Contributos das TIC na inclusão de alunos com NEE : um estudo de caso na Escola Manuel Júlio, Cidade da Praia, Ilha de Santiago - Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1332 |
Resumo: | Em Cabo Verde, embora numa forma embrionária, os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm trazido grandes benefícios à educação. Os recursos dessas tecnologias, utilizados na única entidade de âmbito nacional que teve por missão a construção progressiva de um centro de recursos para cegos do país, a escola Manuel Júlio, constituem instrumentos pedagógicos que estão à disposição dos professores e permitem oferecer aos seus alunos uma aproximação do novo, do real, e do virtual. Pensar sobre as contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação ao serviço da educação numa visão voltada para a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é uma necessidade urgente de todos os profissionais que estão envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Com o presente trabalho pretende-se trazer algumas reflexões sobre as contribuições das TIC no processo de inclusão de alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE), como instrumentos que poderão possibilitar a criação de oportunidades equitativas aos alunos. Nesta perspectiva, enfatizamos a necessidade dos professores acreditarem e promoverem mudanças significativas no sentido de dissipar barreiras em prol da construção de uma educação inclusiva, que contemple a diversidade humana. Do ponto de vista metodológico, o trabalho foi estruturado num estudo de caso apoiado em entrevistas semi-estruturadas, com professores das classes especiais da Escola Manuel Júlio, Cidade da Praia, Cabo Verde. A análise dos dados indicou a existência de preocupações por parte desses professores que trabalham com alunos deficientes visuais em se apropriarem do conhecimento e das técnicas adequadas para o uso das TIC no ensino dos cegos. Os professores entrevistados expressaram interesse e motivação para trabalharem e desenvolverem uma comunicação mais eficaz com os seus alunos. No entanto, entendem que professores de todos os níveis de ensino necessitam de formação especializada que os qualifique para o uso eficaz do computador e da Internet como instrumentos pedagógicos. ABSTRACT: In Cape Verde, not withstand the fact that in embryonic way; the progresses of the Information and Communication Technology (TIC) have brought in much profit to the Education. The resources from these technologies, used in the sole entity on the national scope, having as the main objective the progressive building of a center of resources for blind men within the country, and, having the school Manuel Julio, specialized in deficiency of sight, gather the pedagogic tools which are at disposal of the teachers and, at the same time, allow the offering of the new, real, and virtual approach to the students. Thus, thinking of the contributions of the TIC in the rendering services to the education in a perspective aiming at the inclusion of the students with the Special Educational Needs (NEE) is urgent need of all professionals who are enrolled in the process of the teaching and learning. Itʼs intended, with the current work, to bring in some remarks on the contributions of the TIC in the process of the inclusion of the Peoples With Special Educational Needs (PNEE) students, as tools that enable the creation of the equitable opportunities to the students. In this perspective, we emphasize the need of the teachers to believe and promote significant changes in a way to remove hindrances in favor of the building of inclusive education, which will regard the human diversity. From the methodological point of view, the work was carried out in a study of events based upon half-structured interviews, with teachers of special classes at Manuel Julio School, in Cidade da Praia, Cape Verde. The analysis of the data pointed out the existing worries by those teachers who work with students suffering from deficiency of sight in the acknowledgement of the suitable techniques for the use of the TIC in the teaching of the blind men. The interviewed teachers have developed a more efficient communication with their students. In the meantime, those teachers at all level of teaching need specialized forming that classifies them for the efficient use of the computer and the Internet as pedagogic tools. |
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Pensar sobre as contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação ao serviço da educação numa visão voltada para a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) é uma necessidade urgente de todos os profissionais que estão envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem. Com o presente trabalho pretende-se trazer algumas reflexões sobre as contribuições das TIC no processo de inclusão de alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE), como instrumentos que poderão possibilitar a criação de oportunidades equitativas aos alunos. Nesta perspectiva, enfatizamos a necessidade dos professores acreditarem e promoverem mudanças significativas no sentido de dissipar barreiras em prol da construção de uma educação inclusiva, que contemple a diversidade humana. Do ponto de vista metodológico, o trabalho foi estruturado num estudo de caso apoiado em entrevistas semi-estruturadas, com professores das classes especiais da Escola Manuel Júlio, Cidade da Praia, Cabo Verde. A análise dos dados indicou a existência de preocupações por parte desses professores que trabalham com alunos deficientes visuais em se apropriarem do conhecimento e das técnicas adequadas para o uso das TIC no ensino dos cegos. Os professores entrevistados expressaram interesse e motivação para trabalharem e desenvolverem uma comunicação mais eficaz com os seus alunos. No entanto, entendem que professores de todos os níveis de ensino necessitam de formação especializada que os qualifique para o uso eficaz do computador e da Internet como instrumentos pedagógicos. ABSTRACT: In Cape Verde, not withstand the fact that in embryonic way; the progresses of the Information and Communication Technology (TIC) have brought in much profit to the Education. The resources from these technologies, used in the sole entity on the national scope, having as the main objective the progressive building of a center of resources for blind men within the country, and, having the school Manuel Julio, specialized in deficiency of sight, gather the pedagogic tools which are at disposal of the teachers and, at the same time, allow the offering of the new, real, and virtual approach to the students. Thus, thinking of the contributions of the TIC in the rendering services to the education in a perspective aiming at the inclusion of the students with the Special Educational Needs (NEE) is urgent need of all professionals who are enrolled in the process of the teaching and learning. Itʼs intended, with the current work, to bring in some remarks on the contributions of the TIC in the process of the inclusion of the Peoples With Special Educational Needs (PNEE) students, as tools that enable the creation of the equitable opportunities to the students. In this perspective, we emphasize the need of the teachers to believe and promote significant changes in a way to remove hindrances in favor of the building of inclusive education, which will regard the human diversity. From the methodological point of view, the work was carried out in a study of events based upon half-structured interviews, with teachers of special classes at Manuel Julio School, in Cidade da Praia, Cape Verde. The analysis of the data pointed out the existing worries by those teachers who work with students suffering from deficiency of sight in the acknowledgement of the suitable techniques for the use of the TIC in the teaching of the blind men. The interviewed teachers have developed a more efficient communication with their students. In the meantime, those teachers at all level of teaching need specialized forming that classifies them for the efficient use of the computer and the Internet as pedagogic tools.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:32Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1332porMonteiro, Josefa da Veiga Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:04Zoai:ria.ua.pt:10773/1332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:02.029582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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