Causas de (in)sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/719 |
Resumo: | O insucesso escolar é um flagelo que assola as nossas escolas. Vários autores apontam inúmeras razões para este fenómeno, tentando encontrar soluções e estratégias para combater esta tendência que encontramos no quotidiano das nossas escolas. Este trabalho incidiu sobre uma amostra de 25 alunos de uma escola do centro da cidade de Vila Real. Estes frequentavam o 8º ano de escolaridade, sendo 13 dos quais do género feminino e 12 do masculino. O inquérito apresentado continha questões sobre temas do domínio social, económico e motivacional. Depois de organizados os resultados, foram analisados os 5 motivos com resposta mais relevante. Concluímos que a organização e articulação do horário escolar, a motivação dos alunos para aprender, a responsabilização e percepção dos pais do aluno da importância dos estudos do filho, ajuda por parte da escola na preparação para os exames e o acompanhamento por parte dos professores seriam os factores mais importantes para o sucesso escolar por parte dos inquiridos. |
id |
RCAP_d8453c48f8d8051394fa4091be1f10e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/719 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Causas de (in)sucesso escolar(In)Sucesso EscolarCausas Socioeconómicas,MotivaçãoSchool (un)success,O insucesso escolar é um flagelo que assola as nossas escolas. Vários autores apontam inúmeras razões para este fenómeno, tentando encontrar soluções e estratégias para combater esta tendência que encontramos no quotidiano das nossas escolas. Este trabalho incidiu sobre uma amostra de 25 alunos de uma escola do centro da cidade de Vila Real. Estes frequentavam o 8º ano de escolaridade, sendo 13 dos quais do género feminino e 12 do masculino. O inquérito apresentado continha questões sobre temas do domínio social, económico e motivacional. Depois de organizados os resultados, foram analisados os 5 motivos com resposta mais relevante. Concluímos que a organização e articulação do horário escolar, a motivação dos alunos para aprender, a responsabilização e percepção dos pais do aluno da importância dos estudos do filho, ajuda por parte da escola na preparação para os exames e o acompanhamento por parte dos professores seriam os factores mais importantes para o sucesso escolar por parte dos inquiridos.The school failure is a scourge that plagues our schools. Several authors suggest several reasons for this, trying to find solutions and strategies to combat this tendency we find in everyday schools. This study focused on a sample of 25 students from a school in the center of Vila Real. Those attending the 8th grade, 13 of whom are female and 12 male. The survey contained questions on topics presented in the social, economic and motivational domain. After the organization of the results, the five most relevant responses were analyzed. We conclude that the organization and coordination of school hours, students' motivation for learning, accountability and insight into the student's parents in the importance of education of the child, help from the school in preparing for exams and monitoring by teachers would be the most important factors for success in school by respondents.2011-10-17T11:13:31Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/719porBarroso, Suzanne Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:33.373308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Causas de (in)sucesso escolar |
title |
Causas de (in)sucesso escolar |
spellingShingle |
Causas de (in)sucesso escolar Barroso, Suzanne Carvalho (In)Sucesso Escolar Causas Socioeconómicas, Motivação School (un)success, |
title_short |
Causas de (in)sucesso escolar |
title_full |
Causas de (in)sucesso escolar |
title_fullStr |
Causas de (in)sucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Causas de (in)sucesso escolar |
title_sort |
Causas de (in)sucesso escolar |
author |
Barroso, Suzanne Carvalho |
author_facet |
Barroso, Suzanne Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Suzanne Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
(In)Sucesso Escolar Causas Socioeconómicas, Motivação School (un)success, |
topic |
(In)Sucesso Escolar Causas Socioeconómicas, Motivação School (un)success, |
description |
O insucesso escolar é um flagelo que assola as nossas escolas. Vários autores apontam inúmeras razões para este fenómeno, tentando encontrar soluções e estratégias para combater esta tendência que encontramos no quotidiano das nossas escolas. Este trabalho incidiu sobre uma amostra de 25 alunos de uma escola do centro da cidade de Vila Real. Estes frequentavam o 8º ano de escolaridade, sendo 13 dos quais do género feminino e 12 do masculino. O inquérito apresentado continha questões sobre temas do domínio social, económico e motivacional. Depois de organizados os resultados, foram analisados os 5 motivos com resposta mais relevante. Concluímos que a organização e articulação do horário escolar, a motivação dos alunos para aprender, a responsabilização e percepção dos pais do aluno da importância dos estudos do filho, ajuda por parte da escola na preparação para os exames e o acompanhamento por parte dos professores seriam os factores mais importantes para o sucesso escolar por parte dos inquiridos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-10-17T11:13:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/719 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137131674730496 |