O brincar de crianças em idade pré-escolar com perturbação de espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Melissa Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9529
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce
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spelling O brincar de crianças em idade pré-escolar com perturbação de espectro do autismoJardim de infânciaInteraçãoBrincarCriançaKindergartenPlayInteractionChildrenDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção PrecoceAs crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) revelam dificuldades no desenvolvimento de competências relacionadas com o brincar, e, principalmente, brincar com os pares. Este estudo pretende caracterizar o modo como as crianças com PEA brincam; e comparar com os seus pares com Desenvolvimento Típico (DT). Neste estudo, de natureza qualitativa, participaram seis crianças entre 3 e 5 anos, três apresentam DT e três têm PEA, duas educadoras e seis mães. Realizaram-se 48 observações das crianças a brincarem no contexto educativo (interior e exterior), com e sem apresentação de um kit de brinquedos, durante as suas rotinas habituais, registando-se em vídeo. Estas observações foram analisadas recorrendo à análise de conteúdo, obtendo-se informações sobre os brinquedos utilizados e as interações estabelecidas. Utilizou-se também a escala Play Observation Scale (POS) para caracterizar as modalidades de brincadeira e comportamentos de não-brincadeira. Para complementar os dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas às mães e educadoras, a fim de conhecer as suas perceções acerca dos comportamentos de brincadeira das crianças. As crianças com PEA utilizaram brinquedos semelhantes aos pares, porém utilizaram-nos com frequência e, por vezes, propósitos distintos. As crianças com DT apresentaram maior frequência de interações com crianças, enquanto as crianças com PEA demonstraram mais interações com adultos. As crianças com PEA revelaram maior frequência de brincadeira solitária, relativamente às crianças com DT, assim como reduzida frequência de brincadeira em grupo. As brincadeiras funcionais, exploratórias e construtivas foram mais frequentes nas crianças com PEA, enquanto as brincadeiras dramáticas foram mais observadas nas crianças com DT. Verificou-se que as crianças com PEA, por vezes, repetem sucessivamente determinadas brincadeiras. Realça-se que as crianças com DT apresentaram mais comportamentos de não-brincadeira, principalmente interações positivas com outros, relativamente às crianças com PEA. Conclui-se que os comportamentos de brincadeira das crianças com PEA e com DT apresentam algumas características distintas.ABSTRACT Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) demonstrate difficulties when playing, and mainly, when playing with other children. The present study aims to evaluate the play behaviors of children with ASD and recognize similarities and differences with the play behaviors of children with Typical Development (TD). This qualitative study involves a sample of six children with ages between 3 and 5 years old, three children with TD and three with ASD; two educators and six mothers. It was performed 48 observations when children were playing in an educational environment (inside and outside), throughout their daily routines, recorded in video. These observations were analyzed using a content analysis method to have data about the toys chosen and the social interactions established. It was used also the POS to characterize the different play modes, including the non-play behaviors. In the interest to complete the data observed, it was performed semi structured interviews to the mothers and educators aiming to understand their perceptions about the children’s play behaviors. This study demonstrates that children with ASD prefer toys similar with children with TD, but with different frequencies and objectives. Regarding the interactions, children with TD presented higher number of interactions with other children, where children with ASD demonstrated higher number of interactions with adults. Moreover, children with ASD exhibited higher frequency of solitary play, compared with children with TD, showing low frequency of group play. The functional, exploratory and constructive play were more frequent in children with ASD, whilst the dramatic play was more frequent in children with TD. Also, children with ASD, sometimes, repeat consecutively a specific playing. Children with TD showed more non-play behaviors, mainly positive interactions with others, compared with children with ASD. Thereby the play behaviors of children with ASD and TD present some different characteristics.Nunes, ClarisseRCIPLVieira, Melissa Silva2019-02-20T09:38:35Z2018-12-062018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9529TID:202105970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:05.167809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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