Ensino e avaliação de competências em ciências físico-químicas: o caso da unidade didáctica "Trânsito e segurança" (3º ciclo do Ensino Básico)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Maria Celeste Carvalho Moreira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4698
Resumo: A Dissertação que se apresenta resulta da necessidade de concretizar uma nova perspectiva de escola e de ensino das ciências, num novo conceito de currículo, currículo esse centrado no desenvolvimento de competências. Tornar os alunos mais competentes implica, também, mudar as práticas avaliativas, ultrapassando o conceito de avaliação como classificação, para fazer desta uma tarefa de carácter eminentemente formativo e em consonância com as práticas de ensino ministradas. Numa primeira fase do estudo pretendeu-se conceber, implementar e avaliar uma sequência de ensino da Física para o terceiro ciclo do ensino básico, centrada no desenvolvimento de competências dos alunos. Na segunda fase, estudo pós sala de aula, de forma, e de forma a complementar os resultados obtidos no estudo de sala de aula, construiu-se e aplicou-se um instrumento de avaliação de competências capaz de fornecer informações relativas ao efeito do tipo de ensino desenvolvido. A unidade didáctica seleccionada na primeira fase do estudo foi a de “Trânsito e Segurança”, do nono ano de escolaridade, e a estratégia em contexto de sala de aula foi implementada numa turma da professora – investigadora. O estudo pós sala de aula foi realizado em três turmas de décimo ano, nas quais se encontravam alguns dos alunos participantes na primeira fase. O instrumento de avaliação construído constituiu-se, ainda, como uma ferramenta didáctica passível de ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem para avaliar o desenvolvimento de competências em consonância com o preconizado no quadro das perspectivas curriculares vigentes para a Disciplina de Ciências Físico-Químicas ao nível do terceiro ciclo do Ensino Básico. Na realização deste estudo utilizou-se, fundamentalmente, uma metodologia de investigação – acção, com uma abordagem, no final, do tipo quasi – experimental. Os dados foram recolhidos a partir de fichas de trabalho, documentos de reflexão dos alunos, listas de verificação, portfólios, trabalhos de grupo e questionários. A sua análise foi feita, fundamentalmente, com recurso à técnica de análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, pode-se sumariamente concluir que: i) o ensino a partir do desenvolvimento de competências é um processo eficaz, mas lento e a necessitar da conjugação de todos os intervenientes no processo; ii) O envolvimento dos alunos no processo de ensino – aprendizagem é condicionado pelas estratégias utilizadas; iii) é possível avaliar o desenvolvimento de competências, com instrumentos específicos. Embora o estudo apresente algumas limitações a reter, apresenta contribuições para o ensino da Física e para a investigação em Didáctica da Física sobre o ensino da Física centrado no desenvolvimento de competências e respectiva avaliação.
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Na segunda fase, estudo pós sala de aula, de forma, e de forma a complementar os resultados obtidos no estudo de sala de aula, construiu-se e aplicou-se um instrumento de avaliação de competências capaz de fornecer informações relativas ao efeito do tipo de ensino desenvolvido. A unidade didáctica seleccionada na primeira fase do estudo foi a de “Trânsito e Segurança”, do nono ano de escolaridade, e a estratégia em contexto de sala de aula foi implementada numa turma da professora – investigadora. O estudo pós sala de aula foi realizado em três turmas de décimo ano, nas quais se encontravam alguns dos alunos participantes na primeira fase. O instrumento de avaliação construído constituiu-se, ainda, como uma ferramenta didáctica passível de ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem para avaliar o desenvolvimento de competências em consonância com o preconizado no quadro das perspectivas curriculares vigentes para a Disciplina de Ciências Físico-Químicas ao nível do terceiro ciclo do Ensino Básico. Na realização deste estudo utilizou-se, fundamentalmente, uma metodologia de investigação – acção, com uma abordagem, no final, do tipo quasi – experimental. Os dados foram recolhidos a partir de fichas de trabalho, documentos de reflexão dos alunos, listas de verificação, portfólios, trabalhos de grupo e questionários. A sua análise foi feita, fundamentalmente, com recurso à técnica de análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, pode-se sumariamente concluir que: i) o ensino a partir do desenvolvimento de competências é um processo eficaz, mas lento e a necessitar da conjugação de todos os intervenientes no processo; ii) O envolvimento dos alunos no processo de ensino – aprendizagem é condicionado pelas estratégias utilizadas; iii) é possível avaliar o desenvolvimento de competências, com instrumentos específicos. Embora o estudo apresente algumas limitações a reter, apresenta contribuições para o ensino da Física e para a investigação em Didáctica da Física sobre o ensino da Física centrado no desenvolvimento de competências e respectiva avaliação.This dissertation is a consequence of the need to materialise a new school and science teaching perspective, as well as a new curriculum centred in the development of competences. Making students more competent involves, also, a change in the practices of assessment, going beyond classification and turning them, essentially as formative tasks and in accordance with the teaching. In the first phase of the study the central aim was to conceive, implement and evaluate a Physics teaching sequence for the third cycle of basic education, centred on the development of students’ competences. In the second phase, after the classroom study, and in order to complement the results obtained in the classroom study, an instrument to assess students’ competences, capable of giving information about the effect of the teaching developed was designed and applied. The didactic unit selected in the first phase of this study was “Traffic and Security”, at the ninth grade level and the strategy was implemented on one of the teacher-researcher classes. The after-classroom study was carried out in three tenth grade classes in which some students that had been involved in the first phase of the study were integrated. The assessment instrument designed can also be considered as a didactic tool susceptible of being used in the teaching-learning process in order to evaluate the development of competences according to the actual curricular perspective for Physical-Chemical Sciences subject at the level of third cycle of basic education. The methodology used in this study was, mainly, an action-investigation approach with a small intervention of a quasi-experimental design. The data was gathered from worksheets, students’ reflection documents, checking lists, portfolios, group-work and questionnaires. The data was analysed, mainly with the content analysis technique. From the results obtained we can, summarily, come to the following conclusions: i) teaching, based on the development of competences, is an efficient but slow process, and implies the participation of all parts in the process; ii) students’ involvement in the teaching-learning process is conditioned by the strategies applied; iii) it is possible to assess the development of competences, with specific tools. Although the study has some limitations to retain, it contributes to Physics Teaching and to Research in Physics Education concerning the teaching centred on the development of competences and its respective assessment.Universidade de Aveiro2011-12-21T16:18:32Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4698porCaetano, Maria Celeste Carvalho Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:38Zoai:ria.ua.pt:10773/4698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:35.356378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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