Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chambel, Ana Filipa dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3340
Resumo: O presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. No que concerne à primeira parte, é apresentado uma análise e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. A segunda parte contempla a componente investigativa. Esta investigação teve como objetivo identificar no 1.º e 4.º ano de escolaridade dificuldades na escrita cursiva, detetáveis por megalografia, inconstância espacial, substituições ou imprecisão de traço, inversões, trocas ou ausências. Pretendemos aplicar e avaliar o efeito de um programa de estimulação motora em crianças com problemas na aprendizagem da escrita cursiva. Os dados foram recolhidos, tendo por base um pré-teste e um pós-teste a um total de 120 crianças do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao grupo experimental pertenceram 9 crianças do 1.º e 4.º ano, emparelhado a um grupo de controlo, por idade, género e sala. As sessões de intervenção, demonstraram que o grupo experimental beneficiou da intervenção a nível de redução de espaço, altura das letras e tempo, aproximando-se do grupo de controlo, e ultrapassando-o em determinados parâmetros.
id RCAP_98526cd045d8db082f5e91ea2ef16f5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursivareflexão1.ºCEB2.ºCEBescrita cursivapercetivo-motorareflection1st ECB2nd ECBcursive writingpercent-motorO presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. No que concerne à primeira parte, é apresentado uma análise e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. A segunda parte contempla a componente investigativa. Esta investigação teve como objetivo identificar no 1.º e 4.º ano de escolaridade dificuldades na escrita cursiva, detetáveis por megalografia, inconstância espacial, substituições ou imprecisão de traço, inversões, trocas ou ausências. Pretendemos aplicar e avaliar o efeito de um programa de estimulação motora em crianças com problemas na aprendizagem da escrita cursiva. Os dados foram recolhidos, tendo por base um pré-teste e um pós-teste a um total de 120 crianças do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao grupo experimental pertenceram 9 crianças do 1.º e 4.º ano, emparelhado a um grupo de controlo, por idade, género e sala. As sessões de intervenção, demonstraram que o grupo experimental beneficiou da intervenção a nível de redução de espaço, altura das letras e tempo, aproximando-se do grupo de controlo, e ultrapassando-o em determinados parâmetros.This final report comes within the scope of the Master in Teaching of the 1st Cycle and in Portuguese and History and Geography of the 2nd Cycle of Basic Education (CEB) of the Escola Superior de Educação de Santarém, consisting of two parts. With regard to the first part, an analysis and reflection of the path taken in the supervised teaching practices in the 1st and 2nd CEB is presented. The second part includes the investigative component. This investigation aimed to identify difficulties in cursive writing, detectable by megalography, spatial inconstancy, substitutions or imprecision of lines, inversions, exchanges or absences in the 1st and 4th year of schooling. We intend to apply and evaluate the effect of a motor stimulation program on children with problems in learning cursive writing. The data were collected, based on a pre-test and a post-test for a total of 120 children from the 1st, 2nd, 3rd and 4th year of schooling. The experimental group included 9 children from the 1st and 4th year, paired with a control group, by age, gender and room. The intervention sessions demonstrated that the experimental group benefited from the intervention in terms of reducing space, letter height and time, approaching the control group, and surpassing it in certain parameters.Catela, DavidRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémChambel, Ana Filipa dos Santos2021-02-14T23:38:09Z2021-01-252021-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3340TID:202635767por202635767info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:04Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:09.236568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva
title Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva
spellingShingle Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva
Chambel, Ana Filipa dos Santos
reflexão
1.ºCEB
2.ºCEB
escrita cursiva
percetivo-motora
reflection
1st ECB
2nd ECB
cursive writing
percent-motor
title_short Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva
title_full Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva
title_fullStr Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva
title_full_unstemmed Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva
title_sort Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva
author Chambel, Ana Filipa dos Santos
author_facet Chambel, Ana Filipa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catela, David
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Chambel, Ana Filipa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv reflexão
1.ºCEB
2.ºCEB
escrita cursiva
percetivo-motora
reflection
1st ECB
2nd ECB
cursive writing
percent-motor
topic reflexão
1.ºCEB
2.ºCEB
escrita cursiva
percetivo-motora
reflection
1st ECB
2nd ECB
cursive writing
percent-motor
description O presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. No que concerne à primeira parte, é apresentado uma análise e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. A segunda parte contempla a componente investigativa. Esta investigação teve como objetivo identificar no 1.º e 4.º ano de escolaridade dificuldades na escrita cursiva, detetáveis por megalografia, inconstância espacial, substituições ou imprecisão de traço, inversões, trocas ou ausências. Pretendemos aplicar e avaliar o efeito de um programa de estimulação motora em crianças com problemas na aprendizagem da escrita cursiva. Os dados foram recolhidos, tendo por base um pré-teste e um pós-teste a um total de 120 crianças do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao grupo experimental pertenceram 9 crianças do 1.º e 4.º ano, emparelhado a um grupo de controlo, por idade, género e sala. As sessões de intervenção, demonstraram que o grupo experimental beneficiou da intervenção a nível de redução de espaço, altura das letras e tempo, aproximando-se do grupo de controlo, e ultrapassando-o em determinados parâmetros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-14T23:38:09Z
2021-01-25
2021-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3340
TID:202635767
url http://hdl.handle.net/10400.15/3340
identifier_str_mv TID:202635767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202635767
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137041014849536