Net Zero Energy School – Reaching the community - Escola Secundária de Vergílio Ferreira condições ambientes no período de Inverno de 2011
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1002503 |
Resumo: | Ao abrigo do programa MIT-Portugal está em curso um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) denominado "Net Zero Energy School - Reaching the Community" (Ref.a MIT-Pt/SES-SUES/0037/2008), no qual participam o Instituto Superior Técnico (1ST), coordenador do projecto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS). O presente projecto centra-se no estudo do impacte das acções (activas e passivas) visando a melhoria das condições de conforto ambiente, de aprendizagem e de eficiência energética implementadas numa escola "tradicional" (segunda metade do século XX) e dos seus efeitos multiplicadores a nível de mudança de comportamentos no contexto residencial. As intervenções em curso em diversas salas de aulas da escola secundária Vergílío de Ferreira são acompanhadas por uma análise continuada dos resultados de cada acção. Numa primeira fase do projecto, realizaram-se diversos levantamentos pontuais, (abrangendo períodos de Inverno de 2009/2010 e a meia estação de 2010) de forma a analisar as condições ambientes antes da intervenção na escola. Na presente fase do projecto e após a intervenção na escola, procedeu-se a uma nova campanha no período de Inverno, que se realizou no período de 3 a 11 de Fevereiro de 2011. A campanha pretendeu avaliar o impacto resultante das obras de reabilitação da escola, quer nas condições ambientes das salas de aula, quer na satisfação dos alunos e estabelecer a comparação com a campanha de Inverno (2009/2010) acima referida, realizada antes da intervenção na escola. De forma a poder comparar as campanhas de medições, antes e depois da intervenção na escola, foi utilizada a mesma metodologia da primeira campanha de medições, e procurou-se escolher as mesmas turmas e os mesmos blocos estudados na primeira campanha. Os levantamentos foram, tal como nas campanhas antes da intervenção, orientados para a recolha de diversos parâmetros ambientes relevantes para a avaliação das condições de conforto térmico, e foram acompanhadas pelo preenchimento pelos alunos presentes de um questionário específico sobre este tema desenvolvido pelo LNEC. A avaliação das condições de conforto térmico foi complementada com uma avaliação ambiental mais vasta, orientada para aspectos de qualidade do ar interior. Nesse sentido, no interior de algumas salas de aula foram ainda medidas e registadas em contínuo as concentrações de dióxido de carbono (C02), a temperatura e a humidade relativa. No presente documento apresentam-se os resultados e a análise de todas as medições efectuadas e dos questionários recolhidos junto dos alunos inquiridos, de modo a avaliar as condições ambientes e as percepções dos alunos nas salas de aula seleccionadas. Estabelece-se também, a comparação dos resultados com a campanha anterior (Inverno de 2010) efectuada antes da intervenção na escola. |
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