CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Covelo, Sara Alexandra Capela
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1949
Resumo: Sendo um dos maiores consumidores de animação no mundo ocidental, múltiplos estudos apontam que as crianças são profundamente influenciadas pelos desenhos animados a que assistem. Por esta razão, a recorrência de representações estereotipadas em séries e filmes de animação pode afetar o público mais jovem de uma forma negativa. Este projeto teórico-prático pretende fazer uma análise de estereótipos presentes em desenhos animados infantojuvenis. O estudo incide em três tipos de estereótipos: de género, de etnia e de tipos de corpo. Uma vez que se trata de um dos maiores e mais conhecidos estúdios de animação do mundo ocidental, considerámos pertinente analisar os populares filmes da Disney de uma forma mais aprofundada; sendo o local onde este estudo se realiza, pretendemos também dar especial foco a séries de animação que tenham sido transmitidas em Portugal. Além de investigar algumas das representações estereotipadas mais recorrentes, procurámos expor casos em que estes estereótipos não se verificam, ou são subvertidos de alguma forma. A parte prática deste projeto consiste na produção de uma curta-metragem de animação, assim como uma compilação de banda desenhada. Esta animação – intitulada GOSMA! - foi desenvolvida por um grupo de cinco estudantes no âmbito do Mestrado de Ilustração e Animação. Como reflexo desta investigação teórica, procurámos criar um elenco diversificado para GOSMA!: dois meninos, duas meninas e uma personagem sem género atribuído (Dani). Quando apresentámos o projeto a três turmas dos 1º e 2º Ciclos de Escolaridade, os alunos (8-12 anos) reagiram a Dani de forma positiva – o que parece mostrar que as crianças são capazes de aceitar facilmente personagens que não se encaixam nos padrões do que é considerado estereotipicamente feminino ou masculino.
id RCAP_04e7fc89a647a810d6439907942ec935
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVASPersonagensgéneroalteridaderepresentaçãoestereótipoSendo um dos maiores consumidores de animação no mundo ocidental, múltiplos estudos apontam que as crianças são profundamente influenciadas pelos desenhos animados a que assistem. Por esta razão, a recorrência de representações estereotipadas em séries e filmes de animação pode afetar o público mais jovem de uma forma negativa. Este projeto teórico-prático pretende fazer uma análise de estereótipos presentes em desenhos animados infantojuvenis. O estudo incide em três tipos de estereótipos: de género, de etnia e de tipos de corpo. Uma vez que se trata de um dos maiores e mais conhecidos estúdios de animação do mundo ocidental, considerámos pertinente analisar os populares filmes da Disney de uma forma mais aprofundada; sendo o local onde este estudo se realiza, pretendemos também dar especial foco a séries de animação que tenham sido transmitidas em Portugal. Além de investigar algumas das representações estereotipadas mais recorrentes, procurámos expor casos em que estes estereótipos não se verificam, ou são subvertidos de alguma forma. A parte prática deste projeto consiste na produção de uma curta-metragem de animação, assim como uma compilação de banda desenhada. Esta animação – intitulada GOSMA! - foi desenvolvida por um grupo de cinco estudantes no âmbito do Mestrado de Ilustração e Animação. Como reflexo desta investigação teórica, procurámos criar um elenco diversificado para GOSMA!: dois meninos, duas meninas e uma personagem sem género atribuído (Dani). Quando apresentámos o projeto a três turmas dos 1º e 2º Ciclos de Escolaridade, os alunos (8-12 anos) reagiram a Dani de forma positiva – o que parece mostrar que as crianças são capazes de aceitar facilmente personagens que não se encaixam nos padrões do que é considerado estereotipicamente feminino ou masculino.2020-07-06T10:38:44Z2020-07-06T10:38:44Z2020-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1949oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1949porhttp://hdl.handle.net/11110/1949202497062Covelo, Sara Alexandra Capelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:16Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:14.294746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS
title CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS
spellingShingle CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS
Covelo, Sara Alexandra Capela
Personagens
género
alteridade
representação
estereótipo
title_short CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS
title_full CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS
title_fullStr CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS
title_full_unstemmed CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS
title_sort CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS
author Covelo, Sara Alexandra Capela
author_facet Covelo, Sara Alexandra Capela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Covelo, Sara Alexandra Capela
dc.subject.por.fl_str_mv Personagens
género
alteridade
representação
estereótipo
topic Personagens
género
alteridade
representação
estereótipo
description Sendo um dos maiores consumidores de animação no mundo ocidental, múltiplos estudos apontam que as crianças são profundamente influenciadas pelos desenhos animados a que assistem. Por esta razão, a recorrência de representações estereotipadas em séries e filmes de animação pode afetar o público mais jovem de uma forma negativa. Este projeto teórico-prático pretende fazer uma análise de estereótipos presentes em desenhos animados infantojuvenis. O estudo incide em três tipos de estereótipos: de género, de etnia e de tipos de corpo. Uma vez que se trata de um dos maiores e mais conhecidos estúdios de animação do mundo ocidental, considerámos pertinente analisar os populares filmes da Disney de uma forma mais aprofundada; sendo o local onde este estudo se realiza, pretendemos também dar especial foco a séries de animação que tenham sido transmitidas em Portugal. Além de investigar algumas das representações estereotipadas mais recorrentes, procurámos expor casos em que estes estereótipos não se verificam, ou são subvertidos de alguma forma. A parte prática deste projeto consiste na produção de uma curta-metragem de animação, assim como uma compilação de banda desenhada. Esta animação – intitulada GOSMA! - foi desenvolvida por um grupo de cinco estudantes no âmbito do Mestrado de Ilustração e Animação. Como reflexo desta investigação teórica, procurámos criar um elenco diversificado para GOSMA!: dois meninos, duas meninas e uma personagem sem género atribuído (Dani). Quando apresentámos o projeto a três turmas dos 1º e 2º Ciclos de Escolaridade, os alunos (8-12 anos) reagiram a Dani de forma positiva – o que parece mostrar que as crianças são capazes de aceitar facilmente personagens que não se encaixam nos padrões do que é considerado estereotipicamente feminino ou masculino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06T10:38:44Z
2020-07-06T10:38:44Z
2020-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1949
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1949
url http://hdl.handle.net/11110/1949
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1949
202497062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129892436049920