Caracterização do ensino dos desportos aventura/natureza nas escolas de São Miguel - Açores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6511 |
Resumo: | Os Desportos e Atividades de Aventura/Natureza são uma realidade cada vez mais presente no quotidiano de todos e nas diversas faixas etárias. Essas modalidades vêm atraindo a prática e o consumo não só pelos mais jovens, como também pelos adultos açorianos. Atividades como o surf, canoagem, vela, BTT, downhill, escalada, montanhismo, orientação, canyoning, percursos pedestres, entre muitos outros, são alvo de procura e formas de lazer por parte da população e turistas que habitam e/ou vivenciam a ilha. Assim, paralelamente, a Escola tem um papel fundamental na educação ambiental, na aquisição de valores, na diversidade de experiências proporcionadas aos seus alunos e que podem contribuir para a sua prática desportiva e de lazer futuras, bem como no granjeio da cultura açoriana onde a natureza está intimamente enraizada, ao longo das várias gerações. A amostra foi constituída por 85 professores de Educação Física do 3º Ciclo e Ensino Secundário, das escolas públicas e privada da ilha de São Miguel. Utilizámos a estatística descritiva para a caracterização da amostra, nomeadamente a frequência (n), a percentagem (%), a média (M) e o desvio padrão (DP). Após a recolha e inserção dos dados procedeu-se a uma análise inicial, no que se refere a medidas de tendência central (média) e de dispersão (desvio padrão). A primeira etapa da exploração dos dados foi realizada através de uma análise uni variada, consistindo no estudo exploratório e descritivo das variáveis dependentes. Após a análise dos resultados verificámos que existe uma forte concordância por parte dos docentes relativamente às dimensões do modelo e que foram alvo do nosso estudo. |
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Caracterização do ensino dos desportos aventura/natureza nas escolas de São Miguel - AçoresDesporto de aventuraAçores (Portugal)EnsinoEducação físicaOs Desportos e Atividades de Aventura/Natureza são uma realidade cada vez mais presente no quotidiano de todos e nas diversas faixas etárias. Essas modalidades vêm atraindo a prática e o consumo não só pelos mais jovens, como também pelos adultos açorianos. Atividades como o surf, canoagem, vela, BTT, downhill, escalada, montanhismo, orientação, canyoning, percursos pedestres, entre muitos outros, são alvo de procura e formas de lazer por parte da população e turistas que habitam e/ou vivenciam a ilha. Assim, paralelamente, a Escola tem um papel fundamental na educação ambiental, na aquisição de valores, na diversidade de experiências proporcionadas aos seus alunos e que podem contribuir para a sua prática desportiva e de lazer futuras, bem como no granjeio da cultura açoriana onde a natureza está intimamente enraizada, ao longo das várias gerações. A amostra foi constituída por 85 professores de Educação Física do 3º Ciclo e Ensino Secundário, das escolas públicas e privada da ilha de São Miguel. Utilizámos a estatística descritiva para a caracterização da amostra, nomeadamente a frequência (n), a percentagem (%), a média (M) e o desvio padrão (DP). Após a recolha e inserção dos dados procedeu-se a uma análise inicial, no que se refere a medidas de tendência central (média) e de dispersão (desvio padrão). A primeira etapa da exploração dos dados foi realizada através de uma análise uni variada, consistindo no estudo exploratório e descritivo das variáveis dependentes. Após a análise dos resultados verificámos que existe uma forte concordância por parte dos docentes relativamente às dimensões do modelo e que foram alvo do nosso estudo.The Adventure/Nature Activities and Sports are a permanent reality present in every age and above the living off the people. This practice have been an attractive for that modalities buy the oldest and the youngsters azoreans, as surf, canoeing, sailing, btt, downhill, climbing, mountain, orientation, cannoning and many others, are activities off pleasure and targets for the tourists such as the natives. In this way, the School, have the responsibility to form their students in environment education, live values and in diversity physical activities that can contribute for their future leisure and sport activities such as in the growth off the azorean culture that is rooted generation after generation. The sample as been constituted by 85 Gym Professors from the private and public Azorean Schools in the island off São Miguel - Azores, in the Middle and High School. To characterize the sample we use the descriptive statistic, to known the frequency (n), the percent (%), the mean (M) and the standard deviation (DP). The first stage of data base, is explore trough the descriptive and exploration study, the frequencies variables. We can check that exist a strong agreement of the teachers in respect to the model dimension, which are the target of the study.2016-09-28T13:28:36Z2016-09-28T00:00:00Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6511porAlves, Luís Alexandre Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:06.982137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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