Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as conceções da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Marta Marchã
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12059
Resumo: O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) emerge da observação e participação no contexto da PES em pré-escolar, na Escola Básica e Jardim de Infância do Bacelo e em 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Básica e Jardim de Infância dos Canaviais, ambas pertencentes ao Agrupamento nº 4 de Évora. O principal objetivo foi compreender que conhecimentos possuem as crianças sobre a funcionalidade da leitura e da escrita e sobre os seus suportes antes e após a entrada no ensino formal obrigatório. Para isso, importa contextualizar a ação com uma breve descrição e análise dos ambientes educativos e da conceção da ação educativa que norteou a prática. Este relatório encontra-se organizado em três itens basilares precedido por uma Introdução e finalizado por uma Conclusão reflexiva de todo o trabalho. A primeira parte refere-se ao quadro teórico que sustenta a investigação do tema - Conceções da leitura e da escrita - na prática. Segue-se a segunda parte que aborda a metodologia aplicada ao longo da PES no âmbito do educador/professor investigador, assim como na entrevista individual semiestruturada e os suportes de escrita que foram avaliados pela análise das respostas dadas ao serem apresentados diversos materiais. Por fim, um terceiro capítulo onde se interpretam dados relacionando-os com a ação pedagógica e quais as implicações deste estudo; ### Report of Teaching practice in Pre-school and Primary school: conceptions of reading and writing Abstract: This report of Supervised Teaching Practice (ESP) emerges from the observation and participation in the context of PES Preschool, in the Primary School and Kindergarten of Bacêlo as well as in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) at the Primary School and Kindergarten of Canaviais, both belonging to the 4th Grouping of Évora . The main objective was to understand what knowledge children have about the functionality of reading and writing and about their supporters before and after entering the required formal education. For this we need to contextualize the action with a brief description and analysis of educational environments and the design of educational activities that guided the practice. This report is organized into three basic items preceded by an Introduction and finished off by a reflective Completion of all work. The first part refers to the theoretical framework that underpins the research theme - conceptions of reading and writing - in practice. The following is the second part where the methodology applied along the PES in the context of the educator / researcher teacher is discussed, and the semi-structured individual interviews and written media that were evaluated by analysis of responses to the various materials are presented. Finally, there is a third chapter where the interpretation of all data is done and its relation to the pedagogical action is established and the implications of this study are derived.
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