Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Mariana Rebelo Ribeiro Centeno de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10919
Resumo: O estágio pedagógico é a primeira integração em contexto real de um professor de Educação Física, onde este pode colocar em prática os conhecimentos aprendidos anteriormente. O primeiro capítulo visa explicar a experiência no contexto escolar de um professor estagiário em Educação Física ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo de 2019-2020. Pretende-se evidenciar todo o processo de ensino e aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade, bem como uma introspeção sobre todo o trabalho concretizado. O segundo capítulo é dedicado ao trabalho de investigação, que teve como intuito compreender o efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores, em contexto escolar, utilizando como referência o teste “flexões de braços” da bateria de testes do FITescola. Um programa de treino específico para a força dos membros superiores foi aplicado a alunos do décimo ano, em forma de circuito, durante oito semanas. Neste estudo participaram 36 alunos, divididos por um grupo experimental (n=17) e um grupo de controlo (n=19) os quais realizaram um pré-teste no final do primeiro período e um pós-teste no final do segundo período. Os resultados obtidos indicaram que houve uma evolução significativa do “pré-teste” (11.59 ± 9.014) para o “pós-teste (16.00 ± 7.608) e que a variável “sexo” é um fator de influência nos resultados obtidos.
id RCAP_a259d0c3aa9794ce65e509483b6bf787
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolarRelatório de Estágio PedagógicoEducação FísicaEstágio PedagógicoFitescolaForçaPrograma de TreinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO estágio pedagógico é a primeira integração em contexto real de um professor de Educação Física, onde este pode colocar em prática os conhecimentos aprendidos anteriormente. O primeiro capítulo visa explicar a experiência no contexto escolar de um professor estagiário em Educação Física ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo de 2019-2020. Pretende-se evidenciar todo o processo de ensino e aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade, bem como uma introspeção sobre todo o trabalho concretizado. O segundo capítulo é dedicado ao trabalho de investigação, que teve como intuito compreender o efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores, em contexto escolar, utilizando como referência o teste “flexões de braços” da bateria de testes do FITescola. Um programa de treino específico para a força dos membros superiores foi aplicado a alunos do décimo ano, em forma de circuito, durante oito semanas. Neste estudo participaram 36 alunos, divididos por um grupo experimental (n=17) e um grupo de controlo (n=19) os quais realizaram um pré-teste no final do primeiro período e um pós-teste no final do segundo período. Os resultados obtidos indicaram que houve uma evolução significativa do “pré-teste” (11.59 ± 9.014) para o “pós-teste (16.00 ± 7.608) e que a variável “sexo” é um fator de influência nos resultados obtidos.The pedagogical internship is the first contact that a physical education teacher has with the actual school reality, and it is where they can practice everything that they have previously learned. The first chapter aims to outline the experience of a trainee physical education teacher within the school context throughout the internship that was carried out at Escola Secundária Campos Melo, in Covilhã, in the school year 2019-2020. This paper aims to show the entire teaching and learning process involved and the trainee teacher’s engagement with the school and the community, and it also intends to be a reflection on all the work that was carried out throughout the year. The second chapter refers to the research work, the goal of which was to improve the understanding of how an upper-limb strength training program, within the school context, may influence the development of specific strength, using the “push-up” test from the FITescola test battery as a reference. A specific upper-limb strength training program was applied to 10th-grade students, as a circuit, for eight weeks. Thirty-six students took part in this study, which were divided into an experimental group (n = 16) and a control group (n = 19) that performed a pre-test that was carried out at the end of the first term, as well as a post-test at the end of the second term. The results indicated that there was a significant evolution from the “pre-test” (11,59 ± 9,014) to the “post-test” (16,00 ± 7,608), and that the “gender” variable is a contributor to the results obtained.Vicente, António Manuel NevesFigueiredo, Sérgio Miguel PoncianouBibliorumCastro, Mariana Rebelo Ribeiro Centeno de2020-12-28T16:20:02Z2020-07-232020-06-302020-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10919TID:202567508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:48.297677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar
Relatório de Estágio Pedagógico
title Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar
spellingShingle Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar
Castro, Mariana Rebelo Ribeiro Centeno de
Educação Física
Estágio Pedagógico
Fitescola
Força
Programa de Treino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar
title_full Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar
title_fullStr Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar
title_full_unstemmed Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar
title_sort Efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores em contexto escolar
author Castro, Mariana Rebelo Ribeiro Centeno de
author_facet Castro, Mariana Rebelo Ribeiro Centeno de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, António Manuel Neves
Figueiredo, Sérgio Miguel Ponciano
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Mariana Rebelo Ribeiro Centeno de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Fitescola
Força
Programa de Treino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Fitescola
Força
Programa de Treino
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O estágio pedagógico é a primeira integração em contexto real de um professor de Educação Física, onde este pode colocar em prática os conhecimentos aprendidos anteriormente. O primeiro capítulo visa explicar a experiência no contexto escolar de um professor estagiário em Educação Física ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, no ano letivo de 2019-2020. Pretende-se evidenciar todo o processo de ensino e aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade, bem como uma introspeção sobre todo o trabalho concretizado. O segundo capítulo é dedicado ao trabalho de investigação, que teve como intuito compreender o efeito de um programa de treino de força aplicado aos membros superiores, em contexto escolar, utilizando como referência o teste “flexões de braços” da bateria de testes do FITescola. Um programa de treino específico para a força dos membros superiores foi aplicado a alunos do décimo ano, em forma de circuito, durante oito semanas. Neste estudo participaram 36 alunos, divididos por um grupo experimental (n=17) e um grupo de controlo (n=19) os quais realizaram um pré-teste no final do primeiro período e um pós-teste no final do segundo período. Os resultados obtidos indicaram que houve uma evolução significativa do “pré-teste” (11.59 ± 9.014) para o “pós-teste (16.00 ± 7.608) e que a variável “sexo” é um fator de influência nos resultados obtidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28T16:20:02Z
2020-07-23
2020-06-30
2020-07-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10919
TID:202567508
url http://hdl.handle.net/10400.6/10919
identifier_str_mv TID:202567508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136398075232256