A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes,José Licínio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502010000100010
Resumo: O texto é resultado da pesquisa docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco, “A afirmação da identidade negra pelo acesso à universidade: o projeto Negraeva”, financiada pela FUNDECT/MS e tem como objetivo problematizar a produção de identidades culturais negras por meio do currículo que circula no Ensino Superior. A compreensão de currículo é inspirada nas teorias pós-críticas, sendo visto como campo de luta e contestação, campo que produz identidades e diferenças no território da cultura. É um campo de disputa, onde algumas identidades são legitimadas, outras não.
id RCAP_0440a4053b1824d72195f6aa24d1bd68
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-72502010000100010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidadesCulturaidentidadecurrículonegroO texto é resultado da pesquisa docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco, “A afirmação da identidade negra pelo acesso à universidade: o projeto Negraeva”, financiada pela FUNDECT/MS e tem como objetivo problematizar a produção de identidades culturais negras por meio do currículo que circula no Ensino Superior. A compreensão de currículo é inspirada nas teorias pós-críticas, sendo visto como campo de luta e contestação, campo que produz identidades e diferenças no território da cultura. É um campo de disputa, onde algumas identidades são legitimadas, outras não.Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502010000100010Revista Lusófona de Educação n.15 2010reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502010000100010Backes,José Licínioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:18:08Zoai:scielo:S1645-72502010000100010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:26:25.222343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades
title A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades
spellingShingle A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades
Backes,José Licínio
Cultura
identidade
currículo
negro
title_short A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades
title_full A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades
title_fullStr A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades
title_full_unstemmed A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades
title_sort A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades
author Backes,José Licínio
author_facet Backes,José Licínio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes,José Licínio
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
identidade
currículo
negro
topic Cultura
identidade
currículo
negro
description O texto é resultado da pesquisa docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco, “A afirmação da identidade negra pelo acesso à universidade: o projeto Negraeva”, financiada pela FUNDECT/MS e tem como objetivo problematizar a produção de identidades culturais negras por meio do currículo que circula no Ensino Superior. A compreensão de currículo é inspirada nas teorias pós-críticas, sendo visto como campo de luta e contestação, campo que produz identidades e diferenças no território da cultura. É um campo de disputa, onde algumas identidades são legitimadas, outras não.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502010000100010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502010000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502010000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv Revista Lusófona de Educação n.15 2010
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137338651049984