Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400007 |
Resumo: | Este ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível. |
id |
ANPPGA-1_77eb9c56b1419f56b74d683e38d5c5f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552004000400007 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizaçõesaprendizagemtransferência de aprendizagemtreinamento e desenvolvimentoabordagem multinívelEste ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400007Revista de Administração Contemporânea v.8 n.4 2004reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552004000400007info:eu-repo/semantics/openAccessPantoja,Maria JúliaBorges-Andrade,Jairo Eduardopor2009-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552004000400007Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-03-24T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
title |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
spellingShingle |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações Pantoja,Maria Júlia aprendizagem transferência de aprendizagem treinamento e desenvolvimento abordagem multinível |
title_short |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
title_full |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
title_fullStr |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
title_full_unstemmed |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
title_sort |
Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações |
author |
Pantoja,Maria Júlia |
author_facet |
Pantoja,Maria Júlia Borges-Andrade,Jairo Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Borges-Andrade,Jairo Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pantoja,Maria Júlia Borges-Andrade,Jairo Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem transferência de aprendizagem treinamento e desenvolvimento abordagem multinível |
topic |
aprendizagem transferência de aprendizagem treinamento e desenvolvimento abordagem multinível |
description |
Este ensaio inicialmente discute os conceitos de aprendizagem e de transferência de aprendizagem nas organizações, partindo das controvérsias teóricas existentes na psicologia e dos usos desses termos na linguagem cotidiana. Depois, sintetiza os princípios da abordagem multinível para a construção de teoria e a realização de pesquisa nas organizações e demonstra como eles podem ser aplicados para a compreensão da transferência de aprendizagem decorrente dos processos de treinamento e desenvolvimento. Faz então um levantamento da produção nacional de pesquisas sobre transferência de aprendizagem nas organizações, mostrando como têm sido realizadas as medidas de transferência e identificados os seus preditores. Em seguida, destaca alguns aspectos metodológicos de algumas delas, escolhidas com base no critério da diversidade das medidas e dos preditores investigados. Finalmente, sugere como estudos futuros poderiam levar em conta a abordagem multinível. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552004000400007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.8 n.4 2004 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209050216628224 |