A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Célia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Maria Manuel, Antunes, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38558
Resumo: O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) visava a formação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico para o ensino do Português e pretendia contribuir para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos nesta área. Este programa permitiu a realização de experiências de desenvolvimento curricular, a reflexão sobre as metodologias e as estratégias utilizadas, bem como a criação de dinâmicas de trabalho entre docentes, com vista a um investimento continuado no ensino da língua. O programa não contemplava a divulgação de práticas de sala de aula através de blogues. Contudo, durante os três anos de implementação, surgiram inúmeros blogues, que se integram no corpus latente da internet e apresentam um elevado potencial de análise. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso referente à análise de três blogues produzidos no âmbito da formação PNEP. Estes foram selecionados para análise tendo em conta a finalidade da sua criação e a tipologia dos posts neles publicados. Verificou-se que os blogues analisados funcionavam como repositório exemplificativo de atividades desenvolvidas em sala de aula e de materiais didáticos produzidos, durante a sua vigência. Os posts eram constituídos, essencialmente, por textos e fotografias, maioritariamente publicados pelos administradores dos blogues.
id RCAP_04c230ddb8b783b4cb72a604a7b065fc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)BlogsEnsino do português como língua maternaPNEPO Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) visava a formação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico para o ensino do Português e pretendia contribuir para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos nesta área. Este programa permitiu a realização de experiências de desenvolvimento curricular, a reflexão sobre as metodologias e as estratégias utilizadas, bem como a criação de dinâmicas de trabalho entre docentes, com vista a um investimento continuado no ensino da língua. O programa não contemplava a divulgação de práticas de sala de aula através de blogues. Contudo, durante os três anos de implementação, surgiram inúmeros blogues, que se integram no corpus latente da internet e apresentam um elevado potencial de análise. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso referente à análise de três blogues produzidos no âmbito da formação PNEP. Estes foram selecionados para análise tendo em conta a finalidade da sua criação e a tipologia dos posts neles publicados. Verificou-se que os blogues analisados funcionavam como repositório exemplificativo de atividades desenvolvidas em sala de aula e de materiais didáticos produzidos, durante a sua vigência. Os posts eram constituídos, essencialmente, por textos e fotografias, maioritariamente publicados pelos administradores dos blogues.The National Program for Teaching Portuguese (PNEP) was a Portuguese teacher training program for teachers of the 1st Cycle of Basic Education, which aimed to contribute to the deepening of scientific and educational knowledge in this area. This program enabled the realization of experiences of curriculum development, the reflection on the methodologies and strategies used and the promotion of collaborative work among teachers, with the purpose of a continued investment in the language teaching process. The program did not include the disclosure of classroom practices through blogs. However, during the three years of implementation, there was a proliferation of blogs attached to the practices within this program, which are a part of the latent corpus from the internet and deserve to be analysed. This paper presents a case study concerning the analysis of three blogs produced in the scope of the PNEP training. They were selected taking into account the purpose of their creation and the kind of posts one could read there. The analyses revealed that these blogs were essentially used to present examples of classroom practices and teaching materials, produced during their lifetime. The posts consisted essentially of texts and photographs, mostly published by the blogs’ administrators.Universidade de Aveiro2023-07-12T09:58:51Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38558por1647-730810.34624/ilcj.v2i2.14884Lopes, CéliaSantos, Maria ManuelAntunes, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:14Zoai:ria.ua.pt:10773/38558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:57.895521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
spellingShingle A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
Lopes, Célia
Blogs
Ensino do português como língua materna
PNEP
title_short A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title_full A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title_fullStr A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title_full_unstemmed A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
title_sort A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)
author Lopes, Célia
author_facet Lopes, Célia
Santos, Maria Manuel
Antunes, Ricardo
author_role author
author2 Santos, Maria Manuel
Antunes, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Célia
Santos, Maria Manuel
Antunes, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Blogs
Ensino do português como língua materna
PNEP
topic Blogs
Ensino do português como língua materna
PNEP
description O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) visava a formação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico para o ensino do Português e pretendia contribuir para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos nesta área. Este programa permitiu a realização de experiências de desenvolvimento curricular, a reflexão sobre as metodologias e as estratégias utilizadas, bem como a criação de dinâmicas de trabalho entre docentes, com vista a um investimento continuado no ensino da língua. O programa não contemplava a divulgação de práticas de sala de aula através de blogues. Contudo, durante os três anos de implementação, surgiram inúmeros blogues, que se integram no corpus latente da internet e apresentam um elevado potencial de análise. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso referente à análise de três blogues produzidos no âmbito da formação PNEP. Estes foram selecionados para análise tendo em conta a finalidade da sua criação e a tipologia dos posts neles publicados. Verificou-se que os blogues analisados funcionavam como repositório exemplificativo de atividades desenvolvidas em sala de aula e de materiais didáticos produzidos, durante a sua vigência. Os posts eram constituídos, essencialmente, por textos e fotografias, maioritariamente publicados pelos administradores dos blogues.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01
2023-07-12T09:58:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38558
url http://hdl.handle.net/10773/38558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v2i2.14884
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137741136461824