Terra em transformação: propostas didácticas para a sua compreensão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4646 |
Resumo: | Hoje, a aquisição de capacidades de leitura, escrita e cálculo matemático não são suficientes para uma educação escolar que se pretende que promova, nos alunos, competências que lhes permitam uma participação informada na sociedade em constante mudança. Assim, é necessário que as escolas desenvolvam modelos e práticas no campo das ciências conducentes a tal. O movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem-se revelado uma via com futuro para alcançar esse fim apesar das diferentes perspectivas que têm surgido por um também crescente número de autores. O Currículo Nacional do Ensino Básico (2001) propõe o ensino das ciências no sentido da formação dos alunos com vista à literacia científica. Atingir esta meta passa, também, pelos recursos didácticos utilizados na sala de aula. Além disso, dado que o 1º Ciclo do Ensino Básico funciona em regime de monodocência, é de todo o interesse estabelecer relações com outras áreas do saber. O presente estudo teve como objectivo conceber e validar recursos didácticos CTS que possam ser utilizados por professores e alunos do 4º ano de escolaridade. Neste sentido, apresenta-se uma revisão bibliográfica que pode ser utilizada pelos professores para aprofundamento do tema e um caderno didáctico, constituído por 11 actividades que incluem o protocolo do professor e fichas de trabalho para os alunos. Para o desenvolvimento destes recursos, seleccionou-se o tema água como agente modelador do relevo, uma vez que o conhecimento da dinâmica da Terra, enquanto palco da interacção dos vários agentes físicos em que a água tem um papel primordial, e desta com o Homem é essencial para uma actuação informada, que permita aproveitar os recursos naturais sem, contudo, colocá-los em perigo. De entre as várias possibilidades conducentes à validação dos recursos didácticos propostos, optou-se pela validação, através de um questionário, por docentes do ensino superior ligados à formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, docentes cooperantes em prática pedagógica, professores do ensino básico com grau de mestre na área da didáctica das ciências e, ainda, professores com larga experiência de docência no 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base na análise do questionário, elaboraram-se algumas alternativas didácticas, de forma a melhorar a qualidade dos recursos didácticos desenvolvidos. |
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Terra em transformação: propostas didácticas para a sua compreensãoEducaçãoEnsino das ciênciasEstratégias da aprendizagemDesenvolvimento das competênciasEnsino básico 1º cicloHoje, a aquisição de capacidades de leitura, escrita e cálculo matemático não são suficientes para uma educação escolar que se pretende que promova, nos alunos, competências que lhes permitam uma participação informada na sociedade em constante mudança. Assim, é necessário que as escolas desenvolvam modelos e práticas no campo das ciências conducentes a tal. O movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem-se revelado uma via com futuro para alcançar esse fim apesar das diferentes perspectivas que têm surgido por um também crescente número de autores. O Currículo Nacional do Ensino Básico (2001) propõe o ensino das ciências no sentido da formação dos alunos com vista à literacia científica. Atingir esta meta passa, também, pelos recursos didácticos utilizados na sala de aula. Além disso, dado que o 1º Ciclo do Ensino Básico funciona em regime de monodocência, é de todo o interesse estabelecer relações com outras áreas do saber. O presente estudo teve como objectivo conceber e validar recursos didácticos CTS que possam ser utilizados por professores e alunos do 4º ano de escolaridade. Neste sentido, apresenta-se uma revisão bibliográfica que pode ser utilizada pelos professores para aprofundamento do tema e um caderno didáctico, constituído por 11 actividades que incluem o protocolo do professor e fichas de trabalho para os alunos. Para o desenvolvimento destes recursos, seleccionou-se o tema água como agente modelador do relevo, uma vez que o conhecimento da dinâmica da Terra, enquanto palco da interacção dos vários agentes físicos em que a água tem um papel primordial, e desta com o Homem é essencial para uma actuação informada, que permita aproveitar os recursos naturais sem, contudo, colocá-los em perigo. De entre as várias possibilidades conducentes à validação dos recursos didácticos propostos, optou-se pela validação, através de um questionário, por docentes do ensino superior ligados à formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, docentes cooperantes em prática pedagógica, professores do ensino básico com grau de mestre na área da didáctica das ciências e, ainda, professores com larga experiência de docência no 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base na análise do questionário, elaboraram-se algumas