Caracterização do ensino dos desportos aventura/natureza nas escolas de São Miguel - Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luís Alexandre Cabral
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6511
Resumo: Os Desportos e Atividades de Aventura/Natureza são uma realidade cada vez mais presente no quotidiano de todos e nas diversas faixas etárias. Essas modalidades vêm atraindo a prática e o consumo não só pelos mais jovens, como também pelos adultos açorianos. Atividades como o surf, canoagem, vela, BTT, downhill, escalada, montanhismo, orientação, canyoning, percursos pedestres, entre muitos outros, são alvo de procura e formas de lazer por parte da população e turistas que habitam e/ou vivenciam a ilha. Assim, paralelamente, a Escola tem um papel fundamental na educação ambiental, na aquisição de valores, na diversidade de experiências proporcionadas aos seus alunos e que podem contribuir para a sua prática desportiva e de lazer futuras, bem como no granjeio da cultura açoriana onde a natureza está intimamente enraizada, ao longo das várias gerações. A amostra foi constituída por 85 professores de Educação Física do 3º Ciclo e Ensino Secundário, das escolas públicas e privada da ilha de São Miguel. Utilizámos a estatística descritiva para a caracterização da amostra, nomeadamente a frequência (n), a percentagem (%), a média (M) e o desvio padrão (DP). Após a recolha e inserção dos dados procedeu-se a uma análise inicial, no que se refere a medidas de tendência central (média) e de dispersão (desvio padrão). A primeira etapa da exploração dos dados foi realizada através de uma análise uni variada, consistindo no estudo exploratório e descritivo das variáveis dependentes. Após a análise dos resultados verificámos que existe uma forte concordância por parte dos docentes relativamente às dimensões do modelo e que foram alvo do nosso estudo.
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