Influência de factores internos e externos no (in)sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/233 |
Resumo: | Dissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2007 |
id |
RCAP_051f8739c324a43f1336e717ca45a654 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/233 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência de factores internos e externos no (in)sucesso escolarTesesPsicologia da saúdeSucesso escolarMotivaçãoDissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2007É universalmente aceite que a saúde é o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. O desempenho escolar dos jovens é um dos pilares que condiciona este estado de bem-estar. O presente estudo pretende contribuir para a compreensão da influência de factores internos ao indivíduo (optimismo, satisfação com a vida e expectativas de eficácia) e de factores a ele externos (suporte social), bem como de questões motivacionais e hábitos de estudo, no (in) sucesso escolar. Trata-se de um estudo de natureza exploratória que utilizou como instrumentos a Escala de Optimismo, a Escala de Auto-eficácia Percebida Especifica de Situações Académicas, a Escala de Satisfação com o Suporte Social, a Escala de Satisfação com a Vida, a Escala de Motivação Intrínseca versus Motivação Extrínseca, o Inventário de Hábitos de Estudo e um questionário de natureza socio-demográfica. Os resultados obtidos permitiram identificar um factor interno, a auto-eficácia, como relevante para o desempenho escolar, não se encontrando relação igualmente significativa para o factor externo. Obtiveram-se, ainda, resultados que indicam uma influência da motivação e dos hábitos de estudo no (in) sucesso escolar. Por outro lado, verificaram-se, também, indicações em termos da influência de factores de natureza psicológica e comportamental no sucesso escolar, e entre estes dois tipos de factores, bem como de influências de algumas variáveis de natureza socio-demográfica nos factores psicológicos e comportamentais. Estes dados reforçam a ideia do (in) sucesso escolar como plurideterminado e com ampla abrangência na vida dos indivíduos.Jesus, Saul Neves deSapientiaSilva, Ana Emília Pinto Martins da2011-09-07T16:04:12Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/233por159.98 SIL*Inf Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:10:58Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:37.542386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência de factores internos e externos no (in)sucesso escolar |
title |
Influência de factores internos e externos no (in)sucesso escolar |
spellingShingle |
Influência de factores internos e externos no (in)sucesso escolar Silva, Ana Emília Pinto Martins da Teses Psicologia da saúde Sucesso escolar Motivação |
title_short |
Influência de factores internos e externos no (in)sucesso escolar |
title_full |
Influência de factores internos e externos no (in)sucesso escolar |
title_fullStr |
Influência de factores internos e externos no (in)sucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Influência de factores internos e externos no (in)sucesso escolar |
title_sort |
Influência de factores internos e externos no (in)sucesso escolar |
author |
Silva, Ana Emília Pinto Martins da |
author_facet |
Silva, Ana Emília Pinto Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jesus, Saul Neves de Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Emília Pinto Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Psicologia da saúde Sucesso escolar Motivação |
topic |
Teses Psicologia da saúde Sucesso escolar Motivação |
description |
Dissertação de mest., Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2007 |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2011-09-07T16:04:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/233 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
159.98 SIL*Inf Cave |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133146528088064 |