Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Sofia Faustino da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9804
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer toda a aprendizagem efetuada ao longo do presente ano letivo 2017/2018, durante o estágio pedagógico na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e também na Escola Conservatório da Covilhã. Este faz referência a todas as experiências, bem como a todas as dificuldades sentidas ao longo deste processo, esmiunçando também algumas das estratégias que foram utilizadas em cada turma, para ultrapassar os demais obstáculos. De forma mais específica ao longo deste documento, primeiramente vai-se proceder a uma contextualização da escola Quinta das Palmeiras, seguida de informação detalhada e afincada sobre cada turma na qual realizei estágio (incluindo a turma de 5ºano da Escola do Conservatório). Posteriormente é também evidenciado todo o trabalho desenvolvido entre a escola e a comunidade (atividades desenvolvidas na escola), bem como a experiência de acompanhar uma direção de turma. Numa fase final é apresentado o trabalho de investigação, o qual apresenta como objetivo verificar se a aplicação de um treino de força em alunos do ensino secundário, provocaria melhorias ao nível da força dos membros superiores e inferiores. Importante mencionar que este trabalho de investigação necessitou da participação de duas turmas de 12ºano, uma para amostra e outra para o grupo de controlo. Os presentes alunos foram avaliados numa fase de pré e pós-teste.
id RCAP_04295b09532aeb2c1b16663fe99de1ce
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEscola Secundária Quinta das PalmeirasAprendizagemEducação FísicaEstágio PedagógicoExperiência VivenciadaInvestigaçãoProfessorTreino de ForçaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer toda a aprendizagem efetuada ao longo do presente ano letivo 2017/2018, durante o estágio pedagógico na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e também na Escola Conservatório da Covilhã. Este faz referência a todas as experiências, bem como a todas as dificuldades sentidas ao longo deste processo, esmiunçando também algumas das estratégias que foram utilizadas em cada turma, para ultrapassar os demais obstáculos. De forma mais específica ao longo deste documento, primeiramente vai-se proceder a uma contextualização da escola Quinta das Palmeiras, seguida de informação detalhada e afincada sobre cada turma na qual realizei estágio (incluindo a turma de 5ºano da Escola do Conservatório). Posteriormente é também evidenciado todo o trabalho desenvolvido entre a escola e a comunidade (atividades desenvolvidas na escola), bem como a experiência de acompanhar uma direção de turma. Numa fase final é apresentado o trabalho de investigação, o qual apresenta como objetivo verificar se a aplicação de um treino de força em alunos do ensino secundário, provocaria melhorias ao nível da força dos membros superiores e inferiores. Importante mencionar que este trabalho de investigação necessitou da participação de duas turmas de 12ºano, uma para amostra e outra para o grupo de controlo. Os presentes alunos foram avaliados numa fase de pré e pós-teste.This report aimed to learn all the learning during the 2017/2018 school year, during the pedagogic stage at the Quinta das Palmeiras Secondary School and also at the Covilhã Conservatory School. It also refers to all the experiences, as well as to all the difficulties experienced throughout this process, also some of the strategies that were used in each class to overcome the other obstacles. More specifically, throughout this document, we will first contextualize the Quinta das Palmeiras school, followed by detailed information about each class in which I completed the internship (including the 5th grade class at the Conservatory School). Subsequently it is also evidenced all the work developed between the school and the community (activities done in the school), as well as the experience to follow a direction of class. In a final phase the research is presented, which aims to verify if the application of a strength training in secondary students, would cause improvements in the strength of the upper and lower limbs. It is important to mention that this research work required the participation of two 12-year classes, one for the sample and another for the control group. The present students were evaluated in a pre-test and post-test phase.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumSilva, Adriana Sofia Faustino da2020-03-06T16:51:55Z2018-11-142018-09-252018-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9804TID:202356000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:52.898910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
Escola Secundária Quinta das Palmeiras
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Silva, Adriana Sofia Faustino da
Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Experiência Vivenciada
Investigação
Professor
Treino de Força
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Silva, Adriana Sofia Faustino da
author_facet Silva, Adriana Sofia Faustino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Sofia Faustino da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Experiência Vivenciada
Investigação
Professor
Treino de Força
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Experiência Vivenciada
Investigação
Professor
Treino de Força
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer toda a aprendizagem efetuada ao longo do presente ano letivo 2017/2018, durante o estágio pedagógico na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e também na Escola Conservatório da Covilhã. Este faz referência a todas as experiências, bem como a todas as dificuldades sentidas ao longo deste processo, esmiunçando também algumas das estratégias que foram utilizadas em cada turma, para ultrapassar os demais obstáculos. De forma mais específica ao longo deste documento, primeiramente vai-se proceder a uma contextualização da escola Quinta das Palmeiras, seguida de informação detalhada e afincada sobre cada turma na qual realizei estágio (incluindo a turma de 5ºano da Escola do Conservatório). Posteriormente é também evidenciado todo o trabalho desenvolvido entre a escola e a comunidade (atividades desenvolvidas na escola), bem como a experiência de acompanhar uma direção de turma. Numa fase final é apresentado o trabalho de investigação, o qual apresenta como objetivo verificar se a aplicação de um treino de força em alunos do ensino secundário, provocaria melhorias ao nível da força dos membros superiores e inferiores. Importante mencionar que este trabalho de investigação necessitou da participação de duas turmas de 12ºano, uma para amostra e outra para o grupo de controlo. Os presentes alunos foram avaliados numa fase de pré e pós-teste.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-14
2018-09-25
2018-11-14T00:00:00Z
2020-03-06T16:51:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9804
TID:202356000
url http://hdl.handle.net/10400.6/9804
identifier_str_mv TID:202356000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390137511936