla, mas também às questões patrimoniais.
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