alternativas didácticas, de forma a melhorar a qualidade dos recursos didácticos desenvolvidos.Today, the acquisition of reading, writing and mathematical calculation skills is not sufficient for a school education that has to provide competences allowing an active and informed participation in a society in constant change. Particularly, it is necessary for schools develop models and practices to promote understanding of science. The movement Science-Technology- Society (STS) has revealed itself an adequate way to achieve that aim, despite the different perspectives raised by a growing number of authors. The basic education national curriculum proposes the teaching of sciences in order to promote scientific literacy amongst the students. To attain this objective it is necessary to use appropriate educational resources in the classroom. It is also essential to establish relationships with other areas of the knowledge. The single teacher typology of the primary education should facilitate this purpose. The present study, aim at proposing and validating STS educational resources that can be used by teachers and students of the 4th schooling year. A bibliographical review that may be used by teachers for deepening the thematic subjects has been organised. A notebook with 11 activities each one including a teacher protocol and worksheets for the students is also provided. For the development of those didactic resources, the water as a landform agent was chosen as thematic subject. The knowledge of the external dynamics of the Earth as stage for interaction of several physical agents, where the water plays a primordial role, and of the relationship between man and the environment is essential for the correct use of natural resources without putting them in danger. Out of several possibilities, validation of the didactic materials suggested was made through a questionnaire to professors involved in primary education teacher training; to university lectures, primary education teachers with a master degree in the field of didactic of the sciences, and to primary education teachers with extended experience. Taking into account the results of the questionnaire, some alternatives are proposed, in order to improve the quality of the didactic resources developed.Universidade de Aveiro2011-12-19T15:20:20Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4646porGonçalves, Maria Isabel Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:32Zoai:ria.ua.pt:10773/4646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:33.200426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Hoje, a aquisição de capacidades de leitura, escrita e cálculo matemático não são suficientes para uma educação escolar que se pretende que promova, nos alunos, competências que lhes permitam uma participação informada na sociedade em constante mudança. Assim, é necessário que as escolas desenvolvam modelos e práticas no campo das ciências conducentes a tal. O movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem-se revelado uma via com futuro para alcançar esse fim apesar das diferentes perspectivas que têm surgido por um também crescente número de autores. O Currículo Nacional do Ensino Básico (2001) propõe o ensino das ciências no sentido da formação dos alunos com vista à literacia científica. Atingir esta meta passa, também, pelos recursos didácticos utilizados na sala de aula. Além disso, dado que o 1º Ciclo do Ensino Básico funciona em regime de monodocência, é de todo o interesse estabelecer relações com outras áreas do saber. O presente estudo teve como objectivo conceber e validar recursos didácticos CTS que possam ser utilizados por professores e alunos do 4º ano de escolaridade. Neste sentido, apresenta-se uma revisão bibliográfica que pode ser utilizada pelos professores para aprofundamento do tema e um caderno didáctico, constituído por 11 actividades que incluem o protocolo do professor e fichas de trabalho para os alunos. Para o desenvolvimento destes recursos, seleccionou-se o tema água como agente modelador do relevo, uma vez que o conhecimento da dinâmica da Terra, enquanto palco da interacção dos vários agentes físicos em que a água tem um papel primordial, e desta com o Homem é essencial para uma actuação informada, que permita aproveitar os recursos naturais sem, contudo, colocá-los em perigo. De entre as várias possibilidades conducentes à validação dos recursos didácticos propostos, optou-se pela validação, através de um questionário, por docentes do ensino superior ligados à formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, docentes cooperantes em prática pedagógica, professores do ensino básico com grau de mestre na área da didáctica das ciências e, ainda, professores com larga experiência de docência no 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base na análise do questionário, elaboraram-se algumas alternativas didácticas, de forma a melhorar a qualidade dos recursos didácticos desenvolvidos. |
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