Causas de (in)sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Suzanne Carvalho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/719
Resumo: O insucesso escolar é um flagelo que assola as nossas escolas. Vários autores apontam inúmeras razões para este fenómeno, tentando encontrar soluções e estratégias para combater esta tendência que encontramos no quotidiano das nossas escolas. Este trabalho incidiu sobre uma amostra de 25 alunos de uma escola do centro da cidade de Vila Real. Estes frequentavam o 8º ano de escolaridade, sendo 13 dos quais do género feminino e 12 do masculino. O inquérito apresentado continha questões sobre temas do domínio social, económico e motivacional. Depois de organizados os resultados, foram analisados os 5 motivos com resposta mais relevante. Concluímos que a organização e articulação do horário escolar, a motivação dos alunos para aprender, a responsabilização e percepção dos pais do aluno da importância dos estudos do filho, ajuda por parte da escola na preparação para os exames e o acompanhamento por parte dos professores seriam os factores mais importantes para o sucesso escolar por parte dos inquiridos.
id RCAP_d8453c48f8d8051394fa4091be1f10e8
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Causas de (in)sucesso escolar(In)Sucesso EscolarCausas Socioeconómicas,MotivaçãoSchool (un)success,O insucesso escolar é um flagelo que assola as nossas escolas. Vários autores apontam inúmeras razões para este fenómeno, tentando encontrar soluções e estratégias para combater esta tendência que encontramos no quotidiano das nossas escolas. Este trabalho incidiu sobre uma amostra de 25 alunos de uma escola do centro da cidade de Vila Real. Estes frequentavam o 8º ano de escolaridade, sendo 13 dos quais do género feminino e 12 do masculino. O inquérito apresentado continha questões sobre temas do domínio social, económico e motivacional. Depois de organizados os resultados, foram analisados os 5 motivos com resposta mais relevante. Concluímos que a organização e articulação do horário escolar, a motivação dos alunos para aprender, a responsabilização e percepção dos pais do aluno da importância dos estudos do filho, ajuda por parte da escola na preparação para os exames e o acompanhamento por parte dos professores seriam os factores mais importantes para o sucesso escolar por parte dos inquiridos.The school failure is a scourge that plagues our schools. Several authors suggest several reasons for this, trying to find solutions and strategies to combat this tendency we find in everyday schools. This study focused on a sample of 25 students from a school in the center of Vila Real. Those attending the 8th grade, 13 of whom are female and 12 male. The survey contained questions on topics presented in the social, economic and motivational domain. After the organization of the results, the five most relevant responses were analyzed. We conclude that the organization and coordination of school hours, students' motivation for learning, accountability and insight into the student's parents in the importance of education of the child, help from the school in preparing for exams and monitoring by teachers would be the most important factors for success in school by respondents.2011-10-17T11:13:31Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/719porBarroso, Suzanne Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:33.373308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Causas de (in)sucesso escolar
title Causas de (in)sucesso escolar
spellingShingle Causas de (in)sucesso escolar
Barroso, Suzanne Carvalho
(In)Sucesso Escolar
Causas Socioeconómicas,
Motivação
School (un)success,
title_short Causas de (in)sucesso escolar
title_full Causas de (in)sucesso escolar
title_fullStr Causas de (in)sucesso escolar
title_full_unstemmed Causas de (in)sucesso escolar
title_sort Causas de (in)sucesso escolar
author Barroso, Suzanne Carvalho
author_facet Barroso, Suzanne Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Suzanne Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv (In)Sucesso Escolar
Causas Socioeconómicas,
Motivação
School (un)success,
topic (In)Sucesso Escolar
Causas Socioeconómicas,
Motivação
School (un)success,
description O insucesso escolar é um flagelo que assola as nossas escolas. Vários autores apontam inúmeras razões para este fenómeno, tentando encontrar soluções e estratégias para combater esta tendência que encontramos no quotidiano das nossas escolas. Este trabalho incidiu sobre uma amostra de 25 alunos de uma escola do centro da cidade de Vila Real. Estes frequentavam o 8º ano de escolaridade, sendo 13 dos quais do género feminino e 12 do masculino. O inquérito apresentado continha questões sobre temas do domínio social, económico e motivacional. Depois de organizados os resultados, foram analisados os 5 motivos com resposta mais relevante. Concluímos que a organização e articulação do horário escolar, a motivação dos alunos para aprender, a responsabilização e percepção dos pais do aluno da importância dos estudos do filho, ajuda por parte da escola na preparação para os exames e o acompanhamento por parte dos professores seriam os factores mais importantes para o sucesso escolar por parte dos inquiridos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-10-17T11:13:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/719
url http://hdl.handle.net/10348/719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137131674730496