As diferenças individuais enquanto variáveis moderadoras da relação objectivos/desempenho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2681 |
Resumo: | A teoria da definição de objectivos tem vindo a ser fundamentalmente analisada numa perspectiva supra-individual, considerando semelhantes os efeitos produzidos sobre todos os indivíduos pela existência de um objectivo a alcançar na execução de uma determinada tarefa. Os resultados obtidos na investigação parecem, no entanto, demonstrar que as variáveis individuais exercem efeitos moderadores significativos na relação objectivos/desempenho. No presente artigo, procedeu- -se a uma análise do tema, tendo sido concluído que, de modo a esclarecer a importância das diferenças individuais no processo de definição de objectivos, será conveniente elaborar modelos teóricos explicativos dos efeitos moderadores das diferenças individuais naquele processo, articulá-los com as teorias de personalidade existentes e testá-los empiricamente. |
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As diferenças individuais enquanto variáveis moderadoras da relação objectivos/desempenhoA teoria da definição de objectivos tem vindo a ser fundamentalmente analisada numa perspectiva supra-individual, considerando semelhantes os efeitos produzidos sobre todos os indivíduos pela existência de um objectivo a alcançar na execução de uma determinada tarefa. Os resultados obtidos na investigação parecem, no entanto, demonstrar que as variáveis individuais exercem efeitos moderadores significativos na relação objectivos/desempenho. No presente artigo, procedeu- -se a uma análise do tema, tendo sido concluído que, de modo a esclarecer a importância das diferenças individuais no processo de definição de objectivos, será conveniente elaborar modelos teóricos explicativos dos efeitos moderadores das diferenças individuais naquele processo, articulá-los com as teorias de personalidade existentes e testá-los empiricamente.ABSTRACT: The goal setting theory has been fundamentaly analysed under a supra-individual perspective, as it has been considered similar the effects produced over individuais pursuing an objective in a specific task. Research data obtained seemed, nevertheless, to show that the individual differences have significant moderator effects in the goal setting process. In this article, a revision of published literature about this issue takes place. It is concluded that one way of clarifying the importance of individual differences in the goal setting process is the construction of explanatory theoretical models, its integration with the present theories of personality, and its empirical testing.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACunha, Miguel Pina e2014-03-11T20:00:15Z1991-01-01T00:00:00Z1991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2681porAnálise Psicológica, 9, 99-1070870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:36Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:38.489134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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