Internet@EB1 : um estudo de impacte num agrupamento de Setúbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria do Rosário da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1295
Resumo: O contexto inovador do programa “Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico”, as múltiplas vicissitudes pelas quais passou e o facto de contar já com quatro anos de trabalho efectivo nas escolas, parecem constituir condições interessantes para levar a cabo um estudo que nos permita perceber se existem alterações no modo como os professores daquele nível de ensino integram as TIC na suas práticas lectivas. O programa foi lançado no pressuposto de que haveria um conjunto de objectivos quantitativos e qualitativos a atingir. No seu início, ficou definido que as Instituições de Ensino Superior (IES) responsáveis, em cada distrito, pela formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, assumiriam a gestão distrital do programa e que, cada uma delas, teria inteira autonomia para decidir sobre as suas opções metodológicas. À semelhança das outras IES, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE de Setúbal) optou por metodologias que foram tomando diversas formas e variantes, dependendo da especificidade encontrada em cada uma das escolas do distrito. O estudo procura perceber as alterações que, ao longo dos três primeiros anos, se verificaram no modo como os professores utilizam as tecnologias de informação e comunicação. Para atingir estes objectivos procurou-se, numa primeira fase, analisar a documentação produzida por todos os intervenientes na perspectiva de perceber como o programa foi organizado e que sucesso obteve. Numa segunda fase o estudo centra-se no Agrupamento de Escolas de Canha e Santo Isidro, pertencente ao Concelho do Montijo, Distrito de Setúbal, e tem como objectivo perceber as percepções dos intervenientes sobre o impacto do programa junto daquela comunidade. O contacto directo com professores, monitores, elementos da gestão do agrupamento e da gestão distrital permitiu-nos perceber que existe uma perspectiva de sucesso do programa que, segundo os entrevistados, alterou o modo como os professores utilizam as TIC no seu desempenho profissional e no modo como as utilizam com os alunos. No entanto, ao longo do estudo são também focados múltiplos problemas que inibiram um sucesso de maior dimensão. ABSTRACT: The innovative context of the program " Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico ", the multiple vicissitudes it went through and the fact of counting already four years of effective work in schools seem to constitute interesting conditions to develop a study that allows to perceive if there are changes in the way primary school teachers integrate ICT in their practice. The program was launched assuming that there would be a set of quantitative and qualitative goals to reach. At the beginning it was defined that the higher teaching institutions, responsible in each district for primary teachers’ training would be in charge of the district management of the program, and that each one of them would have full autonomy to decide about their methodological choices. As the other higher teaching institutions, Setúbal Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Setúbal has adopted methodologies that have been assuming several shapes and variants, according to the specificity found in every school of the district The study tries to understand the changes that took place, for three years, in the way teachers use ICT. To reach these goals we tried, at first, to analyse the documentation produced by all the intervening, in the perspective of understanding how the program has been organised and the success it has obtained. Then, the study focus on Agrupamento de Escolas de Canha e Santo Isidro, belonging to Concelho of Montijo, District of Setúbal, and its goal is to understand the perceptions of the interveners on the impact of the program in that community. The direct contact with teachers, monitors, members of school management and the district management has allowed us to understand there is a perspective of success of the program which, according to the interviewed, has changed the way teachers use ICT in their professional activities and in the way they use them with students. Nevertheless, we have also mentioned several problems, along the study, that haven’t permitted a greater success.
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No seu início, ficou definido que as Instituições de Ensino Superior (IES) responsáveis, em cada distrito, pela formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, assumiriam a gestão distrital do programa e que, cada uma delas, teria inteira autonomia para decidir sobre as suas opções metodológicas. À semelhança das outras IES, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE de Setúbal) optou por metodologias que foram tomando diversas formas e variantes, dependendo da especificidade encontrada em cada uma das escolas do distrito. O estudo procura perceber as alterações que, ao longo dos três primeiros anos, se verificaram no modo como os professores utilizam as tecnologias de informação e comunicação. Para atingir estes objectivos procurou-se, numa primeira fase, analisar a documentação produzida por todos os intervenientes na perspectiva de perceber como o programa foi organizado e que sucesso obteve. Numa segunda fase o estudo centra-se no Agrupamento de Escolas de Canha e Santo Isidro, pertencente ao Concelho do Montijo, Distrito de Setúbal, e tem como objectivo perceber as percepções dos intervenientes sobre o impacto do programa junto daquela comunidade. O contacto directo com professores, monitores, elementos da gestão do agrupamento e da gestão distrital permitiu-nos perceber que existe uma perspectiva de sucesso do programa que, segundo os entrevistados, alterou o modo como os professores utilizam as TIC no seu desempenho profissional e no modo como as utilizam com os alunos. No entanto, ao longo do estudo são também focados múltiplos problemas que inibiram um sucesso de maior dimensão. ABSTRACT: The innovative context of the program " Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico ", the multiple vicissitudes it went through and the fact of counting already four years of effective work in schools seem to constitute interesting conditions to develop a study that allows to perceive if there are changes in the way primary school teachers integrate ICT in their practice. The program was launched assuming that there would be a set of quantitative and qualitative goals to reach. At the beginning it was defined that the higher teaching institutions, responsible in each district for primary teachers’ training would be in charge of the district management of the program, and that each one of them would have full autonomy to decide about their methodological choices. As the other higher teaching institutions, Setúbal Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Setúbal has adopted methodologies that have been assuming several shapes and variants, according to the specificity found in every school of the district The study tries to understand the changes that took place, for three years, in the way teachers use ICT. To reach these goals we tried, at first, to analyse the documentation produced by all the intervening, in the perspective of understanding how the program has been organised and the success it has obtained. Then, the study focus on Agrupamento de Escolas de Canha e Santo Isidro, belonging to Concelho of Montijo, District of Setúbal, and its goal is to understand the perceptions of the interveners on the impact of the program in that community. The direct contact with teachers, monitors, members of school management and the district management has allowed us to understand there is a perspective of success of the program which, according to the interviewed, has changed the way teachers use ICT in their professional activities and in the way they use them with students. 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