O ensino do estudo do meio: conceções de professores do 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Filipa Lopes Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10959
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling O ensino do estudo do meio: conceções de professores do 1.º CEBEstudo do MeioDocentesConceções de ensinoIntegração curricular.1.º ciclo do ensino básicoEnvironmental studiesTeachers1st cycle of basic educationConceptions of educationCurricular integrationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO relatório final que se segue surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Nele será apresentada, em primeiro lugar, uma descrição sumária e uma reflexão sobre as duas práticas de ensino supervisionadas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e, em segundo lugar, será desenvolvido um estudo de caráter investigativo. O estudo, denominado O ensino do Estudo do Meio: conceções de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo analisar as conceções dos professores sobre a importância do Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico e quais as práticas pedagógicas que consideram facilitadoras da aprendizagem dos alunos, na perspetiva do desenvolvimento de competências. Deste modo definiram-se os seguintes objetivos gerais: i) conhecer a opinião dos professores sobre a importância do ensino do Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico; e ii) identificar as estratégias que os professores consideram eficazes e facilitadoras da aprendizagem no ensino do Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No estudo participaram 8 docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A natureza do estudo foi unicamente qualitativa, sendo a recolha da informação realizada através de entrevistas semiestruturadas, e o tratamento e análise dos dados concretizado com recurso a esquemas-conceptuais a partir das categorias definidas à posteriori. Os resultados obtidos permitem-nos, por um lado, concluir que a grande maioria dos professores entrevistados depositam muita importância no ensino do Estudo do Meio, da mesma forma que, pela perspetiva dos professores, podemos concluir que é a área de eleição para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, ainda podemos acrescentar que a partir do Estudo do Meio há uma grande referência, por parte dos professores, à importância de valorizar uma gestão integrada do currículo.ABSTRACT The final report that follows appears within the subject of Supervised Teaching Practice II course, that is part of the Master in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Teaching Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, ministered by the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon. In the first place, it will be presented a brief description and a reflection on the two teaching practices supervised that occurred in the two internships made in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. Secondly, it will be presented a research study. The study entitled The teaching of the study of the environment: conceptions of teachers of the 1st Cycle of Basic Education aims to analyze the teachers’ conceptions about the importance of the study of the Environmental Studies in the 1st CBE and which practices they consider to be facilitators of student learning. In this way, the following general objectives were defined: i) to know the teachers' opinion about the importance of teaching Environmental Studies in the 1st Cycle of Basic Education; and (ii) identify the strategies that teachers consider to be effective and facilitating learning in the teaching of Environmental Studies in the 1st Cycle of Basic Education. Eight teachers from the 1st Cycle of Basic Education participated in this study. The nature of the study was uniquely qualitative, with the collection of information through semi-structured interviews, and the analysis of the data using conceptual schemas from the categories defined after the interviews. The results obtained allow us, on the one hand, to conclude that the great majority of the teachers interviewed gave a lot of importance to the teaching of Environmental Studies. In the same way that, from the perspective of the teachers, we could also conclude that this is the area of choice for the students of the 1st Cycle of Basic Education. On the other hand, we can still add that the area of Environmental Studies allows the teachers to value and provide an integrated management of the curriculum.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaDias, AlfredoRCIPLSerafim, Filipa Lopes Reis2020-01-09T09:34:28Z2019-07-192019-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10959TID:202329607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:18.510794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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