A "publisociedade": formas de comunicar através do consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Susana Piedade
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3165
Resumo: Este artigo debruça-se sobre as relações que se estabelecem entre publicidade, sociedade e consumo. Para além da sua função económica, essencial ao perfil capitalista das sociedades contemporâneas, a publicidade representa uma forma de comunicação actual e persuasiva e um elemento de socialização que intervém na construção da identidade e do papel social do indivíduo. Esta teia de influências justifica uma reflexão sobre a publicidade enquanto discurso simbólico que molda o consumidor e alimenta os rituais do consumo. This article addresses the relations settled between advertising, society and consumption. Besides its economic function, essential to the capitalist profile of the contemporary societies, advertising represents a current and persuasive communication form and a socialization factor that intervenes in the construction of the individual’s identity and social role. This web of influences justifies a reflexion about advertising as a symbolic speech that shapes the consumer and feeds the rituals of consumption.
id RCAP_049ea4fb96f4add32c665e8a1f2b9c1e
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A "publisociedade": formas de comunicar através do consumoPublicidadeSociedadeConsumoAdvertisingSocietyConsumptionEste artigo debruça-se sobre as relações que se estabelecem entre publicidade, sociedade e consumo. Para além da sua função económica, essencial ao perfil capitalista das sociedades contemporâneas, a publicidade representa uma forma de comunicação actual e persuasiva e um elemento de socialização que intervém na construção da identidade e do papel social do indivíduo. Esta teia de influências justifica uma reflexão sobre a publicidade enquanto discurso simbólico que molda o consumidor e alimenta os rituais do consumo. This article addresses the relations settled between advertising, society and consumption. Besides its economic function, essential to the capitalist profile of the contemporary societies, advertising represents a current and persuasive communication form and a socialization factor that intervenes in the construction of the individual’s identity and social role. This web of influences justifies a reflexion about advertising as a symbolic speech that shapes the consumer and feeds the rituals of consumption.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Susana Piedade2012-05-21T07:41:47Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3165porCadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 15-26.1647-3191info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-31T02:00:32Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:08.799519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A "publisociedade": formas de comunicar através do consumo
title A "publisociedade": formas de comunicar através do consumo
spellingShingle A "publisociedade": formas de comunicar através do consumo
Silva, Susana Piedade
Publicidade
Sociedade
Consumo
Advertising
Society
Consumption
title_short A "publisociedade": formas de comunicar através do consumo
title_full A "publisociedade": formas de comunicar através do consumo
title_fullStr A "publisociedade": formas de comunicar através do consumo
title_full_unstemmed A "publisociedade": formas de comunicar através do consumo
title_sort A "publisociedade": formas de comunicar através do consumo
author Silva, Susana Piedade
author_facet Silva, Susana Piedade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Susana Piedade
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Sociedade
Consumo
Advertising
Society
Consumption
topic Publicidade
Sociedade
Consumo
Advertising
Society
Consumption
description Este artigo debruça-se sobre as relações que se estabelecem entre publicidade, sociedade e consumo. Para além da sua função económica, essencial ao perfil capitalista das sociedades contemporâneas, a publicidade representa uma forma de comunicação actual e persuasiva e um elemento de socialização que intervém na construção da identidade e do papel social do indivíduo. Esta teia de influências justifica uma reflexão sobre a publicidade enquanto discurso simbólico que molda o consumidor e alimenta os rituais do consumo. This article addresses the relations settled between advertising, society and consumption. Besides its economic function, essential to the capitalist profile of the contemporary societies, advertising represents a current and persuasive communication form and a socialization factor that intervenes in the construction of the individual’s identity and social role. This web of influences justifies a reflexion about advertising as a symbolic speech that shapes the consumer and feeds the rituals of consumption.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-21T07:41:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3165
url http://hdl.handle.net/10284/3165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 15-26.
1647-3191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130266734690304