O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8803 |
Resumo: | A educação inclusiva tem como principal propósito garantir a igualdade de oportunidades, de todo e qualquer aluno, em qualquer momento do seu percurso escolar. Desde 2018, Portugal tem vindo a ser um país pioneiro pelas mudanças introduzidas, a nível legal, no que se refere à inclusão, traçando um novo rumo com novas práticas e metodologias pedagógicas diferenciadas, por forma a ultrapassar as barreiras à aprendizagem no acesso ao currículo de cada um dos alunos. O presente artigo tem como objetivo articular os pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e os princípios de uma avaliação pedagógica em contexto de sala de aula. Apresenta-se, deste modo, um contributo que enfatiza a teoria e a prática para ultrapassar as dificuldades que ainda possam persistir na conceptualização do DUA e, consequentemente, na sua operacionalização. Para tanto, propõem-se diferentes referenciais e planificações, enquanto possibilidades, de modo a elevar a qualidade das estratégias de ensino aprendizagem avaliação, assentes no princípio da equidade da inclusão. |
id |
RCAP_04652223983cb0c498b733a83aab3551 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8803 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusivaAvaliação pedagógicaEnsino-aprendizagemInclusãoDesenvolvimento CurricularBarreiras à AprendizagemAvaliação PedagógicaEducação InclusivaAbordagem MultinívelA educação inclusiva tem como principal propósito garantir a igualdade de oportunidades, de todo e qualquer aluno, em qualquer momento do seu percurso escolar. Desde 2018, Portugal tem vindo a ser um país pioneiro pelas mudanças introduzidas, a nível legal, no que se refere à inclusão, traçando um novo rumo com novas práticas e metodologias pedagógicas diferenciadas, por forma a ultrapassar as barreiras à aprendizagem no acesso ao currículo de cada um dos alunos. O presente artigo tem como objetivo articular os pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e os princípios de uma avaliação pedagógica em contexto de sala de aula. Apresenta-se, deste modo, um contributo que enfatiza a teoria e a prática para ultrapassar as dificuldades que ainda possam persistir na conceptualização do DUA e, consequentemente, na sua operacionalização. Para tanto, propõem-se diferentes referenciais e planificações, enquanto possibilidades, de modo a elevar a qualidade das estratégias de ensino aprendizagem avaliação, assentes no princípio da equidade da inclusão.BRAJETSIC-OnlineBonança, RitaMadureira, CristianaLima, Louise2023-09-21T14:21:48Z2023-08-272023-09-19T19:28:51Z2023-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8803porcv-prod-334448110.14571/brajets.v16.n2.293-306info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:26:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8803Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:26:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva |
title |
O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva |
spellingShingle |
O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva Bonança, Rita Avaliação pedagógica Ensino-aprendizagem Inclusão Desenvolvimento Curricular Barreiras à Aprendizagem Avaliação Pedagógica Educação Inclusiva Abordagem Multinível |
title_short |
O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva |
title_full |
O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva |
title_fullStr |
O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva |
title_full_unstemmed |
O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva |
title_sort |
O Desenho Universal para a Aprendizagem: planear o ensino-aprendizagem e avaliação para uma escola mais inclusiva |
author |
Bonança, Rita |
author_facet |
Bonança, Rita Madureira, Cristiana Lima, Louise |
author_role |
author |
author2 |
Madureira, Cristiana Lima, Louise |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonança, Rita Madureira, Cristiana Lima, Louise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação pedagógica Ensino-aprendizagem Inclusão Desenvolvimento Curricular Barreiras à Aprendizagem Avaliação Pedagógica Educação Inclusiva Abordagem Multinível |
topic |
Avaliação pedagógica Ensino-aprendizagem Inclusão Desenvolvimento Curricular Barreiras à Aprendizagem Avaliação Pedagógica Educação Inclusiva Abordagem Multinível |
description |
A educação inclusiva tem como principal propósito garantir a igualdade de oportunidades, de todo e qualquer aluno, em qualquer momento do seu percurso escolar. Desde 2018, Portugal tem vindo a ser um país pioneiro pelas mudanças introduzidas, a nível legal, no que se refere à inclusão, traçando um novo rumo com novas práticas e metodologias pedagógicas diferenciadas, por forma a ultrapassar as barreiras à aprendizagem no acesso ao currículo de cada um dos alunos. O presente artigo tem como objetivo articular os pressupostos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e os princípios de uma avaliação pedagógica em contexto de sala de aula. Apresenta-se, deste modo, um contributo que enfatiza a teoria e a prática para ultrapassar as dificuldades que ainda possam persistir na conceptualização do DUA e, consequentemente, na sua operacionalização. Para tanto, propõem-se diferentes referenciais e planificações, enquanto possibilidades, de modo a elevar a qualidade das estratégias de ensino aprendizagem avaliação, assentes no princípio da equidade da inclusão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-21T14:21:48Z 2023-08-27 2023-09-19T19:28:51Z 2023-08-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8803 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
cv-prod-3344481 10.14571/brajets.v16.n2.293-306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BRAJETS |
publisher.none.fl_str_mv |
BRAJETS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547295378374656 |