Efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física, no desempenho tático e na motivação numa turma do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ricardo António Ramos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13664
Resumo: O presente documento foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do segundo ano de estudos Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade da Beira Interior (UBI). Neste estão relatadas todas as experiências vivenciadas durante o estágio que decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP), no ano letivo 2022/2023. Este relatório apresenta-se estruturado em dois capítulos. No primeiro, denominado “Intervenção Pedagógica”, está exposto o trabalho desenvolvido, desde o planeamento até a avaliação, para os 2.º e 3.º Ciclos e Ensino secundário, passando pelo trabalho exercido ao nível da direção de Turma, as atividades desenvolvidas e a participação no Desporto Escolar. No segundo, denominado “Investigação e Inovação Pedagógica”, pretendeu-se analisar os efeitos da aplicação de um programa de treino multivariado em indicadores de aptidão física e desempenho de jogo, bem como na motivação dos alunos, no âmbito da lecionação de uma modalidade coletiva nas aulas de educação física. Os resultados obtidos não permitiram concluir sobre melhorias significativas nas variáveis de aptidão física e motivação dos alunos depois da aplicação do programa de treino específico. Não obstante, verificaram-se melhorias ao nível do Envolvimento no Jogo (EJ), Índice de Eficácia de Execução de Habilidades Motoras (IHM) e Índice de Ações de Apoio (IAA) do Game Performance Assessment Instrument (GPAI) embora não se possam atribuir exclusivamente à aplicação do programa, os resultados reforçam a necessidade de mais estudos serem realizados acerca do tópico de pesquisa, no sentido de serem melhor clarificadas as particularidades metodológicas que possibilitam os efeitos positivos que a literatura tem apontado acerca da aplicação deste tipo de programas em contexto escolar, no sentido de uma adequada uniformização e generalização. No entanto, confirma-se a sua utilidade pedagógica, constituindo-se como ferramenta pedagógica válida e alternativa a ser usada na parte inicial da aula, em substituição do aquecimento convencional.
id RCAP_82b083dfa4296aa54464492debd27423
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física, no desempenho tático e na motivação numa turma do Ensino SecundárioRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação FísicaEstágio PedagógicoProfessorPrograma de Treino MultivariadoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente documento foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do segundo ano de estudos Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade da Beira Interior (UBI). Neste estão relatadas todas as experiências vivenciadas durante o estágio que decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP), no ano letivo 2022/2023. Este relatório apresenta-se estruturado em dois capítulos. No primeiro, denominado “Intervenção Pedagógica”, está exposto o trabalho desenvolvido, desde o planeamento até a avaliação, para os 2.º e 3.º Ciclos e Ensino secundário, passando pelo trabalho exercido ao nível da direção de Turma, as atividades desenvolvidas e a participação no Desporto Escolar. No segundo, denominado “Investigação e Inovação Pedagógica”, pretendeu-se analisar os efeitos da aplicação de um programa de treino multivariado em indicadores de aptidão física e desempenho de jogo, bem como na motivação dos alunos, no âmbito da lecionação de uma modalidade coletiva nas aulas de educação física. Os resultados obtidos não permitiram concluir sobre melhorias significativas nas variáveis de aptidão física e motivação dos alunos depois da aplicação do programa de treino específico. Não obstante, verificaram-se melhorias ao nível do Envolvimento no Jogo (EJ), Índice de Eficácia de Execução de Habilidades Motoras (IHM) e Índice de Ações de Apoio (IAA) do Game Performance Assessment Instrument (GPAI) embora não se possam atribuir exclusivamente à aplicação do programa, os resultados reforçam a necessidade de mais estudos serem realizados acerca do tópico de pesquisa, no sentido de serem melhor clarificadas as particularidades metodológicas que possibilitam os efeitos positivos que a literatura tem apontado acerca da aplicação deste tipo de programas em contexto escolar, no sentido de uma adequada uniformização e generalização. No entanto, confirma-se a sua utilidade pedagógica, constituindo-se como ferramenta pedagógica válida e alternativa a ser usada na parte inicial da aula, em substituição do aquecimento convencional.This document was carried out within the scope of the Curricular Unit Pedagogical Internship, of the second year of studies Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Beira Interior (UBI). All the experiences lived during the internship that took place at Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP) in the academic year 2022/2023 are reported. This paper is structured in two chapters. In the first chapter, Pedagogical Intervention, the work carried out is exposed, from planning to evaluation, for the 2nd and 3rd Cycles and Secondary Education, passing through the work carried out at the level of Class Head-teaching, the activities developed and the participation in School Sport. In the second chapter, called “Investigation and Pedagogical Innovation”, it was intended to analyze the effects of applying a multivariate training program