Brincar no quotidiano de um jardim de infância: a quê, com quem e com o quê?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9898 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial |
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Brincar no quotidiano de um jardim de infância: a quê, com quem e com o quê?Jardim de infânciaBrincarBrincadeirasCriançasNecessidades educativas especiaisKindergartenPlayGamesChildrenSpecial educations needsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação EspecialEste estudo situa-se na área temática do brincar, no contexto de um jardim de infância, tendo como principal enfoque as interações entre crianças e os lugares e os papéis que as crianças com necessidades especiais assumem nas brincadeiras entre pares. O estudo tem como principais objetivos caracterizar as conceções das profissionais da sala do jardim de infância, educadora e auxiliar, e das crianças acerca do brincar; caracterizar as brincadeiras das crianças; conhecer as preferências das crianças nas brincadeiras; compreender de que modo(s) as profissionais criam, ou não, condições para promover a participação das crianças com necessidades especiais nas brincadeiras e compreender de que modo(s) as crianças criam, ou não, condições para promover a participação de R. e J., as duas crianças com necessidades especiais do grupo, nas brincadeiras. Do ponto de vista metodológico, o estudo foi realizado com um grupo de 21 crianças de uma sala do jardim de infância (19 com desenvolvimento típico e 2 com necessidades especiais), uma educadora e uma auxiliar. Optou-se por uma metodologia qualitativa, pelo método do estudo de caso e pelas técnicas da observação e das entrevistas. Os dados recolhidos foram analisados em função de um quadro de categorias sugeridas pelas questões do estudo. As conclusões apontam para que R. e J. estejam integrados nas brincadeiras, tendo as adultas e os pares um papel importante nesse processo.ABSTRACT This study is placed in the thematic area of playing, in the context of a kindergarten, having as the main focus the interactions and the places and roles that the children with special needs take on their games and activities. This study has as the main goal to characterize the conceptions of the professionals of the kindergarten’s classroom, their teacher, their assistant and their children regarding their playing; to characterize the children’s preferences when it to comes to playing, understand which way(s) professionals create or not condition to promote conditions to improve the participation of children with special needs and understand way(s) to create or not, conditions to promote the participation of two children, R. and J., the two children with special needs in the group, in the games. From the methodological point of view, the study was carried by a group with 21 children in kindergarten (19 of which of typical development stage whereas 2 presenting special needs), a kindergarten teacher and an assistant. One opted for a qualitative methodology, by the method of case study and observation techniques and interviews. The collected data was acknowledged regarding a context of criteria suggested by the questions of the study. All in all, the conclusions point to R. and J. ought to be integrated in the games, having the adults and theirs peers an important role in that process.Tomás, Catarina AlmeidaRCIPLCruz, Lúcia Maria Oliveira2019-04-29T10:10:46Z2019-04-032019-04-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9898TID:202227650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:11Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:25.268748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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