YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38354 |
Resumo: | Numa altura em que o YouTube evoluiu de simples repositório de vídeos para uma plataforma com características de interação semelhantes a das redes sociais, é pertinente a questão de quão útil pode ser esta plataforma para a aprendizagem de Inglês como língua estrangeira. Partindo da análise qualitativa dos conteúdos presentes nos vídeos e nos comentários de 5 canais do YouTube, procurou-se compreender como este tem sido usado enquanto ferramenta de apoio na aprendizagem informal do Inglês. Para tal abordou-se o corpus de dados disponíveis nos variados canais da plataforma, dedicados ao ensino desta língua. Após tratamento dos dados no webQDA e uma análise dos dados, chegou-se a conclusões que sugerem que o YouTube é uma ferramenta apreciada por aprendentes dos níveis iniciais de aprendizagem de Inglês. Também foram identificados alguns itens a melhorar apresentados como sugestões aos produtores/criadores dos canais, de forma a tornar ferramentas mais úteis à aprendizagem informal de inglês. |
id |
RCAP_04c648dfc85d1971755d10a4254be5a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38354 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglêsYouTubeLearn englishEnsino do inglêsAprender InglêsOnline vídeoAprendizagem não-formalNuma altura em que o YouTube evoluiu de simples repositório de vídeos para uma plataforma com características de interação semelhantes a das redes sociais, é pertinente a questão de quão útil pode ser esta plataforma para a aprendizagem de Inglês como língua estrangeira. Partindo da análise qualitativa dos conteúdos presentes nos vídeos e nos comentários de 5 canais do YouTube, procurou-se compreender como este tem sido usado enquanto ferramenta de apoio na aprendizagem informal do Inglês. Para tal abordou-se o corpus de dados disponíveis nos variados canais da plataforma, dedicados ao ensino desta língua. Após tratamento dos dados no webQDA e uma análise dos dados, chegou-se a conclusões que sugerem que o YouTube é uma ferramenta apreciada por aprendentes dos níveis iniciais de aprendizagem de Inglês. Também foram identificados alguns itens a melhorar apresentados como sugestões aos produtores/criadores dos canais, de forma a tornar ferramentas mais úteis à aprendizagem informal de inglês.In a time when YouTubeevolved from a simple video repository to a platform with interaction features similar to those of social networks, it is pertinent to ask how useful can this platform befor learning English as a foreignlanguage. Starting from a qualitative content analysis of videos and comment sections of five YouTubechannels,an attempt was madeto understand in what way YouTubecan be useful forthe informal learning of English. To thatend,data corpusavailable in the several channels of the platformdedicated to English teachingwas used. After treating the data in WebQDA and analyzing the data,conclusions suggest thatYouTubeis,in fact, an English learningtool appreciated by people frominitial levels of English proficiency.Some items that need improvement were also identified, as suggestions to the producers/creators of the channels, in order to make them more useful tools tolearn English.Universidade de Aveiro2023-07-05T07:51:37Z2019-03-06T00:00:00Z2019-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38354por1647-730810.34624/ilcj.v7i2.652Rebelo, BeatrizCarvalho, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:52Zoai:ria.ua.pt:10773/38354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:49.439473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglês |
title |
YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglês |
spellingShingle |
YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglês Rebelo, Beatriz YouTube Learn english Ensino do inglês Aprender Inglês Online vídeo Aprendizagem não-formal |
title_short |
YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglês |
title_full |
YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglês |
title_fullStr |
YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglês |
title_full_unstemmed |
YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglês |
title_sort |
YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglês |
author |
Rebelo, Beatriz |
author_facet |
Rebelo, Beatriz Carvalho, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Tiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Beatriz Carvalho, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
YouTube Learn english Ensino do inglês Aprender Inglês Online vídeo Aprendizagem não-formal |
topic |
YouTube Learn english Ensino do inglês Aprender Inglês Online vídeo Aprendizagem não-formal |
description |
Numa altura em que o YouTube evoluiu de simples repositório de vídeos para uma plataforma com características de interação semelhantes a das redes sociais, é pertinente a questão de quão útil pode ser esta plataforma para a aprendizagem de Inglês como língua estrangeira. Partindo da análise qualitativa dos conteúdos presentes nos vídeos e nos comentários de 5 canais do YouTube, procurou-se compreender como este tem sido usado enquanto ferramenta de apoio na aprendizagem informal do Inglês. Para tal abordou-se o corpus de dados disponíveis nos variados canais da plataforma, dedicados ao ensino desta língua. Após tratamento dos dados no webQDA e uma análise dos dados, chegou-se a conclusões que sugerem que o YouTube é uma ferramenta apreciada por aprendentes dos níveis iniciais de aprendizagem de Inglês. Também foram identificados alguns itens a melhorar apresentados como sugestões aos produtores/criadores dos canais, de forma a tornar ferramentas mais úteis à aprendizagem informal de inglês. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-06T00:00:00Z 2019-03-06 2023-07-05T07:51:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38354 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-7308 10.34624/ilcj.v7i2.652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137740310183936 |