Conceções das crianças sobre a importância das aves e dos mamíferos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marisa D B
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2188
Resumo: O presente relatório foi elaborado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada. Contempla um enquadramento institucional (organização e administração escolar), a caracterização socioeconómica e psicopedagógica, das crianças envolvidas, e uma descrição reflexiva do percurso experienciado ao longo do estágio na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A Pratica do Ensino Supervisionada consiste em dois estágios, um em contexto de jardim de infância e outro na realidade educacional do 1º ciclo do Ensino Básico, em que são operacionalizados, no processo de ensino-aprendizagem, os conteúdos teórico-práticos apreendidos não só ao longo deste Mestrado mas também ao longo da Licenciatura de Educação Básica. Enquadrado na área das ciências desenvolvemos um estudo de caso sobre as conceções de crianças, com idades compreendidas entre os 5 e 12 anos, sobre as relações bióticas das aves e mamíferos na biosfera. Foram analisadas as respostas das crianças às questões: “Qual a importância das aves no nosso planeta?” e “Qual a importância dos mamíferos no nosso planeta?”. A amostra foi constituída 470 crianças, a frequentar a educação pré-escolar e o 1º, 2º, 3º e 4º ano de escolaridade, em instituições da cidade da Guarda. Neste estudo preliminar os resultados mostraram que a maioria das crianças da Educação Pré-Escolar e 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico conseguiu responder às questões colocadas e que o que prevalece são as conceções egocêntricas das mesmas. Relativamente ao 2º, 3º e 4º ano de escolaridade prevalecem as conceções antropocêntricas.
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