Avaliação de empresa cotada: Portugal Telecom
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/9902 |
Resumo: | Em todos os mercados financeiros as empresa são avaliadas pela sua capacidade de gerar valor para os seus acionistas. Nas empresas cotadas, o seu valor oscila consoante os resultados que apresentam ao mercado. Quando os seus resultados ficam aquém daquilo que é esperado, tal reflete-se no valor que o mercado faz da empresa, revendo-o em baixa. Quando os seus resultados superam as expectativas o oposto acontece. Em mercados maduros e com dificuldades económicas, como é o caso de Portugal, as oportunidades de crescimento e consequente criação de valor são limitadas ou até inexistentes. De modo a poderem continuar a crescer e a apresentar bons resultados aos mercados é necessário que as empresas procedam à internacionalização das suas atividades, de modo a que com a escala obtida consigam cumprir com aquilo que o mercado espera delas. No caso particular da Portugal Telecom, irá ser demonstrada a importância dos mercados internacionais, mais concretamente do mercado brasileiro, para o crescimento das suas receitas e resultados e consequente geração de cash flows. Mantendo-se o mercado doméstico relativamente estável, os negócios internacionais são uma boa alavanca de crescimento. Através do método do FCFF e da avaliação por múltiplos será possível verificar que os negócios internacionais têm um papel importante na estrutura da Empresa e, juntamente com um mercado doméstico relativamente estável, são ativos essenciais na composição do seu valor de mercado. A avaliação pelo EVA permitirá observar se a Empresa está a criar ou a destruir valor. |
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Em todos os mercados financeiros as empresa são avaliadas pela sua capacidade de gerar valor para os seus acionistas. Nas empresas cotadas, o seu valor oscila consoante os resultados que apresentam ao mercado. Quando os seus resultados ficam aquém daquilo que é esperado, tal reflete-se no valor que o mercado faz da empresa, revendo-o em baixa. Quando os seus resultados superam as expectativas o oposto acontece. Em mercados maduros e com dificuldades económicas, como é o caso de Portugal, as oportunidades de crescimento e consequente criação de valor são limitadas ou até inexistentes. De modo a poderem continuar a crescer e a apresentar bons resultados aos mercados é necessário que as empresas procedam à internacionalização das suas atividades, de modo a que com a escala obtida consigam cumprir com aquilo que o mercado espera delas. No caso particular da Portugal Telecom, irá ser demonstrada a importância dos mercados internacionais, mais concretamente do mercado brasileiro, para o crescimento das suas receitas e resultados e consequente geração de cash flows. Mantendo-se o mercado doméstico relativamente estável, os negócios internacionais são uma boa alavanca de crescimento. Através do método do FCFF e da avaliação por múltiplos será possível verificar que os negócios internacionais têm um papel importante na estrutura da Empresa e, juntamente com um mercado doméstico relativamente estável, são ativos essenciais na composição do seu valor de mercado. A avaliação pelo EVA permitirá observar se a Empresa está a criar ou a destruir valor. |
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