CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1949 |
Resumo: | Sendo um dos maiores consumidores de animação no mundo ocidental, múltiplos estudos apontam que as crianças são profundamente influenciadas pelos desenhos animados a que assistem. Por esta razão, a recorrência de representações estereotipadas em séries e filmes de animação pode afetar o público mais jovem de uma forma negativa. Este projeto teórico-prático pretende fazer uma análise de estereótipos presentes em desenhos animados infantojuvenis. O estudo incide em três tipos de estereótipos: de género, de etnia e de tipos de corpo. Uma vez que se trata de um dos maiores e mais conhecidos estúdios de animação do mundo ocidental, considerámos pertinente analisar os populares filmes da Disney de uma forma mais aprofundada; sendo o local onde este estudo se realiza, pretendemos também dar especial foco a séries de animação que tenham sido transmitidas em Portugal. Além de investigar algumas das representações estereotipadas mais recorrentes, procurámos expor casos em que estes estereótipos não se verificam, ou são subvertidos de alguma forma. A parte prática deste projeto consiste na produção de uma curta-metragem de animação, assim como uma compilação de banda desenhada. Esta animação – intitulada GOSMA! - foi desenvolvida por um grupo de cinco estudantes no âmbito do Mestrado de Ilustração e Animação. Como reflexo desta investigação teórica, procurámos criar um elenco diversificado para GOSMA!: dois meninos, duas meninas e uma personagem sem género atribuído (Dani). Quando apresentámos o projeto a três turmas dos 1º e 2º Ciclos de Escolaridade, os alunos (8-12 anos) reagiram a Dani de forma positiva – o que parece mostrar que as crianças são capazes de aceitar facilmente personagens que não se encaixam nos padrões do que é considerado estereotipicamente feminino ou masculino. |
id |
RCAP_04e7fc89a647a810d6439907942ec935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1949 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVASPersonagensgéneroalteridaderepresentaçãoestereótipoSendo um dos maiores consumidores de animação no mundo ocidental, múltiplos estudos apontam que as crianças são profundamente influenciadas pelos desenhos animados a que assistem. Por esta razão, a recorrência de representações estereotipadas em séries e filmes de animação pode afetar o público mais jovem de uma forma negativa. Este projeto teórico-prático pretende fazer uma análise de estereótipos presentes em desenhos animados infantojuvenis. O estudo incide em três tipos de estereótipos: de género, de etnia e de tipos de corpo. Uma vez que se trata de um dos maiores e mais conhecidos estúdios de animação do mundo ocidental, considerámos pertinente analisar os populares filmes da Disney de uma forma mais aprofundada; sendo o local onde este estudo se realiza, pretendemos também dar especial foco a séries de animação que tenham sido transmitidas em Portugal. Além de investigar algumas das representações estereotipadas mais recorrentes, procurámos expor casos em que estes estereótipos não se verificam, ou são subvertidos de alguma forma. A parte prática deste projeto consiste na produção de uma curta-metragem de animação, assim como uma compilação de banda desenhada. Esta animação – intitulada GOSMA! - foi desenvolvida por um grupo de cinco estudantes no âmbito do Mestrado de Ilustração e Animação. Como reflexo desta investigação teórica, procurámos criar um elenco diversificado para GOSMA!: dois meninos, duas meninas e uma personagem sem género atribuído (Dani). Quando apresentámos o projeto a três turmas dos 1º e 2º Ciclos de Escolaridade, os alunos (8-12 anos) reagiram a Dani de forma positiva – o que parece mostrar que as crianças são capazes de aceitar facilmente personagens que não se encaixam nos padrões do que é considerado estereotipicamente feminino ou masculino.2020-07-06T10:38:44Z2020-07-06T10:38:44Z2020-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1949oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1949porhttp://hdl.handle.net/11110/1949202497062Covelo, Sara Alexandra Capelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:16Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:14.294746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS |
title |
CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS |
spellingShingle |
CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS Covelo, Sara Alexandra Capela Personagens género alteridade representação estereótipo |
title_short |
CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS |
title_full |
CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS |
title_fullStr |
CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS |
title_sort |
CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DE PERSONAGENS EM ANIMAÇÃO INFANTOJUVENIL. REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS E SUAS POTENCIAIS ALTERNATIVAS |
author |
Covelo, Sara Alexandra Capela |
author_facet |
Covelo, Sara Alexandra Capela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Covelo, Sara Alexandra Capela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Personagens género alteridade representação estereótipo |
topic |
Personagens género alteridade representação estereótipo |
description |
Sendo um dos maiores consumidores de animação no mundo ocidental, múltiplos estudos apontam que as crianças são profundamente influenciadas pelos desenhos animados a que assistem. Por esta razão, a recorrência de representações estereotipadas em séries e filmes de animação pode afetar o público mais jovem de uma forma negativa. Este projeto teórico-prático pretende fazer uma análise de estereótipos presentes em desenhos animados infantojuvenis. O estudo incide em três tipos de estereótipos: de género, de etnia e de tipos de corpo. Uma vez que se trata de um dos maiores e mais conhecidos estúdios de animação do mundo ocidental, considerámos pertinente analisar os populares filmes da Disney de uma forma mais aprofundada; sendo o local onde este estudo se realiza, pretendemos também dar especial foco a séries de animação que tenham sido transmitidas em Portugal. Além de investigar algumas das representações estereotipadas mais recorrentes, procurámos expor casos em que estes estereótipos não se verificam, ou são subvertidos de alguma forma. A parte prática deste projeto consiste na produção de uma curta-metragem de animação, assim como uma compilação de banda desenhada. Esta animação – intitulada GOSMA! - foi desenvolvida por um grupo de cinco estudantes no âmbito do Mestrado de Ilustração e Animação. Como reflexo desta investigação teórica, procurámos criar um elenco diversificado para GOSMA!: dois meninos, duas meninas e uma personagem sem género atribuído (Dani). Quando apresentámos o projeto a três turmas dos 1º e 2º Ciclos de Escolaridade, os alunos (8-12 anos) reagiram a Dani de forma positiva – o que parece mostrar que as crianças são capazes de aceitar facilmente personagens que não se encaixam nos padrões do que é considerado estereotipicamente feminino ou masculino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-06T10:38:44Z 2020-07-06T10:38:44Z 2020-07-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1949 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1949 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1949 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1949 202497062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129892436049920 |