O programa de acordeão no 2º ciclo/básico: análise e reflexão críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Vitor Manuel Luis Nogueira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12273
Resumo: A presente investigação é o resultado de uma análise e reflexão crítica sobre os conteúdos programáticos definidos no programa oficial da disciplina de Acordeão no 2º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, em que se questiona se os conteúdos programáticos estão adequados aos planos curriculares em vigor no ensino articulado e supletivo. Para o efeito, foram analisadas as especificidades constantes no programa, bem como as normas, as leis e os planos de estudos alocados a este desde que entrou em vigor. A investigação apoiou-se na observação direta do desempenho escolar de 3 alunos de 1º grau e 3 alunos de 2º grau que se encontravam a estudar na Escola de Música de Perosinho – Vila Nova de Gaia durante o ano letivo 2012/2013. Baseou-se também em dados empíricos recolhidos através de um inquérito por questionário realizado a 10 Professores de Acordeão que lecionam a disciplina em Escolas de Ensino Artístico Especializado em Música em Portugal, com o intuito de recolher pareceres acerca da problemática abordada. Os resultados obtidos levaram a concluir que o programa em vigor se encontrava desajustado aos planos curriculares atuais, necessitando de uma revisão. Como tal, foi elaborada uma sugestão de proposta de uma matriz de conteúdos programáticos agregando uma coletânea bibliográfica como resultado final da investigação.
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