on indicators of physical fitness and game performance, as well as student motivation, within the scope of teaching a collective modality in physical education classes. The obtained results did not allow conclusions about significant improvements in the variables of physical aptitude and motivation of the students after the application of the specific training program. Nevertheless, there were improvements in terms of Game Engagement, Motor Skills Execution Effectiveness Index and Support Actions Index of the Game Performance Assessment Instrument. Although these results cannot be attributed exclusively to the application of the program, they reinforce the need for more studies to be carried out on the research topic, with the aim of better clarifying the methodological particularities that enable the positive effects that the literature has pointed out about the application of this type of programs in context school, having as a goal an adequate standardization and generalization. However, its pedagogical usefulness is confirmed, constituting itself as a valid and alternative pedagogical tool to be used in the initial part of the class, replacing the conventional warm-up.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumGomes, Ricardo António Ramos2023-11-15T11:36:08Z2023-07-202023-06-302023-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13664TID:203386620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:03.295576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física, no desempenho tático e na motivação numa turma do Ensino Secundário
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title Efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física, no desempenho tático e na motivação numa turma do Ensino Secundário
spellingShingle Efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física, no desempenho tático e na motivação numa turma do Ensino Secundário
Gomes, Ricardo António Ramos
Educação Física
Estágio Pedagógico
Professor
Programa de Treino Multivariado
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física, no desempenho tático e na motivação numa turma do Ensino Secundário
title_full Efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física, no desempenho tático e na motivação numa turma do Ensino Secundário
title_fullStr Efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física, no desempenho tático e na motivação numa turma do Ensino Secundário
title_full_unstemmed Efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física, no desempenho tático e na motivação numa turma do Ensino Secundário
title_sort Efeitos da aplicação de um programa de treino na aptidão física, no desempenho tático e na motivação numa turma do Ensino Secundário
author Gomes, Ricardo António Ramos
author_facet Gomes, Ricardo António Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Ricardo Manuel Pires
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ricardo António Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Professor
Programa de Treino Multivariado
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Professor
Programa de Treino Multivariado
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente documento foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do segundo ano de estudos Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários da Universidade da Beira Interior (UBI). Neste estão relatadas todas as experiências vivenciadas durante o estágio que decorreu na Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESFHP), no ano letivo 2022/2023. Este relatório apresenta-se estruturado em dois capítulos. No primeiro, denominado “Intervenção Pedagógica”, está exposto o trabalho desenvolvido, desde o planeamento até a avaliação, para os 2.º e 3.º Ciclos e Ensino secundário, passando pelo trabalho exercido ao nível da direção de Turma, as atividades desenvolvidas e a participação no Desporto Escolar. No segundo, denominado “Investigação e Inovação Pedagógica”, pretendeu-se analisar os efeitos da aplicação de um programa de treino multivariado em indicadores de aptidão física e desempenho de jogo, bem como na motivação dos alunos, no âmbito da lecionação de uma modalidade coletiva nas aulas de educação física. Os resultados obtidos não permitiram concluir sobre melhorias significativas nas variáveis de aptidão física e motivação dos alunos depois da aplicação do programa de treino específico. Não obstante, verificaram-se melhorias ao nível do Envolvimento no Jogo (EJ), Índice de Eficácia de Execução de Habilidades Motoras (IHM) e Índice de Ações de Apoio (IAA) do Game Performance Assessment Instrument (GPAI) embora não se possam atribuir exclusivamente à aplicação do programa, os resultados reforçam a necessidade de mais estudos serem realizados acerca do tópico de pesquisa, no sentido de serem melhor clarificadas as particularidades metodológicas que possibilitam os efeitos positivos que a literatura tem apontado acerca da aplicação deste tipo de programas em contexto escolar, no sentido de uma adequada uniformização e generalização. No entanto, confirma-se a sua utilidade pedagógica, constituindo-se como ferramenta pedagógica válida e alternativa a ser usada na parte inicial da aula, em substituição do aquecimento convencional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T11:36:08Z
2023-07-20
2023-06-30
2023-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13664
TID:203386620
url http://hdl.handle.net/10400.6/13664
identifier_str_mv TID:203386620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418911485952