PROBLEMAS NA ESCRITA CURSIVA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: EFEITO DE UM PLANO DE ESTIMULAÇÃO PERCETIVO-MOTORA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20670 |
Resumo: | Dificuldades na escrita cursiva são detetáveis por inconstância espacial e lentidão, com uma incidência até 30% no 1º CEB, estão associadas a fraco rendimento escolar. É objetivo deste estudo analisar o efeito de um programa de estimulação percetivo-motora em crianças com problemas na aprendizagem da escrita cursiva. A amostra é composta por 9 crianças (7 do 1º ano e 2 do 4º ano) com problemas na escrita cursiva, sinalizadas e com apoio pedagógico individualizado, emparelhadas por género, ano de escolaridade e turma com outras 9 crianças sem problemas de aprendizagem. O programa de intervenção teve um efeito benéfico significativo nas crianças com problemas na escrita cursiva, identificável com a redução do espaço entre letras, da altura das letras e do tempo da sua execução. Dos resultados obtidos, sugere-se que a aprendizagem do desenho espacial da letra anteceda o treino da redução da sua altura e que o controlo da dimensão da letra é mais difícil e mais moroso que o da velocidade de execução da letra. Com base nos resultados obtidos, propõe-se que às crianças com dificuldade na aprendizagem da escrita cursiva seja disponibilizado mais espaço disponível e tempo para escreverem letras, e que exercitem regularmente coordenação motora interdigital sem e com lápis, em variadas superfícies e áreas disponíveis de escrita, bem como a identificação da mesma letra em tipos diferentes. |
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PROBLEMAS NA ESCRITA CURSIVA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: EFEITO DE UM PLANO DE ESTIMULAÇÃO PERCETIVO-MOTORADificultades de escritura cursiva en el 1er nivel: efecto de un programa de estimulación motora perceptivaPROBLEMAS NA ESCRITA CURSIVA NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: EFEITO DE UM PLANO DE ESTIMULAÇÃO PERCETIVO-MOTORAArtigosDificuldades na escrita cursiva são detetáveis por inconstância espacial e lentidão, com uma incidência até 30% no 1º CEB, estão associadas a fraco rendimento escolar. É objetivo deste estudo analisar o efeito de um programa de estimulação percetivo-motora em crianças com problemas na aprendizagem da escrita cursiva. A amostra é composta por 9 crianças (7 do 1º ano e 2 do 4º ano) com problemas na escrita cursiva, sinalizadas e com apoio pedagógico individualizado, emparelhadas por género, ano de escolaridade e turma com outras 9 crianças sem problemas de aprendizagem. O programa de intervenção teve um efeito benéfico significativo nas crianças com problemas na escrita cursiva, identificável com a redução do espaço entre letras, da altura das letras e do tempo da sua execução. Dos resultados obtidos, sugere-se que a aprendizagem do desenho espacial da letra anteceda o treino da redução da sua altura e que o controlo da dimensão da letra é mais difícil e mais moroso que o da velocidade de execução da letra. Com base nos resultados obtidos, propõe-se que às crianças com dificuldade na aprendizagem da escrita cursiva seja disponibilizado mais espaço disponível e tempo para escreverem letras, e que exercitem regularmente coordenação motora interdigital sem e com lápis, em variadas superfícies e áreas disponíveis de escrita, bem como a identificação da mesma letra em tipos diferentes.Difficulties in cursive writing are detectable due to spatial inconsistency and slowness. With an incidence of up to 30% in the 1st grade, they are associated with poor school performance. The aim of this study is to analyze the effect of a perceptual-motor stimulation program on children with problems in learning cursive writing. The sample consisted of 9 children (7 from the 1st year and 2 from the 4th year of the Portuguese 1st grade of basic school) with problems with cursive writing, flagged and with individualized pedagogical support, that were matched by gender, school year and class with 9 other children without learning problems. The intervention program had a significant beneficial effect on children with problems with cursive writing, identifiable by the reduction of the space between letters, of the height of the letters and of the time of their execution. From the results obtained, it is suggested that learning the spatial design of the letter should precede the training to reduce its height, and that the control of the letter size is more difficult and more time consuming than that of the letter execution speed. Based on the results obtained, it is proposed that for children with difficulties in learning cursive writing it should be afforded more space available and time to write letters, and that they should regularly exercise interdigital motor coordination without and with pencils, on various surfaces and available writing areas, as well as the identification of the same letter in different types.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20670por2182-9608Chambel, AnaCatela, Davidinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-29T19:15:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:08.009537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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