A produção artístico-pedagógica de Murray Schafer e a Bauhaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, João Lucio de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214720
Resumo: Esta pesquisa de natureza bibliográfica e documental tem como objetivo investigar parte do trabalho artístico e pedagógico do compositor, escritor, artista visual, projetista acústico e educador musical canadense R. Murray Schafer, e das influências que recebeu de propostas filosóficas, artísticas e pedagógicas de artistas-educadores da escola de artes alemã Bauhaus, entre eles, Walter Gropius, Johannes Itten, Paul Klee e Wassily Kandinsky. Consideramos influência o que foi citado pelo compositor e por outros (as) autores (as) nos textos estudados e acrescentaremos possíveis aproximações quando identificarmos certa semelhança em referências não explícitas. A atuação deste compositor dialoga com as diversas linguagens artísticas e situações epistemológicas ligadas a outras áreas de conhecimento, o que determina a adoção de um pensamento artístico de natureza interdisciplinar. Nesse sentido estão presentes na pesquisa, princípios ativos veiculados nas artes visuais, nas artes integradas, na educação musical, na composição musical e, principalmente, aqueles disseminados pela Escola Bauhaus. A dissertação apresenta um traçado panorâmico do trabalho artístico e pedagógico realizado pelo compositor, avalia a sua conduta interdisciplinar na confecção desta produção e algumas das propostas da Escola Bauhaus adotadas, no intuito de encontrar algumas das correspondências existentes entre esta escola e o compositor, seja na sua produção composicional, na sua proposta pedagógica e no Projeto Paisagem Sonora de sua autoria. No levantamento bibliográfico efetuado, constatou-se a ausência de uma investigação contemplando a relação que este compositor teve com esta Escola. A conclusão desta investigação poderá trazer aos educadores musicais, subsídios para atuar de forma integrada com todas as linguagens artísticas e com um ensino musical voltado para um entendimento estético mais sensibilizador e interdisciplinar, conforme propõem os documentos curriculares legais voltados para o ensino musical na educação básica.
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spelling A produção artístico-pedagógica de Murray Schafer e a BauhausThe artistic-pedagogical production of Murray Schafer and the BauhausMurray SchaferEscola BauhausPensamento InterdisciplinarArtes integradasMurray SchaferBauhaus SchoolInterdisciplinary thinkingIntegrated artsEsta pesquisa de natureza bibliográfica e documental tem como objetivo investigar parte do trabalho artístico e pedagógico do compositor, escritor, artista visual, projetista acústico e educador musical canadense R. Murray Schafer, e das influências que recebeu de propostas filosóficas, artísticas e pedagógicas de artistas-educadores da escola de artes alemã Bauhaus, entre eles, Walter Gropius, Johannes Itten, Paul Klee e Wassily Kandinsky. Consideramos influência o que foi citado pelo compositor e por outros (as) autores (as) nos textos estudados e acrescentaremos possíveis aproximações quando identificarmos certa semelhança em referências não explícitas. A atuação deste compositor dialoga com as diversas linguagens artísticas e situações epistemológicas ligadas a outras áreas de conhecimento, o que determina a adoção de um pensamento artístico de natureza interdisciplinar. Nesse sentido estão presentes na pesquisa, princípios ativos veiculados nas artes visuais, nas artes integradas, na educação musical, na composição musical e, principalmente, aqueles disseminados pela Escola Bauhaus. A dissertação apresenta um traçado panorâmico do trabalho artístico e pedagógico realizado pelo compositor, avalia a sua conduta interdisciplinar na confecção desta produção e algumas das propostas da Escola Bauhaus adotadas, no intuito de encontrar algumas das correspondências existentes entre esta escola e o compositor, seja na sua produção composicional, na sua proposta pedagógica e no Projeto Paisagem Sonora de sua autoria. No levantamento bibliográfico efetuado, constatou-se a ausência de uma investigação contemplando a relação que este compositor teve com esta Escola. A conclusão desta investigação poderá trazer aos educadores musicais, subsídios para atuar de forma integrada com todas as linguagens artísticas e com um ensino musical voltado para um entendimento estético mais sensibilizador e interdisciplinar, conforme propõem os documentos curriculares legais voltados para o ensino musical na educação básica.This bibliographical and documental research aims to investigate part of the artistic and pedagogical work on the Canadian composer, writer, visual artist, acoustic designer and musical educator R. Murray Schafer, and his influences philosophical, artistic and pedagogical proposals of artists-educators from Bauhaus, a German School of Arts, such as Walter Gropius, Johannes Itten, Paul Klee and Wassily Kandinsky. The interventions of this composer interact with several artistic languages and epistemological situations connected with other areas of knowledge, which determine the use of an interdisciplinary artistic thinking. In this regard, active principles conveyed in the visual arts, integrated arts, musical education, musical composition and the mainly those disseminated by the Bauhaus School are present in the research. The dissertation demonstrates a panoramic outline of the composer’s work, examines his interdisciplinarity practice in the elaboration of this production and some of the proposals adapted by the Bauhaus School, in order to find an existing connection between the school and the composer, whether in his Composing Production of his own. In the bibliographical survey previously carried out, it was observed the absence of an investigation regarding the relationship that the composer had with the school. The conclusion of this investigation may provide music education with contributions to work in an integrated way with all artistic languages with musical education focused on a more sensitizing and interdisciplinary aesthetic knowledge, as proposed by legal documents aimed at musical education in Basic Education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, João Lucio de2021-10-11T16:07:42Z2021-10-11T16:07:42Z2021-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21472033004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-01T06:18:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214720Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:50:37.923324Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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